●• A Lei do Amor •●

Por outubro 03, 2016
 
A Lei do Amor foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 21 horas. Escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari com a colaboração de Álvaro Ramos, Juliano Righetto, Letícia Mey, Marta Nehring, Paola Prestes e Rodrigo Amaral. Teve direção de Natália Grimberg e Denise Saraceni. Estrelando Isabelle Drummond, Chay Suede, Thiago Martins, Maurício Destri, Sophia Abrahão, Hugo Bonemer, Denise Fraga, Daniel Ribeiro, Gabriela Duarte, Tarcísio Meira, Vera Holtz, Regina Duarte, Cláudia Abreu, Reynaldo Gianecchini, Isabella Santoni, Humberto Carrão, José Mayer, Cláudia Raia, Camila Morgado, Thiago Lacerda, Ricardo Tozzi, Danilo Granghéia, Grazi Massafera e Otávio Augusto nos papéis principais.  Exibida de 03 de outubro de 2016 a 31 de março de 2017, em 155 capítulos, substituindo Velho Chico.

●• SINOPSE •●

São Dimas, localizada na região metropolitana de São Paulo, é um retrato típico de uma cidade de médio porte, que possui como principal fonte de renda uma fábrica de tecelagem chefiada pelo empresário Fausto e sua esposa Magnólia, conhecida por muitos simplesmente como Mág, a quem a população da cidade possui verdadeira veneração. O que a maioria das pessoas de São Dimas não sabe é que Mág, por trás do verniz de falsa ternura que todos costumam ver, esconde sua verdadeira natureza: arrogante, autoritária, sempre com sede de poder e sem nenhum escrúpulo, usando de vários artifícios para conseguir o que quer sem se importar com quem está a sua volta, tentando usar como justificativa que tudo o que faz é para manter sua família unida. Fausto é casado com Mág há anos e possui três filhos, sendo um deles Pedro. Mág é a segunda esposa a se casar com Fausto, e Pedro não é filho de Mág, sendo apenas seu enteado; portanto Mág é a madrasta dele. Apenas Hércules e Vitória são filhos de Mág. Paralelo a isso, Helô é uma moça de origem pobre e trabalhadora, com uma mãe doente de leucemia já em estágio terminal, Cândida, e um pai desempregado e alcoólatra, Jorge. Seu pai, num ato de desespero, assalta a fábrica de tecelagem de Fausto, que termina por ser denunciado e preso; na prisão, ocorre uma rebelião e o mesmo é morto. Tempos depois, sua mãe também morre da doença que sofria por falta de um tratamento adequado.

Esses acontecimentos deixam Helô muito amargurada, o que a faz querer por Fausto atrás das grades. Porém, o que ela não imaginava é que pudesse se apaixonar por Pedro, filho de Fausto. Os dois começariam a namorar e viveriam apaixonados, sempre andando por muitos locais da cidade, que também possuía muitos atrativos naturais. Mas ambos, Pedro e Helô, nunca poderiam imaginar que uma armação de Mág os separariam, pois ela vê em Helô a possível ruína da família, alegando que a mesma está usando Pedro para se vingar. Portanto, arma um plano com Fausto, que de cara hesita, entretanto cede a chantagens de Mág posteriormente e põe o plano em prática. Eles contratam Suzana para dopar Pedro sem que ele perceba, coloca-o na cama e se deita do lado dele, de modo que Helô flagrasse os dois na cama e pensasse que ali ocorrera algo, coisa que nunca existiu de fato. A partir desse mal entendido, os dois terminam. Fausto cresceu como empresário às custas de muitas falcatruas cometidas por ele e Mág, e através de alianças com líderes políticos e religiosos locais, entre eles o senador Venturini. Ciro, genro de Fausto, sempre apoiou tudo que sua família fazia para se manter no poder, mas Pedro não. Ciro se casa com Vitória, irmã de Pedro, apenas por pura ambição, sem amor algum ou consideração pelos sentimentos da mesma. A partir disto, Pedro e Fausto se desentendem, e, também triste com a rompimento entre ele e Helô, resolve sair de casa e viajar para Londres, onde cursará nível superior em arquitetura. No entanto, Fausto sempre sentiu um grande carinho por Pedro e se decepciona com sua falta de apoio. Helô, por sua vez, se casa com Tião, um jovem que recentemente se tornara empresário da construção civil da cidade.

Vinte anos se passam. São Dimas vira uma cidade totalmente dominada pela politicagem, onde o progresso parece valer mais que o bem-estar dos cidadãos: empreendimentos industriais que lançam poluentes nos rios, crescimento vertical por conta da alta especulação imobiliária e cada vez mais igrejas evangélicas se instalam na mesma. Fausto está vivendo uma crise conjugal em seu casamento e vira um homem amargurado com os rumos que sua vida tomou durante todo esse tempo, e decide largar tudo para o alto para viver uma vida tranquila com Suzana, com quem que atualmente mantém um caso. Mas isto não será nada fácil! A família de Fausto não vê a administração do atual prefeito da cidade, Augusto com bons olhos, pois existe aí uma inimizade política com direito a calúnias contra o atual administrador da cidade, e lança a candidatura de Fausto à prefeitura, através de alianças políticas muito escusas. Suzana descobre toda a verdade sobre sua campanha e decide mostrar a Fausto na festa de seu aniversário, e ambos decidem largar a cidade de São Dimas para contarem tudo ao Ministério Público e viverem juntos. Antes, Fausto conta a Pedro toda a verdade sobre a armação que ele e Mág fizeram para separá-lo de Helô. Porém, Mág descobre tudo e diz mais uma vez que será capaz de qualquer coisa para manter sua família unida. Fausto e Suzana, na hora em que decidem viajar, sofrem um atentado, que termina por matar Suzana. Os responsáveis pelo atentado roubam os documentos originais e deixam Fausto em grave estado de saúde. Os principais acusados desse acontecimento serão Mág e Augusto.

Helô se torna empresária de sucesso e tem dois filhos com Tião, entre eles a recém-curada de leucemia Letícia. Mas a chegada de Pedro nos tempos atuais mexe com o coração de Helô mais uma vez, e ambos decidem reviver a antiga história depois de saberem toda a verdade. Um fato que contribui para isto é o casamento de Helô e Tião estar em crise, pois Tião trai Helô em muitas de suas viagens de negócios. O mesmo também esconde de todos seu rancor por Mág, mulher que já amou em sua juventude, e que, além de ter mandado derrubar o barraco que ele e seu pai construíram quando ainda eram pobres, acabando por matar o mesmo de desgosto, ainda o mutilou, deixando uma cicatriz no peito que persiste até os dias atuais. Todos estes acontecimentos fazem de Tião um homem duro, que irá planejar a qualquer custo, "se utilizando de meios lícitos e ilícitos" como o mesmo diz, para levar Mág à ruína. Ao longo da novela, Tião se revela um verdadeiro mau-caráter de natureza psicopática, capaz de atrocidades e atitudes suspeitas para conseguir o que quer, sem se importar com quem está a sua volta.

Ciro se cansa de seu casamento e começa a maltratar a esposa, Vitória, fazendo com a mesma perca dois filhos dentro do casamento. Por conta da falta de carinho da mãe e do marido, Vitória se torna uma mulher muito sensível, insegura, imatura e dependente do carinho dos outros, chegando muitas vezes a enlouquecer. Grávida do terceiro bebê, e depois de muito sofrimento, deixa o lar familiar e o marido pra viver com Augusto, que é também seu antigo amor do passado, a quem nunca esqueceu. Tempos depois, contratada por Mág, a mulher de Augusto, Beth, que morava no exterior por conta de crises conjugais no casamento, chega a São Dimas para separar Augusto e Vitória, porém Beth acaba se apaixonando por Ciro, desiste do plano e ambos vivem uma curta história de amor. O que Beth não sabia era que Mág e Ciro mantinham um caso de muitos anos antes de ela chegar à cidade, enganando toda a família Leitão e vivendo às custas do patrimônio de Fausto e às falcatruas de ambos dentro da tecelagem. Vitória descobre o romance entre Ciro e Beth e conta tudo a sua mãe controladora Mág, que passa a chantagear Beth para que a mesma saia da cidade e não volte mais a se encontrar com Ciro. Ela hesita no começo, mas posteriormente aceita. Todavia, numa das ligações de Ciro, Beth volta para vê-lo e descobre sobre o caso dele e Mág, e ameaça "jogar tudo no ventilador", conseguindo provas contundentes para tal finalidade. Mág acaba por tramar uma armadilha para Beth, obrigando a mesma a se livrar das provas e terminando por matá-la. Pedro e Ana Luíza são os únicos que sabem não só do caso entre Ciro e Mág além de Beth, como também de boa parte das falcatruas cometida pela matriarca da família Leitão e tentam espionar as atividades da mesma constantemente.

Hércules, irmão de Pedro e Vitória, por sua vez, se casa com a ex-garota-de-programa Luciane, e passa a usufruir de uma vida luxuosa, tentando entrar para a política de São Dimas através de alianças políticas com o senador Venturini, contando com a ajuda de sua esposa, o que rende situações cômicas. Luciane tem um jeito todo espontâneo e até espevitado de ser, e assim como Pedro, é contra os mandos e desmandos de Mág na família Leitão e na cidade de São Dimas. Boas e engraçacas histórias acontecem na pensão de Zuza, mulher bondosa e amiga de Pedro e sua família, com as visões da vidente e esotérica Mileide Chaves seus parentes e suas paixões, e o posto de gasolina de Salete, uma frentista divertida e bem-humorada, mãe de duas filhas, que receberá a visita dos motoqueiros responsáveis pelo atentado contra Fausto e Suzana em seu posto e ficará com medo de revelar a polícia o que sabe para que sua família não sofra represálias.


●• ELENCO •●
  • Acauã Sol - Misael de Oliveira (jovem)
  • Alice Wegmann - Isabela Dias/Marina Ramos de Almeida
  • Aline Guimarães - Cleusa
  • Aline Guioli - Taíse
  • Amanda Mirasci - Vanessa Alexandra da Silva Matos
  • Ana Carolina Godoy - Magnólia Costa (jovem)
  • Ana Pérola - Sheila
  • André Luiz Frambach - Juninho (Misael de Oliveira Júnior)
  • Anna Rita Cerqueira - Sofia
  • Arianne Botelho - Aline de Oliveira
  • Arlindo Lopes - Sansão
  • Armando Babaioff - Dr. Bruno Pessoa
  • Bayron Alencar - Dimas
  • Bella Piero - Xanaia
  • Beth Lamas - Cássia
  • Bia Montez - Leila de Oliveira
  • Bianca Müller - Analú (Ana Luiza Costa Leitão)
  • Bianca Salgueiro - Carmem da Silva Leitão
  • Breno de Filippo - Denílson
  • Bruna Hamú - Camila Costa Leitão
  • Bruna Moleiro - Yara Garcia (jovem)
  • Camila Morgado - Vitória Costa Leitão Noronha
  • Carla Cristina Cardoso - Celi
  • Carmen Frenzel - Santa de Jesus
  • Carolina Lopéz - Keila
  • César Mello - Padre Paulo
  • Chay Suede - Pedro Guedes Leitão (jovem)
  • Cláudia Abreu - Helô (Heloísa Martins Bezerra)
  • Cláudia Dourado - Jacira
  • Dan Ferreira - Zelito
  • Daniel Rocha - Gustavo Ribeiro
  • Danilo Granghéia - Hércules Costa Leitão
  • Dig Dutra - Drª Tereza
  • Elaine Baracho - Val
  • Emanuelle Araújo - Yara Garcia
  • Eriberto Leão - Leonardo Massolo Spanzetti
  • Érico Brás - Jader Azevedo
  • Ester Jablonski - Carolina Jardino
  • Fernanda Nobre - Gabi
  • Gabriel Chadan - Robinson Chaves da Rocha
  • Gabriela Duarte - Suzana Rivera (jovem)
  • Gil Coelho - Wesley
  • Gláucio Gomes - Amaro
  • Glicério Rosário - Carlão
  • Grazi Massafera - Luciane Leitão
  • Gustavo Merighi - Rodney
  • Heloísa Jorge - Laura Corrêia da Silva
  • Hugo Bonemer - Augusto Tavares (jovem)
  • Hugo Resende - Fininho (Joílson da Silva)
  • Humberto Carrão - Tiago Leitão
  • Isabella Santoni - Letícia Martins Bezerra
  • Isabelle Drummond - Helô (Heloísa Martins - jovem)
  • Isadora Ferrite - Drª. Cláudia
  • Ivy Souza - Rita
  • Jana Figarella - Rose
  • João Campos - Élio Bataglia
  • João Vítor Silva - Hércules Costa Leitão (jovem)
  • Jorge Lucas - Miro (Ramiro dos Santos)
  • José Karini - Giba
  • Júlia Guerra - Maria
  • Leonardo Netto - Dr. Lago
  • Luca Pougy - Felipe
  • Luciano Quirino - Armando
  • Marcella Rica - Jéssica Meloni
  • Marcelo Várzea - Delegado Celso
  • Marco Marcondes - Vadir (Haroldo Clemente)
  • Maria Flor - Flávia Meloni
  • Matheus Fagundes - Edu (Eduardo Martins Bezerra)
  • Maurício Destri - Ciro Noronha (jovem)
  • Maurício Machado - Deputado Arlindo Nacib
  • Mila Moreira - Gigi (Giselda Moretto Ferrari)
  • Mônica Torres - Lia Maciel
  • Otávio Augusto - Senador César Venturini
  • Patrícia Selonk - Marli
  • Paulo Carvalho - Conrado
  • Paulo Lessa - Marcão (Marcos dos Santos)
  • Pierre Baitelli - Antônio Ferrari
  • Priscila Camargo - Suely Ribeiro
  • Rafael Lozano - David Goldstein
  • Rafael Primot - Paschoal Ferreto
  • Rafael Sieg - Abel
  • Raphael Ghanem - Gledson Chaves da Rocha
  • Regiane Alves - Beth (Elisabeth Alves Tavares)
  • Regina Duarte - Suzana Rivera
  • Reynaldo Gianecchini - Pedro Guedes Leitão
  • Ricardo Tozzi - Augusto Tavares
  • Ricca Barros - Claudionor
  • Simone Mazzer - Zélia
  • Sophia Abrahão - Vitória Costa Leitão (jovem)
  • Susana Ribeiro - Cidália
  • Sylbeth Soriano - Dona Pupa Venturini
  • Tato Gabus Mendes - Olavo Maciel
  • Thaís Teodosi - Cris
  • Thiago Lacerda - Ciro Noronha
  • Thiago Martins - Tião (Sebastião Bezerra - jovem)
  • Titina Medeiros - Ruty Raquel Rocha
  • Tuca Andrada - Misael de Oliveira

●• AS CRIANÇAS •●
  • Arthur Barros - Tiago Leitão (criança)
  • Maria Clara Mourão - Stelinha (Stela Correia Leitão)
  • Marjorie Bernardes - Ritinha (Rita Oliveira) 
  • Théo Medon - Élio Bataglia (criança)

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Ana Rosa - Zuza (Zuleika Pessoa)
  • Daniel Ribeiro - Jorge Martins
  • Denise Fraga - Cândida Martins
  • Heloísa Périssé - Mileide Chaves
  • Iléa Ferraz - Dona Kênya Corrêia da Silva
  • Marcius Melhem - Absalom
  • Regina Braga - Sílvia Noronha 
  • Tony Ramos - Senador Roberval Mendes

●• ATOR CONVIDADO •●
  • Tarcísio Meira - Fausto Leitão

●• ATRIZ CONVIDADA •●
  • Cláudia Raia - Salete Meloni

  • José Mayer como Tião Bezerra (Sebastião Bezerra) 
  • Vera Holtz como Mág (Magnólia Costa Leitão)

●• GALERIA DE PERSONAGENS •●
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4