●• SINOPSE •●
Nael conta o que presenciou e o que soube da família de Halim e Zana. Ele sabe que um dos gêmeos, filhos do casal, é seu pai, só não sabe qual. No Porto de Manaus, o libanês Galib recebe libaneses, sírios e judeus marroquinos no restaurante Biblos, montado no térreo de seu sobrado. Viúvo, vive ali com a filha, Zana, então com quinze anos. Um dos frequentadores mais assíduos é Halim, atraído pela beleza de sua filha. Ele busca uma aproximação que parece improvável. Halim se dedica à pescaria nos lagos da região para ofertar postas de surubim a Galib. Ganha, com isso, a simpatia do patrício. Mas não é o suficiente para conquistar Zana. Num rompante de coragem exacerbada pelo vinho, Halim declama para Zana versos de amor em árabe. A jovem sente as palavras na carne. Rendida, ela se casa com o muçulmano e o jovem casal passa a viver no sobrado de Galib, uma exigência dela. A maternidade potencializa a personalidade de Zana. Como Halim temia, os filhos passam a ser sua maior motivação, em detrimento do casamento. Seu excesso de amor é, de maneira contraditória, o que detona os conflitos que destruirão a família. Já na primeira gravidez, Zana dá à luz a gêmeos. Com certa dificuldade respiratória, Omar é o segundo a nascer e por isso apelidado de Caçula. Preocupada com a suposta fragilidade dele, Zana desenvolve um carinho desmedido, que a faz mimar um filho sem perceber que planta o rancor no coração do outro, Yaqub. É apenas a primeira de uma série de escolhas que a mãe faz para diferenciar os filhos, embora goste de repetir, como numa espécie de autonegação, que eles são idênticos. Ao mesmo tempo, a filha mais nova, Rânia, cresce à sombra da mãe, que não admite outra figura feminina a brilhar dentro da casa.
Mais do que as diferenças entre os gêmeos, a deturpação do afeto da mãe é um catalisador da tragédia. Na primeira infância, a disputa pela atenção de Zana é permanente, mas Omar sempre vence. Yaqub sente inveja da coragem do irmão diante de desafios infantis e se agarra à barra da saia de Domingas, a criada indígena que deu a ele o afeto negado. A relação dele com Zana se torna cada vez mais tensa, um filho arredio ao toque da própria mãe. Omar, ao contrário, sabe conquistá-la com notável facilidade. Ao invés de apaziguar, o tempo só alimenta a gangorra emocional que se estabelece entre os gêmeos. Na adolescência, mais uma figura feminina se interpõe entre eles: Lívia. Recém-chegada da França para uma estadia na casa dos tios, a bela garota desperta o interesse dos dois irmãos – e parece até se divertir com o poder de sedução. Numa noite, uma sessão de cinematógrafo promete momentos de diversão, mas só dá lugar à exposição pública da tensão que existe há anos entre os irmãos. Após uma queda da energia elétrica, as luzes se acendem e os lábios de Lívia e Yaqub estão colados. Omar é tomado pelo ódio, quebra uma garrafa e corta o rosto do irmão. Os gêmeos são, enfim, diferenciados. Agora Yaqub está marcado por uma cicatriz. Em meio às dificuldades da Segunda Guerra Mundial, cujos ecos chegam ao quase isolamento da floresta, e ao medo de que uma tragédia tome conta de sua família, Halim decide mandar os filhos para sua terra natal, no sul do Líbano. Teme as consequências de brigas mais violentas entre eles. Zana se mostra relutante até o último segundo, quando solta a mão de Yaqub, mas não consegue se desprender de Omar. A escolha é mais forte do que ela. Sem olhar para trás e ciente da escolha da mãe, Yaqub viaja sozinho. Os anos que passará longe da família e da única paisagem que conhece reforçam questões existenciais e o modificam de maneira irreversível. Zana e Halim não podem imaginar o quanto. A volta de Yaqub, vestindo roupas surradas e trazendo apenas alguns figos mofados, terá consequências inimagináveis.
Mais do que as diferenças entre os gêmeos, a deturpação do afeto da mãe é um catalisador da tragédia. Na primeira infância, a disputa pela atenção de Zana é permanente, mas Omar sempre vence. Yaqub sente inveja da coragem do irmão diante de desafios infantis e se agarra à barra da saia de Domingas, a criada indígena que deu a ele o afeto negado. A relação dele com Zana se torna cada vez mais tensa, um filho arredio ao toque da própria mãe. Omar, ao contrário, sabe conquistá-la com notável facilidade. Ao invés de apaziguar, o tempo só alimenta a gangorra emocional que se estabelece entre os gêmeos. Na adolescência, mais uma figura feminina se interpõe entre eles: Lívia. Recém-chegada da França para uma estadia na casa dos tios, a bela garota desperta o interesse dos dois irmãos – e parece até se divertir com o poder de sedução. Numa noite, uma sessão de cinematógrafo promete momentos de diversão, mas só dá lugar à exposição pública da tensão que existe há anos entre os irmãos. Após uma queda da energia elétrica, as luzes se acendem e os lábios de Lívia e Yaqub estão colados. Omar é tomado pelo ódio, quebra uma garrafa e corta o rosto do irmão. Os gêmeos são, enfim, diferenciados. Agora Yaqub está marcado por uma cicatriz. Em meio às dificuldades da Segunda Guerra Mundial, cujos ecos chegam ao quase isolamento da floresta, e ao medo de que uma tragédia tome conta de sua família, Halim decide mandar os filhos para sua terra natal, no sul do Líbano. Teme as consequências de brigas mais violentas entre eles. Zana se mostra relutante até o último segundo, quando solta a mão de Yaqub, mas não consegue se desprender de Omar. A escolha é mais forte do que ela. Sem olhar para trás e ciente da escolha da mãe, Yaqub viaja sozinho. Os anos que passará longe da família e da única paisagem que conhece reforçam questões existenciais e o modificam de maneira irreversível. Zana e Halim não podem imaginar o quanto. A volta de Yaqub, vestindo roupas surradas e trazendo apenas alguns figos mofados, terá consequências inimagináveis.
●• ELENCO •●
- Alex Reis - Antônio Mayrink
- Antônio Calloni - Halim (2ª fase)
- Antônio Fagundes - Halim
- Bárbara Evans - Lívia
- Bárbara Reis - Mestiça
- Camila Silva - Pau Mulato
- Cauã Reymond - Omar/Yaqub
- Eliane Giardini - Zana
- Emílio Orcciolo Netto - Aberlardo Reinoso (jovem)
- Giovana Cordeiro - Celeste
- Giulia Nadruz - Zahia (2ª fase)
- Gregorz Mielec - Bolislau
- Isaac Bardavid - Abbas
- Jaedson Bahia - Joca
- Jimmy London - Lorde Wyckham
- Jitman Vibranovski - Cid Tannus
- Juliana Paes - Zana (2ª fase)
- Letícia Almeida - Rânia (2ª fase)
- Liéser Touma - José de Assis
- Mabel Cezar - Zahia (3ª fase)
- Mariana Nolasco - Nahda (1ª fase)
- Michel Melamed - Antenor Laval
- Munir Pedrosa - Abbas (jovem)
- Patrícia Gonçalves - Peruana de Iquitos
- Raphaela Miguel - Rânia (1ª fase)
- Ryan César - Nael (2ª fase)
- Sami Bordokan - Talib
- Sammer Othman - Cid Tannus (jovem)
- Sura Zachia - Zahia (1ª fase)
- Théo Kalper - Nael (1ª fase)
- Tufic Nabak - Talib (jovem)
- Victória Blat - Nahda
- Yasmin Garcez - Nahda (2ª fase)
- Zeferino Kuaray - Adamor Perna de Sapo (jovem)
●• APRESENTANDO •●
- Bruna Caram - Rânia
- Bruno Anacleto - Halim (1ª fase)
- Gabriella Mustafá - Zana (1ª fase)
- Matheus Abreu - Omar/Yaqub (2ª fase)
- Sílvia Nobre - Domingas
- Zahy Guajajara - Domingas (2ª fase)
●• AS CRIANÇAS •●
- Alice Martins - Rânia (criança)
- Enrico Rocha - Yaqub (1ª fase)
- Lorenzo Rocha - Omar (1ª fase)
- Lucas Dantas - Yaqub (criança)
- Mateus Dantas - Omar (criança)
- Monique Bourscheid - Lívia (jovem)
- Sandra Paramirim - Domingas (1ª fase)
●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
- José Augusto Branco - Absalam
- Juan Alba - Rochiran
- Júlio Adrião - Adamor Perna de Sapo
- Vivianne Pasmanter - Irmã Damasceno
●• ATORES ESPECIALMENTE CONVIDADOS •●
- Ary Fontoura - Aberlardo Reinoso
- Carmem Verônica - Estelita Reinoso
- Maria Fernanda Cândido - Estelita Reinoso (jovem)
- Mounir Maasri - Galib
- Irandhir Santos como Nael