●• Os Dias Eram Assim •●

Por abril 17, 2017
Os Dias Eram Assim foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 23 horas. Escrita por Ângela Chaves e Alessandra Poggi com a colaboração de Guilherme Vasconcelos e Mariana Torres, com a direção de Walter Carvalho, Isabella Teixeira, Cadú França, Gustavo Fernandez e Carlos Araújo. Estrelando Renato Góes, Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Maria Casadevall, Antônio Calloni, Natália do Vale, Susana Vieira, Cássia Kis, Letícia Spiller, Marcos Palmeira, Marco Ricca, Gabriel Leone, Bárbara Reis, Carla Salle, Maurício Destri e Caio Blat nos papeis principais. Exibida entre 17 de abril a 19 de setembro de 2017, em 88 capítulos, substituindo Liberdade, Liberdade.

●• SINOPSE •●

Resistir ou sucumbir? Questionar ou assentir? Extravasar ou reprimir? Os dilemas da juventude são, em sua essência, atemporais. Jogados à luz do contexto histórico, as questões ganham, por vezes, outro sentido. O ano é 1970, estamos no Rio de Janeiro. A revolução dos costumes a pleno vapor, facilmente notada no comprimento da minissaia dos brotos, no discurso libertário de Leila Diniz impresso nas páginas de O Pasquim. Pelas ruas da cidade, a rapaziada também conduz outra revolução: nas provocações pichadas nos muros da cidade e nos gritos abafados contra a ditadura, a busca pela liberdade. A estudante de Letras Alice e o jovem residente em Medicina Renato carregam esse desejo em si. Ela questionando o pensamento conservador da família, que quer limitar as mulheres ao papel de boa esposa e mãe; ele, acreditando que sua forma de transformar o mundo é pela vocação de cuidar do outro, independentemente de ideologias. Mas quando seus caminhos se cruzam, os dilemas são ressignificados numa história de amor: da ruptura inesperada, a impossibilidade de viver um sonho que é só dos dois. Se o amor liberta, por que não lutar por ele? Qual é o grilo? É 21 de junho, final da Copa do Mundo. É tri! A alegria em verde e amarelo num triste contraste com as cores sombrias do período. A história de Alice e Renato está só começando. E a História também vai alterar o rumo natural desse amor.

Na confortável cobertura do industrial Arnaldo Sampaio Pereira, em Ipanema, a estudante de Letras Alice nunca foi a filha favorita. A bem da verdade, sua irmã mais nova, Nanda, sempre se esforçou mais para merecer o título. Em favor da aparente harmonia, a caçula prefere não contrariar os pais e se coloca ao lado do patriarca, o poderoso dono da construtora Amianto, nas discussões familiares. Arnaldo é autoritário e acha que é com pulso firme que se mantém uma família unida. Ironicamente, no entanto, esse comportamento fez com que o único irmão e sócio, Toni, se afastasse dele. Amorosa e ponderada, Alice sabe que Nanda não faz por mal. Ainda é pequena para entender que a pressão a que ela e a mãe, Kiki, são submetidas também a vitimizará no futuro. Com a socialite, porém, o papo é de mulher para mulher: ela não deveria aceitar a maneira desrespeitosa com a qual Arnaldo, por vezes, lhe trata. Mas Kiki ama a família. E prefere se entupir de calmantes a ver a sua ruir. Numa antiga casa de vila em Copacabana, o jovem médico Renato Reis foi criado num ambiente de reflexão, amor e liberdade. Filho de um professor universitário e da dona da livraria Egalité, Vera, ele decidiu dividir com a mãe a responsabilidade pela família após a morte do pai. Mais velho dos três filhos, ele orienta e protege os mais novos, os estudantes Gustavo e Maria. É pelo diálogo que eles resolvem as diferenças e as questões familiares. Mas até quando?

Horas antes de o Brasil entrar em campo contra a Itália pela final da Copa, em sua casa, em Copacabana, Renato aguarda ansioso o início da partida. Os planos de acompanhar ao lado da família o jogo que daria o tricampeonato mundial à seleção canarinha são frustrados quando recebe uma ligação do hospital no qual faz residência. Um colega de trabalho faltou ao trabalho e ele terá que substitui-lo. O irmão de Renato, o estudante de Filosofia Gustavo, também não pretende ver o jogo em casa. Escondido da família, ele decide aproveitar que todas as atenções do país estão voltadas para a final da Copa para promover um ataque contra a construtora Amianto. A empresa é uma notória financiadora de grupamentos de repressão e ostenta, em sua fachada, uma faixa com dizeres a favor do governo militar. Sem revelar suas intenções, Gustavo pega carona com o irmão e segue ao encontro de Túlio, um jovem radical em suas convicções ideológicas. É aí que o caminho da família Reis começa a cruzar com o da família Sampaio Pereira. Já na emergência do hospital, Renato se vê obrigado a fazer o parto de Monique, mulher de Toni. Apesar da relação conflituosa com o irmão Arnaldo, ele não se furta em chamá-lo quando se dá conta de que a mulher corre risco de morte. Monique está grávida de seu terceiro filho e sabe que as dores que sente não são normais. Desesperado, Toni acredita que o industrial possa ajudá-lo na transferência para um hospital especializado. Arnaldo deixa os convidados da festa que promove em sua cobertura para auxiliar o irmão. Ao chegar ao local, no entanto, Renato já controlou a grave hemorragia que Monique sofreu após dar à luz a pequena Esperança. A transferência não é recomendada, mas Arnaldo a exige. O tom agressivo do empresário faz Renato se impor: ali, a autoridade é ele. Constrangido com o entrevero, Toni acaba apoiando Renato, a quem convida para apadrinhar a recém-nascida.

A alguns quilômetros dali, na entrada da construtora de Arnaldo, Gustavo e Túlio se preparam para o ataque. O estudante de filosofia quer pichar palavras de ordem contra a ditadura. Mas Túlio acha pouco: com um explosivo de fabricação caseira, planeja mesmo destruir parte da fachada do edifício da empresa. E o faz. É a gênese da relação divergente entre as famílias Reis e Sampaio Pereira, que vai acabar dando contornos dramáticos à história de amor entre Renato e Alice. “Amor é diferente. Não me pergunta como é, que eu também não sei”. É numa conversa com a irmã caçula, Nanda, no mesmo 21 de junho de 1970, que Alice revela a frustração. Ainda que namore há anos o jovem advogado Vitor, ela nunca esteve próxima de sentir o que é amar. O comportamento do namorado, braço-direito de seu pai na construtora Amianto, também não tem ajudado: não é de hoje que ele tem se revelado um homem conservador e possessivo. Alice sente que o relacionamento já deu o que tinha que dar. Quando resolve sair escondida de casa para assistir ao jogo do Brasil com a melhor amiga, a estudante de jornalismo Cátia, Alice quer apenas fugir do ambiente familiar opressivo. Esfriar a cuca. Mas quando se vê diante de Renato todos os planos mudam: será que é isso o que chamam de amor? Renato e Alice se conhecem por acaso num bar, após a conquista do tri. Ele tinha planejado se encontrar com o irmão, Gustavo, após o plantão no hospital; ela aparece no local com a melhor amiga, Cátia, namorada de Gustavo. Alice não sabe, mas Renato já a conhecia: o médico havia visto a garota fugindo de seu apartamento pela janela, descendo por andaimes de uma obra, quando seguia para o hospital, horas antes. A coincidência aumenta o encantamento: é ali, naquele clima de festa em verde e amarelo, que começa o romance. O que eles não poderiam imaginar é que vivê-lo não seria fácil. Os dois ficam juntos por poucos dias, mas esse encontro é arrebatador ao ponto de mudar suas vidas para sempre. À primeira vista, recíproco, intenso e desmedido, o amor de Renato e Alice sofrerá inúmeras provas, mas nem o conflito entre as famílias nem Vitor, que age para separar o casal, será capaz de aplacá-lo.

Vitor Dumonte é braço-direito do severo e conservador Arnaldo. Hábil, ambicioso e ardil, ele se acostumou a fazer uma espécie de jogo duplo para não desagradar nem o futuro sogro nem a estudante de Letras. Para o industrial, se faz passar pelo homem responsável que vai colocar a filha dele na linha. Para Alice, ele é o homem conciliador que acalma a fera. No dia 21 de junho, no entanto, a estratégia de Vitor falha e Alice, após discutir com a família, acaba fugindo de casa. O episódio preocupa a mãe do advogado, Cora. Esperta e articuladora, Cora vem alertando que Alice, há tempos, tem se comportado de forma desinteressada pelo relacionamento. Assim, pressiona Vitor a agilizar o pedido de noivado antes que seja tarde demais. O casamento de Vitor e Alice é para Cora a chance de recuperar o poderio financeiro da família Dumonte. Herdeira de tradicionais fazendeiros da época de ouro do café, ela viu sua herança minguar com o passar das gerações ociosas. Hoje, vive do sobrenome e do salário do filho na construtora, o qual, nem de longe, dá para manter o padrão de vida ao qual esteve acostumada. Vitor acha que o rompante de Alice será facilmente contornável. Sempre o é, ele diz. O que ele não poderia esperar é que, em poucas horas, a namorada voltasse para casa diferente e determinada, como nunca havia visto. Quando o advogado se dá conta de que outro homem, Renato, entrou na vida de Alice de um jeito que ele não foi capaz de fazer, acaba colocando para fora o pior de si: dissimulado, vai fingir entender os sentimentos de Alice enquanto arma um plano para tirar o rival do caminho.

Arnaldo também se preocupa com o fato de Alice estar cada vez mais questionadora. Acusa a mulher, Kiki, de não ter educado bem a filha e atribui a ela a missão de resolver esse problema familiar. Afinal, acredita ele, tem questões mais importantes para se ater, como o ataque a sua construtora. Enquanto era acionado pelo irmão, Toni, para resolver a questão de Monique no hospital, dois jovens haviam vandalizado a fachada da sua empresa. Um deles, Túlio, foi pego pela polícia. Gustavo conseguiu despistar os agentes e seguiu o plano de se encontrar com o irmão, Renato, e a namorada, Cátia, em um bar, após o final do jogo. Furioso, Arnaldo quer que todos os responsáveis pelo ataque sejam presos. E decide acionar um delegado de sua confiança, Olavo Amaral, para acompanhar de perto o caso. Amaral é conhecido por ser linha-dura e fazer parte de um grupo de repressão financiado por empresários. Acha que vale tudo para manter a ordem. Assim, Túlio é morto. Mas antes acaba entregando a Amaral o nome de Gustavo, que passa a ser perseguido. Renato não desconfiava do envolvimento de Gustavo no ataque até descobrir que a polícia está no encalço do irmão. Com o apoio de Natália, mãe de Cátia, vai planejar a fuga do garoto do país. A mulher de Josias, contador na Amianto, arrisca sua família mesmo sabendo que o namorado de sua filha foi um dos autores do protesto na construtora. Sem saber que Gustavo é irmão do médico Renato, com quem teve uma séria desavença no hospital, Arnaldo dá ordens para que Amaral não poupe esforços para encontrar o estudante, coagindo a família dele. A descoberta de que Renato, além de parente de Gustavo, é o rapaz que está por trás da mudança do comportamento de Alice fará com que o patriarca dos Sampaio Pereira una forças com Vitor para tirá-lo do caminho. Nem que para isso tenha que articular para que Renato, assim como o irmão, seja acusado de subversão. Pior: mesmo que tenham que envolver a mãe deles, Vera, no plano para que Renato e Alice nunca mais voltem a se ver. 

Vera não se sente confortável em admitir que não apoia o envolvimento do primogênito Renato com a estudante Alice. Afinal, ela nunca viu o filho tão feliz e apaixonado. Mas descobrir que a jovem é filha do homem que quer colocar o seu caçula, Gustavo, na cadeia, é motivo suficiente para querer distância da família Sampaio Pereira. A prisão de Gustavo após a tentativa fracassada de fugir do país só recrudesce esse sentimento. Mas o ódio surge de maneira devastadora quando é chantageada pelo algoz do filho, Arnaldo: ou sustenta uma mentira que afetará o relacionamento de Renato e Alice, ou o irmão mais novo do médico vai sofrer nas mãos de Amaral. A essa altura, Renato já está a caminho do Chile. Perseguido injustamente por subversão, o médico acaba seguindo no lugar do irmão o plano de deixar o país. Tudo acordado com Alice. Sem pensar duas vezes e completamente apaixonada, a jovem promete seguir ao seu encontro. Ninguém poderá detê-la, ela pensa. Só espera uma carta do amado para saber para onde e quando ir. A correspondência, no entanto, nunca chega. Para proteger Gustavo e afastar Renato dos Sampaio Pereira definitivamente, Vera a intercepta, reforçando a farsa idealizada por Arnaldo e Vitor: para todos os efeitos, Renato está morto. E não há nada mais que Alice, que se descobre grávida dias depois de sua fuga, possa fazer.

Sem escolha, Renato segue para o arquipélago de Chiloé, no Chile. É no exílio que conhece a jovem médica Rimena, uma mulher livre e sedutora que logo se encanta por ele. Ela é filha do médico chileno Hernando Garcia e da assistente social Laura, que abrigam Renato quando ele chega ao país. Renato resiste às investidas, mas uma desilusão acaba o lançando aos braços da jovem: sem saber que a carta que escreveu a Alice logo que chegou ao Chile nunca chegou às mãos da namorada, acredita que ela desistiu de lutar pelo amor dos dois. E, sem poder voltar ao Brasil por ser um foragido do regime, resolve construir sua vida longe de casa. O amor por Alice persiste, mas é com Rimena que ele acaba formando uma família. Juntos, viajam pelo mundo, participando de um grupo de medicina humanitária. No Brasil, a estudante, que pensa que o namorado está morto, também tenta seguir sua vida. A farsa armada por Vitor e Arnaldo faz com que a estudante acredite que voltar para o ex é o melhor a fazer. Ela está grávida, sozinha e sem nenhum apoio da família do amado. Melancólica, acaba se dedicando à fotografia, paixão que a transformará numa profissional reconhecida. Assim como Renato, ela também constrói uma família – Vitor, inclusive, assume a paternidade da criança que espera. Passam-se nove anos. É 1979, ano que se instituiu a Anistia. Renato volta ao Brasil, quase uma década após aquele 21 de junho que mudou radicalmente a sua vida e a de Alice. O reencontro é uma questão de tempo e de sorte. O amor, no fundo, persistiu e as circunstâncias do mundo, que foram determinantes na separação do casal, agora se arrefeceram. Será que eles estão prontos para retomar esse romance do ponto onde ele parou?

●• ELENCO •●
  • Alexandre Mofati - Nogueira 
  • Ana Miranda - Dalva Nunes
  • André Garolli - Padre Nuno
  • Andressa Lameu - France
  • Bárbara Reis - Cátia Andrade
  • Bruno Montaleone - Bruno
  • Bukassa Kabengele - Josias Andrade
  • Caio Lucas Leão - Caio
  • Carla Salle - Maria Reis
  • Christian Monassa - Ben
  • Cyria Coentro - Laura Garcia
  • Daniel de Oliveira - Vitor Dumonte
  • Darília Oliveira - Dandara
  • Eduardo Parlagreco - Charles
  • Felipe Rocha - Julinho Nascimento
  • Felipe Simas - Caíque Lira Sampaio
  • Gabriel Contente - Gabriel
  • Gabriel Leone - Gustavo Reis
  • Guilherme Prates - Ben
  • Gustavo Damascena - Pastor Damião
  • Ilidio Gomes - Diogne Reis
  • Izak Dahora - Domingos Nunes
  • João Pedro Zappa - Serginho (Sérgio Amaral)
  • João Vithor Oliveira - Breno
  • José Loreto - Chico
  • Júlia Dalávia - Nanda (Fernanda Sampaio Pereira)
  • Juliane Araújo - Ive Batista
  • Julianne Trevisol - Sara
  • Katharine Albuquerque - Glória
  • Konstantinos Sarris - Rudá Lira Sampaio
  • Letícia Spiller - Monique Lira Sampaio
  • Lourinelson Vladmir - Delegado Lionel
  • Luca de Castro - Dr. Rubens
  • Marco Ricca - Olavo Amaral
  • Marcos França - Dr. Afonso 
  • Maria Assunção - Socorro das Neves
  • Maria Casadevall - Rimena Garcia
  • Mariana Lima - Natália Andrade
  • Marília Medina - Drª Cláudia
  • Mário Mendes - Jeremias Vidal
  • Maureen Miranda - Dolores Santana
  • Maurício Destri - Leon
  • Mayara Bueno - Mia
  • Melissa Vettore - Eunice Amaral
  • Nando Rodrigues - Hugo Cabral
  • Nicola Siri - Daniel Carvalho
  • Paula Frascari - Cora Dumonte (jovem)
  • Paulo Leal - Samuel
  • Ravel Cabral - Mascarenhas
  • Renato Góes - Renato Reis
  • Ricardo Blat - Sandoval Freitas
  • Rose Abdallah - Magali
  • Sophie Charlotte - Alice Sampaio Pereira
  • Vitor Novello - Pedro
  • Zeca Camargo - Nelson

●• AS CRIANÇAS •●
  • Alexandre Colman - Caíque Lira Sampaio (criança)
  • Bernardo Velasco - Rudá Lira Sampaio (criança)
  • Isabella Koppel - Gabriela Sampaio Dumonte
  • Kíria Malheiros - Esperança Lira Sampaio
  • Letícia Braga - Nanda (Fernanda Sampaio Pereira – criança)
  • Luiz Felipe Melo - Valentim Garcia Reis
  • Manu Papera - Esperança Lira Sampaio  (2ª fase)
  • Maria Carolina Basilio - Gabriela Sampaio Dumonte (2ª fase)
  • Matheus Dantas - Valentim Garcia Reis (2ª fase)
  • Pedro Chagas - Domingos (criança)
  • Thales Terra - Lucas Sampaio Dumonte (2ª fase)
  • Xande Valois - Lucas Sampaio Dumonte

●• ATRIZ CONVIDADA •●
  • Cássia Kis - Vera Reis

●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Antônio Calloni - Arnaldo Sampaio Pereira
  • Marcos Palmeira - Toni Sampaio Pereira

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Alfredo Castro - Hernando Garcia
  • Caio Blat - Túlio Menezes
  • Carlos Vereza - Dr. Vicente
  • José de Abreu - Ernesto
  • Júlio Machado - Marcos

  • Natália do Vale como Kiki (Quitéria Sampaio Pereira)
  • Susana Vieira como Cora Dumonte

●• GALERIA DE PERSONAGENS •●
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4