●• Babilônia •●

Por março 16, 2015
Babilônia foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 21 horas. Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga com a colaboração de Sérgio Marques, Ângela Carneiro, Chico Soares, Fernando Rebello, João Brandão, Luciana Pessanha e Maria Camargo. Teve direção de Cristiano Marques, Luísa Lima, Pedro Peregrino, Giovanna Machline, Vinicius Coimbra, Maria de Médicis e Dennis Carvalho. Estrelando Glória Pires, Adriana Esteves, Camila Pitanga, Bruno Gagliasso, Sophie Charlotte, Thiago Fragoso, Cássio Gabus Mendes, Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Chay Suede, Luísa Arraes, Gabriel Braga Nunes, Marcos Pasquim, Thiago Martins, Tainá Müller, Marcos Palmeira, Arlete Salles, Rogéria, Val Perré, Bruno Gissoni e Carla Salle nos papéis principais. Foi exibida entre 16 de março e 28 de agosto de 2015, em 143 capítulos, substituindo Império.

●• SINOPSE •●

O ano é 2005. Após ficar viúva e voltar falida de Portugal, Beatriz pensa em uma forma de recuperar o alto padrão de vida. Ao ler uma matéria na internet sobre a construtora Souza Rangel, a arquiteta seduz e usa Cristóvão, motorista do dono da empresa, para se aproximar de seu patrão, Evandro. Ela também conquista o milionário e os dois ficam noivos. Inês, que deseja se reaproximar da antiga amiga e vê nela uma oportunidade de melhorar de vida, consegue convites para uma festa da construtora. No evento, Beatriz despreza a advogada e, para sua infelicidade, Inês a flagra aos beijos com Cristóvão e a chantageia. Ao mesmo tempo, Cristóvão pressiona a arquiteta. Dora, mulher do motorista, tem um enfarte e precisa enfrentar a fila de transplante. Cristóvão avisa que é capaz de tudo por sua família e pede dinheiro a amante. Caso contrário, revelará o caso amoroso entre eles para Evandro. Preocupada em manter o noivado e a reputação, Beatriz mata Cristóvão e tenta colocar a culpa em Inês. Após uma conversa, as vilãs percebem que são melhores juntas e entram em um acordo. Beatriz consegue um cargo importante para Homero, marido de Inês, na filial da Construtora Souza Rangel em Dubai. Regina tem a vida muito diferente de Beatriz e Inês. Filha de Dora e Cristóvão, ela é uma mulher ética e deseja se tornar médica. O sonho acaba após conhecer o jornalista Luís Fernando. A estudante engravida sem saber que o rapaz é casado e tem dois filhos. A mãe de Regina tem saúde frágil e o pai é assassinado. Para tomar conta da mãe, do irmão, Diogo, e da filha, Júlia, ela trabalha em uma barraca na praia do Leme e se muda para o morro da Babilônia. Depois de Inês flagrar Beatriz e Cristóvão juntos, a arquiteta monta um plano: eliminar o amante para manter o noivado com Evandro e para não sucumbir à chantagem da rival. Para isso, marca um encontro com o motorista dando a entender que mudou de ideia em relação ao dinheiro que ele precisa para o transplante de coração da mulher, Dora.

Tudo começa quando Cristóvão busca uma joia para Beatriz a mando do patrão. Trata-se de uma pulseira com um pingente. A arquiteta convida o motorista para sair. Após seduzi-lo, ela o mata. Parte da pulseira fica na mão da vítima. Em seguida, Beatriz liga para Inês e pede para ela encontrá-la. A advogada, que ainda não sabe do assassinato de Cristóvão, acaba segurando a arma do crime. Para não ser incriminada, Inês desiste de entregar o vídeo da traição, mas consegue a promoção do marido para Dubai. Dez anos se passam e, Inês consegue a vida luxuosa que sempre sonhou, mas o casamento está no fim. Homero tem um aneurisma, vive cercado de cuidados e deseja voltar para o Brasil, assim como Alice, filha do casal. Inês é contra. Ela deseja que a herdeira se case com um milionário de Dubai. Os planos da advogada mudam ao saber que a filha está grávida de um motorista. As duas brigam e Alice sofre um aborto espontâneo. Ao defender a jovem, Homero passa mal e morre. Inês não tem outra saída e volta com Alice para o Rio de Janeiro. No Brasil, a vilã procura Beatriz. A obsessão de Inês por Beatriz começou na infância. Inês era gordinha e sofria bullying. Beatriz se passava por uma pessoa generosa e fingia defender a amiga. A falsa amizade desapareceu desde que Beatriz foi estudar arquitetura nos Estados Unidos. Inês nunca mais teve notícias dela, até ver sua fotografia estampada na capa de uma revista e voltar a encontrá-la na festa da Construtora Souza Rangel. Beatriz agora é a presidente da empresa de Evandro e tem um ótimo relacionamento com o filho do marido, o mimado Guto. Ao se deparar com a chantagem de Inês, que pretende divulgar o vídeo da traição da rival na internet, a arquiteta sabe que é melhor manter a vilã por perto. É assim que Inês ganha um emprego no escritório de Teresa, companheira de Estela, mãe de Beatriz. A advogada passa a se dedicar à Souza Rangel, mais especificamente aos negócios escusos da construtora.

Paralelamente à disputa entre Inês e Beatriz, Regina consegue se estabilizar e Dora faz o transplante de coração. Dona de uma barraca de praia, ela trabalha de sol a sol para sustentar a família. É no trabalho que conhece Vinícius, um advogado idealista que sonha em ser juiz. A impressão que fica do primeiro encontro não é das melhores para Regina. Ela acredita que o rapaz é um “playboy” mal intencionado. A vendedora, que se fechou para relacionamentos desde o envolvimento com Luís Fernando, pai de sua filha, Júlia, somente vai se aproximar de Vinícius após ele ajudá-la a resolver um problema na justiça. Ao contrário do que Regina acredita, o passado de Vinícius não foi nada fácil. Ele não conheceu o pai e a mãe foi empregada na casa de Olga, que o adotou. Olga tem um filho biológico, Murilo, e a relação dos irmãos foi amistosa apenas na infância. Murilo se tornou um homem sem escrúpulos. Ele afirma ser produtor de eventos, mas, na verdade, é um cafetão. Irmão de Regina, Diogo pratica saltos ornamentais e é treinado por Carlos Alberto. A vida do atleta muda durante um evento da Construtora Souza Rangel. Beatriz, que tem o costume de trair Evandro com os funcionários da empresa do marido, fica atraída pelo rapaz e convence o milionário a patrocinar o esportista. A arquiteta tenta seduzir Diogo, que, a princípio, a rejeita. O jovem é casado com Gabi, mas o casamento não dura muito tempo porque ele vai ceder ao amor de Beatriz. Sem saber que a amante teve um caso com seu pai, o motorista Cristóvão, ele se entrega à paixão que sente pela vilã e faz tudo o que ela manda. Apesar de trabalhar para Beatriz e ser  humilhada pela “amiga”, Inês deseja tudo o que a arquiteta tem e ainda a acusa de ser a responsável pela morte de seu pai. Segundo Inês, Beatriz o seduziu quando as duas eram adolescentes e ele foi preso sob a acusação de abuso sexual. O pai de Inês acabou se matando na prisão. Para se vingar da presidente da Souza Rangel, Inês tenta seduzir Evandro, marido da rival, mas não sabe que sua filha, Alice, já o conquistou. A princípio, a jovem queria atrair o milionário para se vingar das maldades da mãe, mas ela acaba se apaixonando por ele. Inês fica enciumada e expulsa Alice de casa ao descobrir o envolvimento da filha com Evandro.

Apesar da briga, a advogada vê na filha a oportunidade da jovem “roubar” o marido da rival. Pensando nisso, Inês divulga o vídeo de Beatriz traindo Evandro. O plano de Inês dá certo, mas quase lhe custa a vida. Revoltada com o escândalo provocado pela vilã, a arquiteta tenta matá-la. Inês é baleada, mas sobrevive, faz as pazes com Alice e acusa Beatriz de tentativa de homicídio. A arquiteta é presa, mas passa pouco tempo na cadeira devido a ajuda da madrasta, a advogada Teresa. O vídeo também desperta a atenção de Regina, que desconfia que Beatriz seja a assassina de seu pai. A vendedora pressiona a vilã, que tenta manipulá-la. O irmão de Regina, Diogo também cobra explicações da amante. Beatriz também o engana e garante que Inês é quem teve um caso com o motorista Cristóvão. Após sair da prisão, Beatriz surpreende Evandro e assume posto de presidente da construtora. Durante dez anos, a arquiteta comprou ações da empresa. Além disso, ela conta com o apoio do enteado Guto e agora detém o controle acionário majoritário da Souza Rangel. Evandro atende ao pedido da namorada Alice e contrata Inês para enfrentar a ex-mulher. Enquanto isso, Beatriz tenta seduzir o político Aderbal Jurema para conseguir fechar um contrato com a prefeitura de Jatobá. Inês descobre o plano da rival e seduz Aderbal. Na delegacia, Vinícius consegue a lista com as ligações feitas por Cristóvão no dia de sua morte e a entrega para Regina. É dessa forma que ela chega até Sebastião, amigo e antigo vizinho do motorista. Ao confrontar o vendedor ambulante, o casal descobre que Cristóvão estava à espera de Beatriz na noite do crime. Regina não tem mais dúvidas: a arquiteta matou seu pai. Enquanto isso, Diogo deixa escapar para a amante que a irmã tem uma testemunha para resolver o caso de Cristóvão. Beatriz não perde tempo e  mata Sebastião. O tempo passa e, com a ajuda de Murilo, a arquiteta arma um plano para separar Evandro de Alice. A estratégia dá certo.

Regina é vítima de duas armações. Primeiro, é presa por porte e ocultação de arma ilegal na barraca da praia do Leme. Vinícius consegue a liberdade da namorada, mas ela perde a licença da barraca. Dias depois, policiais recebem uma denúncia e encontram drogas na mochila de Júlia. A moradora do morro da Babilônia é presa por tráfico e corre o risco de perder a guarda da filha. Regina acusa Inês pelas armações e Vinícius não concorda com a namorada. Os dois discutem e ela termina o relacionamento. Após sair da cadeia, Regina é consolada por Carlos Alberto e consegue emprego como faxineira no antiquário de Estela. Ao mesmo tempo, Cris, ex-mulher de Vinícius, volta para o Brasil e mexe com os sentimentos do advogado. O tempo passa, Regina ajuda Estela a abrir um restaurante e torna-se gerente do Estrela Carioca. Lá, é descoberta por um fotógrafo e também passa a trabalhar como modelo. A gerente começa a namorar Carlos Alberto. Cris engravida e diz que o filho é de Vinícius. A disputa entre Beatriz e Inês está cada vez mais acirrada. A arquiteta consegue virar o jogo contra a rival. Na delegacia, as duas são informadas que as digitais encontradas na arma que matou Cristóvão são de Inês, que perde o controle, bate na vilã e é presa. Amante da advogada, o prefeito de Jatobá Aderbal ajuda Inês a sair da cadeia e, para se vingar, ela manda sequestrar Beatriz e a tortura no cativeiro. Ao ser libertada, Beatriz promete acabar com a parceria entre a advogada e Evandro. Ela trama a morte do ex-marido com a ajuda de Murilo. O plano não dá certo e Murilo passa a chantageá-la. A vilã é pressionada e  tenta, sem sucesso, eliminar o rival. Beatriz está sempre em busca de novos aliados para enfrentar Inês e Evandro na construtora. Desta vez, ela parece ter encontrado apoio em Otávio, engenheiro da Souza Rangel em Dubai que volta a trabalhar no Brasil. Os dois tiveram um caso no passado e retomam o romance. Otávio torna-se braço direito da vilã. No entanto, a arquiteta desconhece que Inês é cúmplice do engenheiro.

A vida de Regina não tem sossego desde a volta de Cris. Mas uma revelação de Wolnei muda tudo. O rapaz deixa escapar que foi o responsável por incriminar a modelo. Na verdade, ele foi contratado pela ex-mulher de Vinícius e por Murilo para realizar os crimes. O jovem acaba confessando para o advogado. Murilo não suportava a ideia de ter que dividir o patrimônio da família com o filho da empregada e já havia tentado matar o irmão adotivo duas vezes. Por isso, o cafetão ajudou a cunhada. Indignado, Vinícius denuncia os dois, e tenta reatar o relacionamento com Regina. Ao saber que Cris está grávida, Murilo tenta matar a ex-cunhada. O crime só não é consumado porque ela diz que o filho é dele. Alice, que havia separado de Evandro e estava namorando Murilo, vê toda a cena.  É ela quem socorre Cris, que acaba perdendo o bebê. Murilo foge, mas não deixa de ir ao aniversário de Alice na boate. Lá, é morto na pista de dança, e todos se tornam suspeitos do crime. Pressionada por Regina e Teresa, Beatriz resolve se livrar da gerente do Estrela Carioca. A arquiteta liga para Regina e, sem desconfiar da armação, a modelo vai ao encontro da empresária. Carlos Alberto, que está no restaurante, é instigado por Inês a ir atrás da ex-namorada, que acaba de ser sequestrada por Beatriz. Ele persegue as duas e Beatriz acaba matando o ex-atleta. O tempo passa e Regina reata com Vinícius. Alice também volta a namorar Evandro e, meses depois, eles se casam. Beatriz se casa com Otávio. Mas nem todos estão felizes. Inês descobre que a rival fez Otávio comprar uma testemunha para responsabilizá-la pela morte de Murilo. Enfurecida, a advogada invade o apartamento da arquiteta e atira nela. Beatriz sobrevive, mas a guerra entre as duas está longe do fim. Inês descobre que a inimiga tem outro amante além de Diogo. O nome dele é Osvaldo, “ex-dono” e traficante do morro da Babilônia. Ele é usado pela arquiteta para suas falcatruas e, com a ajuda dele, arma um assalto para matar Otávio e ficar com seus bens. As maldades não param. Beatriz não se esquece da arqui-inimiga e manda Osvaldo torturar Inês.

A morte de Murilo é um mistério. Entre os suspeitos estão Beatriz e Inês. Mas ninguém desconfia do verdadeiro assassino. Sem saber do caso entre Beatriz e Osvaldo, Diogo dá carona para o ex-presidiário e é sequestrado por ele. Ao chegar no cativeiro, o atleta se depara com Otávio, que revela porque matou Murilo e que também irá matá-lo. O executivo descobriu que Beatriz tinha um caso com Murilo e, cego de paixão pela arquiteta, matou o badboy com um furador de gelo no dia do aniversário de Alice. Agora Otávio quer matar o único homem que Beatriz amou na vida na frente da ex e manda Osvaldo buscá-la. Durante um descuido do criminoso, Diogo foge e Otávio vai atrás da ex-mulher e a encurrala. Na tentativa de salvar a amada, o atleta a procura e, ao encontrá-la, ouve Beatriz confessar que se arrepende de ter matado Cristóvão para Otávio. Otávio é preso e Diogo rejeita o amor de Beatriz. Estela e Teresa estão juntas há mais de 30 anos. Teresa é dona de um escritório de advocacia prestigiado. Estela é proprietária de um antiquário e mãe de Beatriz. Ao lado da advogada, ela cria o neto Rafael desde bebê.  Ele é órfão e filho da irmã de Beatriz, que morreu no parto. O rapaz chama Estela e Teresa de mãe. A união entre as duas é oficializada após muitos anos de convivência. Mas, na cerimônia, Teresa é surpreendida com a presença  do filho, Lauro, que nunca aceitou o relacionamento das duas. Eles brigam e a advogada passa mal. É socorrida pelo próprio filho, que acaba se reconciliando com a mãe. Logo depois, Lauro sofre um enfarte e morre nos braços de Teresa. Estela abre o restaurante Estrela Carioca. Ao lado de sua companheira Teresa, uma mulher forte e determinada, ela supera o preconceito da sociedade e as armações de Beatriz.

Luís Fernando é jornalista, mas perde o emprego e vive à custa da mulher, a corretora de imóveis Karen. Eles têm dois filhos, Joaquim e Nina. A família mora com a manicure Zélia, mãe de Karen. Típico malandro, ele também trai Karen com outras mulheres. Sem saber que o jornalista é casado, Regina acaba se envolvendo com ele e engravida. Luís Fernando pede para ela abortar. Regina fica indignada e ainda mais enfurecida quando descobre que ele é casado. Mesmo assim, ela tem Júlia e Karen decide manter o casamento. Dez anos depois, Regina e Luís Fernando mantém uma boa relação por causa da filha. Karen descobre outras armações do marido, termina o casamento e ainda faz as pazes com Regina e Júlia. Apesar do término, os dois continuam amigos. Sem a ajuda financeira da mulher, Luís Fernando passa a viver de bicos e vira celebridade ao lançar um livro contando todas as falcatruas do político Aderbal. Ele é prefeito da fictícia cidade de Jatobá, localizada no interior do Rio de Janeiro. Casado com a pianista Maria José, o corrupto é pai de Laís e conta com o apoio da mãe, Consuelo, nas falcatruas. Depois de conquistar Jatobá, o político acredita que está na hora de alçar voos maiores e se muda com a família para a zona sul do Rio. Parte do eleitorado do prefeito é evangélico. Por conta disso, ele finge ser um bom marido e temente a Deus. Fora dos holofotes, trai Maria José com outras mulheres até se apaixonar pela vilã Inês. Ao lado dela, Aderbal tem planos de ser governador. Maria José e Laís descobrem as armações do político e se afastam dele. Apesar de enfrentar Teresa nas urnas, Aderbal vence a eleição e tem Consuelo como vice. Mas, no dia da posse, é preso acusado de receber propina. Consuelo assume o governo do Estado e, apesar de enfrentar uma CPI, continua no poder. Filha do prefeito Aderbal, Laís desconhece as falcatruas do pai e não gosta de se envolver com política. Após fugir de um compromisso político, é atropelada por Rafael. Os dois acabam se envolvendo e namoram mesmo contra a vontade do pai dela. O político não admite que a filha namore um rapaz que tem duas mães, Teresa e Estela.

Não é só Aderbal que é contra o namoro dos dois. Guto tem inveja do rapaz. Ele não admite que o pai, Evandro, cubra de elogios o sobrinho de sua madrasta, Beatriz. Por isso, decide acabar com o relacionamento de Laís e Rafael e arma contra os dois. Em uma festa, a jovem flagra o namorado “traindo-a” com outra mulher e termina a relação. Guto se aproxima de Laís e tenta conquistá-la. A jovem quase cai na lábia dele quando percebe que o rapaz quer apenas se aproveitar dela e provocar ciúmes em Rafael. Durante um encontro, Laís é surpreendida por uma tentativa de estupro, se afasta de Guto e  reata com Rafael. Os dois namoram escondido, mas acabam juntos. Apesar das maldades, Guto permanece solto. Dono da boate Zoop, ele segue lavando dinheiro de políticos no seu estabelecimento com a ajuda do amigo e sócio Pedro. No escritório de Teresa também trabalha a advogada Paula. No início da carreira, ela ganha uma causa importante e é promovida. Paula mora no morro da Babilônia e é amiga de Regina. O namoro com Tadeu, dono do bar da comunidade, é abalado depois que ela sai do morro. O rapaz não aguenta ver o sucesso da advogada, que acaba conhecendo e se envolvendo com Bento. Paula fica com Bento e, juntos, adotam uma criança. Meses depois, Inês é condenada pela morte de Cristóvão - uma armação de Beatriz, que deixou as digitais dela na arma do crime. Ao mesmo tempo, Beatriz recebe a pena pela morte de Carlos Alberto. E o destino une as duas mais uma vez. Agora, na cadeia. Mesmo encarceradas, as duas brigam e Beatriz descobre o plano de fuga da rival. Amante de Inês, o político Aderbal ajuda a advogada a escapar da penitenciária, mas Beatriz também quer fugir e ameaça a inimiga com uma faca.  As duas fogem em direção a Jatobá no carro deixado por Aderbal. No meio do caminho, elas brigam, Beatriz perde o controle da direção e o carro cai em uma ribanceira. Ao contrário do fim trágico das duas vilãs, Regina supera as adversidades, se consagra na carreira de modelo e segue feliz ao lado de Vinícius. Os dois se casam e ela engravida. Alice também engravida de Evandro e termina ao lado dele.
●• ELENCO •●
  • Adriana Esteves - Inês Ferraz Junqueira
  • Adriano Petermann - João
  • Alex Brasil - Valdecir
  • Alex Teix - Dr. Robson
  • Alexandre Barbalho - Garcia
  • Alexandre Mofati - Cabo Moacir
  • Alfredo Martins - Deputado Virgílio
  • Ana Paula Valverde - Karina
  • André Bankoff - Pedro Carvalho
  • André Dias - Igor
  • Andréa Dantas - Sônia
  • Antônio Gonzalez - Zé Henrique Coutinho
  • Beatrice Sayd - Carla Ribeiro
  • Bernardo Velasco - Thiago
  • Beto Quirino - Macarrão
  • Bia Arantes - Lara
  • Breno de Filippo - Cerqueira
  • Bruno Dubeux - João Paulo
  • Bruno Gagliasso - Murilo Loureiro
  • Bruno Gissoni - Guto (Carlos Augusto Lopes Souza Rangel)
  • Caetano O'Maihlan - Tarcísio Flores
  • Camila Moreira - Inês Junqueira (jovem)
  • Camila Pitanga - Regina Rocha
  • Carla Salle - Helô (Heloísa Gomes Batista)
  • Carlos Alexandre Saddy - Rafael Amaral (criança)
  • Carlos Fonte Boa - Beto
  • Carolyna Aguiar - Leonor
  • Cássio Gabus Mendes - Evandro Souza Rangel
  • César Mello - Tadeu Toledo de Jesus
  • Charles Daves - Davi Toledo
  • Charles Fricks - Delegado Torres
  • Charles Myiara - Ferraço
  • Chay Suede - Rafael Marcondes
  • Cinnara Leal - Penélope
  • Cláudia Ventura - Fátima
  • Cláudio Andrade - Garcia
  • Cláudio Lins - Sérgio da Mata
  • Cláudio Tovar - Heraldo
  • Cris Nicolotti - Glória Diniz
  • Cristina Galvão - Wilma dos Santos
  • Daisy Lúcidi - Dulce Melo
  • Danilo Sacramento - Alex
  • Débora Duarte - Celina Ferraz
  • Dennis Carvalho - Lauro Petrucceli
  • Dja Marthins - Dona Marlene
  • Dudu Azevedo - Bento Laranjeira
  • Érica Migon - Chicão
  • Fernanda Nizzato - Nanda
  • Flávio Pardal - Léo
  • Gabriel Braga Nunes - Luís Fernando Vidal
  • Gabriella Gommes - Monique Pimentinha
  • Gero Pestalozzi - Dr. Gustavo
  • Giselle Prattes - Larissa
  • Giovanna Ewbank - Vanessinha Pitbull
  • Glória Pires - Beatriz Marcondes Amaral Souza Rangel
  • Guilherme Logullo - Caio Brandão
  • Gustavo Ottoni - Delegado Rezende
  • Gustavo Pereira - Orelha
  • Hanna Romanazzi - Cecília
  • Hélio Ribeiro - Moreira
  • Herson Capri - Otávio Villar
  • Igor Angelkorte - Clóvis Bevilaqua
  • Jack Berraquero - Anísio
  • Jacqueline Laurence - Simone Lauzier
  • Jean Pierre Noher - Pierre
  • Jorge Lucas - Túlio
  • Jorge Neves - Reinaldo
  • Juliana Alves - Valeska de Paiva
  • Juliana Guimarães - Dona Mareleide
  • Jurema Reis - Rosângela
  • Lara Lazzaretti - Anete
  • Lara Tremouroux - Sandrinha
  • Lorena da Silva - Alcione
  • Lú Grimaldi - Olga Loureiro
  • Luísa Friese - Sílvia Oliveira
  • Luísa Thiré - Flávia Duarte
  • Maíra Charken - Vera Morgado
  • Marcello Melo Jr. - Ivan Camargo
  • Marcelo Capobianco - Cabo André
  • Marcelo Laham - Ronaldo Queiróz
  • Márcio Garcia - Marcelo
  • Marcos Otávio - Ademir
  • Marcos Palmeira - Aderbal Pimenta
  • Marcos Pasquim - Carlos Alberto da Mata
  • Marcos Pitombo - Iuri
  • Marcos Rúbio - John
  • Maria Clara Gueiros - Karen Fonseca Vidal
  • Marlon Rangel - Guto (Carlos Augusto Souza Rangel - jovem)
  • Mary Sheila - Ivete Domingos
  • Michel Bercovitch - Campos
  • Michele Birkheuer - Olívia Thompson
  • Narjara Turetta - Augusta
  • Nelson Xavier - Sebastião
  • Nikolas Antunes - Cleyton
  • Nilvan Santos - Nilton
  • Paulo Giardini - Otávio
  • Paulo Verlings - Tom Cruzes
  • Pedro Dondé - Nelson Vasconcelos Júnior
  • Pedro Lima - Ricardo
  • Peter Brandão - Wolnei Toledo de Jesus
  • Raul Labanca - Dr. Renan
  • Roberto Bonfim - Cadelão
  • Rodrigo Fagundes - Rubi Palhares
  • Rodrigo Rangel - Antoniel
  • Rogéria - Úrsula Andressa
  • Rogério Fabiano - Afonso
  • Rosana Prazeres - Neide
  • Rosi Campos - Zélia Fonseca
  • Saulo Rodrigues - Cabo Cerqueira
  • Sérgio Stern - Jurandir
  • Sheron Menezzes - Paula Camargo
  • Simon Petracchi - Mário
  • Sophie Charlotte - Alice Ferraz Junqueira
  • Tadeu Aguiar - Antônio Xavier
  • Tainá Müller - Cris (Cristiana Loureiro)
  • Tarciana Saad - Carolina
  • Tatsu Carvalho - Jonas
  • Tereza Rachel - Mary Poppins
  • Thiago Fragoso - Vinícius Loureiro
  • Thiago Martins - Diogo Rocha
  • Tuca Andrada - Homero Junqueira
  • Val Perré - Cristóvão Rocha
  • Victor Sparapane - Gustavo
  • Viétia Zangrandi - Lílian
  • Vincenzo Richy - Billy
  • Viviane Porto - Cilene Farias
  • Werner Schünemann - Osvaldo Alvarenga Jr.
  • Xando Graça - Deodato
  • Yanna Lavigne - Susana Mendonça
  • Zeca Carvalho - Josué
●• AS CRIANÇAS •●
  • Bernadete Wilhelm - Nina Fonseca Vidal
  • Cauê Campos - Carlinhos (José Carlos Toledo de Jesus)
  • Marcela Ramalho - Alice (jovem)
  • Sabrina Nonata - Júlia Rocha Vidal
  • Xande Valois - Joaquim Fonseca Vidal
●• APRESENTANDO •●
  • Filipe Ribeiro - Fred (Frederico da Mata)
  • Kizi Vaz - Gabi (Gabriela Alvarenga)
  • Luísa Arraes - Laís Matos Pimenta
  • Marcos Veras - Norberto Vidal
  • Virgínia Rosa - Dora da Silva Rocha
●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Arlete Salles - Consuelo Pimenta
  • Laila Garin - Maria José Matos Pimenta
  • Nathália Timberg - Estela Marcondes
  • Fernanda Montenegro como Teresa Petruccelli
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4