segunda-feira, 9 de março de 2015

●• Sete Vidas •●

 
Sete Vidas foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 18 horas. Escrita por Lícia Manzo e Daniel Adjafre, com colaboração de Cecília Giannetti, Dora Castelar, Marta Góes e Rodrigo Castilho. Teve direção de Adriano Melo, Thiago Teitelroit, Bruno Martins, Pedro Freire e Jayme Monjardim. Estrelando Domingos Montagner, Débora Bloch, Isabelle Drummond, Jayme Matarazzo, Michel Noher, Thiago Rodrigues, Maria Eduarda, Ghilherme Lobo, Regina Duarte, Gisele Fróes, Ângelo Antônio, Mariana Lima, Leonardo Medeiros, Malu Galli, Maria Manoella e Maria Flor nos papéis principais Foi exibida entre 9 de Março de 2015 e 10 de Julho de 2015, em 107 capítulos, substituindo Boogie Oogie.

●• SINOPSE •●

O oceanógrafo Miguel foge de vínculos afetivos por conta de um trauma familiar: ele acredita ter provocado a morte de sua mãe na adolescência. Namorado da jornalista Lígia há pouco mais de um ano, Miguel se sente pressionado a construir uma família ao lado dela e embarca em uma expedição arriscada à Antártica para fugir da responsabilidade. Durante a viagem, o navegador sofre um acidente de barco e é dado como morto. Lígia vai até a Antártica com Lauro, melhor amigo e parceiro de trabalho de Miguel, acompanhar as buscas pelo corpo e, ao voltar para o Brasil, descobre que está grávida. Ao mesmo tempo, a estudante de medicina Júlia descobre que não é filha biológica do falecido pai, em uma aula prática do curso. Ao questionar a mãe Marta, dona de um renomado buffet, a moça é informada que o pai era estéril e que ela foi gerada por meio de inseminação artificial. Com o número de registro de seu doador anônimo, a estudante descobre que tem um meio-irmão: o biólogo marinho Pedro. Os dois marcam um encontro em uma manifestação contra a instalação de uma indústria química no centro do Rio de Janeiro. Eles não se encontram no lugar marcado, se esbarram. A atração é imediata, mas, horas depois, os dois  se identificam e iniciam um convívio marcado por um amor impossível. Pedro e Júlia enviam uma carta para o doador de número 251 e o documento é entregue a Lígia, que está grávida de Joaquim, meio-irmão deles, e decide conhecê-los. Durante um jantar na casa do biólogo, a jornalista conhece Vicente, produtor musical e pai de criação de Pedro. O convívio entre eles aumenta e acaba em casamento.

Um ano após o acidente na Antártica, Miguel volta ao Brasil e procura Lauro. O oceanógrafo conta que foi resgatado quase sem vida por um pesqueiro clandestino e, depois, abandonado sem memória em uma colônia de pescadores. Aos poucos, ele recuperou suas lembranças e agora está disposto a retomar sua vida. Ao se deparar com a notícia do casamento entre Lígia e Vicente, com a existência de Joaquim e a aparição de seus dois filhos biológicos, frutos da doação de sêmen que fez aos 16 anos de idade nos Estados Unidos, Miguel decide ir embora novamente. Ele prefere continuar dado como morto e pede para o amigo guardar o segredo. Após uma entrevista para uma amiga de Lígia, Pedro e Júlia conhecem outros meios-irmãos. O primeiro deles é Bernardo, um adolescente problemático de 16 anos, que mora na periferia de Belo Horizonte. Mãe do jovem, a professora Marlene convida os dois para conhecerem seu filho. Nesse mesmo dia, Bernardo, que anda com más companhias, embarca para o Rio de Janeiro para livrar-se de uma falsa acusação de roubo e é acolhido na casa de Pedro. Dias depois, eles conhecem Laila e Luís, gêmeos concebidos por Esther por inseminação artificial. Na época, ela formava um casal com Vivian, já falecida. Com personalidades opostas, os dois brigam muito. Ela é irreverente e não consegue ter emprego fixo. Ele é advogado, pai de dois filhos e sustenta um casamento desgastado. O convívio entre os seis meios-irmãos é abalado pelo afastamento entre Pedro e Júlia. Incapazes de controlar seus sentimentos, os dois se beijam. Sentindo-se culpados, eles interrompem a convivência. Pedro parte para um doutorado em um Instituto de Oceanografia em Fernando de Noronha, Pernambuco. Júlia desiste do curso de medicina e vai estudar restauração na Itália com o apoio do namorado Edgard (Fernando Belo).

Irmã da jornalista Lígia, Irene é incentivada pela mãe, Dália (Selma Egrei), a investir na carreira profissional. Com um alto cargo em uma agência de publicidade,  ela não prioriza os momentos com o marido, Caio, e vive adiando a maternidade. Até que Caio não suporta mais a situação. Depois da separação, a publicitária se envolve com o colega de trabalho Vinícius, tão workaholic quanto ela. Irene fica incomodada e percebe o quanto é ruim ter alguém pouco disponível ao seu lado. O relacionamento chega ao fim quando ela engravida, perde o bebê e ele não se preocupa. Sem poder ter filhos, a publicitária parte para a adoção. Logo depois, Irene conhece Diana, que faz parte da equipe de limpeza de seu trabalho e está grávida. A moça oferece seu bebê para a publicitária criar. Seis meses depois, Diana pede o bebê de volta. Ela é amparada pelo ex-marido e os dois reatam o relacionamento. Ao lado de Caio, a Irene adota uma menina.

Isabel é uma renomada terapeuta de casais, autora de best-sellers, que acredita ter em seu relacionamento com Lauro, o modelo de casal bem resolvido. Mas sua vida muda quando Luís e sua mulher Branca começam um tratamento com ela. A relação com Luís extrapola os limites profissionais e Isabel entra em crise. Ao mesmo tempo, o advogado rompe com Branca. Quando percebe a aproximação entre a mulher e um dos filhos de seu melhor amigo, Miguel, Lauro pede a separação. Solteiros, Luís e Isabel começam a namorar, mas a terapeuta não consegue lidar com os filhos do advogado e decide fazer uma especialização na França. Após o rompimento, Luís se encanta por sua professora de artes. Prima e melhor amiga de Júlia, Elisa teve uma infância complicada em função de sua dislexia. Sua mãe, Guida, dedicou tempo e recursos no desenvolvimento da filha, deixando de cuidar de si própria e se sujeitando às humilhações da irmã, Marta, para quem trabalha em um buffet renomado. Incomodada com a situação, Elisa recebe uma proposta de um olheiro, aceita e se torna modelo. A mãe é contra, pois acredita que a filha vai abandonar a faculdade de medicina. Mas Elisa, convencida pela prima, aproveita a oportunidade e viaja para o Japão. Para se adequar aos altos padrões exigidos no mundo da moda, a jovem trava uma luta contra a balança, passa a tomar remédios e desenvolve sérios transtornos alimentares. Depois de ser internada no hospital, Elisa abandona a carreira de modelo e retoma a faculdade.

Em Fernando de Noronha, Pedro conhece o professor João, primeiro nome de Miguel. Surpreso, Miguel finge que não conhece a origem do rapaz. Os dois passam a conviver e Miguel o apresenta a mergulhadora e bióloga marinha Taís. Os dois começam a namorar. De volta ao Brasil, Júlia se casa com Edgard, mas o casamento dura pouco. Ao descobrir que é fruto de uma relação extraconjugal de sua mãe com um empresário, que ainda está vivo, a restauradora viaja para Noronha e conta a novidade para Pedro. Os dois decidem ficar juntos. Júlia termina o casamento, mas o biólogo descobre que Taís está grávida e que sua gravidez é de risco. Pedro, então, renuncia ao seu amor por Júlia. Surge o sétimo meio-irmão. O ativista Felipe. O rapaz sofre de uma doença autoimune e a sua única chance de sobrevivência é um transplante de fígado de um doador compatível. Procurados pelos pais do aventureiro, Júlia, Pedro, Bernardo, Luís, Laila e Lígia, mãe de Joaquim, ficam sensibilizados com a novidade. Após uma bateria de testes, os médicos descobrem que nenhum dos irmãos se qualifica para a cirurgia. Sem alternativa, Miguel se revela e provoca uma revolução na vida de todos, principalmente na de Lígia, que se separa de Vicente. A operação de Felipe é um sucesso, mas Miguel sofre uma hemorragia e Lígia se desespera. Após a recuperação do oceanógrafo, a jornalista decide dar outra chance para o aventureiro, mas o flagra com Marina, uma antiga namorada. Miguel termina a relação com Marina e viaja para rever os pescadores que o ajudaram após seu acidente.

Felipe e Júlia decidem viajar junto com o navegador. Durante o trajeto, os dois começam a namorar. Na volta, Júlia incentiva Lígia a perdoar Miguel. Apesar de lutar contra seu sentimento, Lígia se acerta com Miguel e os dois passam a viver juntos. Enquanto isso, Vicente conhece a cantora Luísa, amiga de Taís e os dois também começam a namorar, e Taís termina o relacionamento com Pedro após descobrir que ele e Júlia não são irmãos e que os dois viveram uma paixão. Apesar de tentar recuperar o casamento, Pedro vê que seu amor por Júlia não morreu e se declara para ela. A restauradora afirma que gosta de Felipe e não cede aos encantos do biólogo. A união entre Lígia e Miguel sofre mais um abalo. O navegador é surpreendido com a morte do pai e fica desorientado ao rever a antiga vizinha, dona Cida. Ele lembra a discussão que teve com o pai, suspeito de ter abusado sexualmente de Luzia, filha de dona Cida. Desesperado, o oceanógrafo saiu de casa de moto. A mãe dele foi atrás de carro e acabou morrendo em um acidente. No hospital, dona Cida defendeu a integridade do pai de Miguel, e o rapaz foi morar nos Estados Unidos. Ao retomar a consciência, Miguel percebe que perdeu o filho Joaquim na praia. A criança é encontrada e, apesar dos pedidos de Lígia para ele perdoar a si mesmo, o navegador resolve trabalhar na Espanha por seis meses. A jornalista termina o relacionamento. Antes de embarcar, Júlia alerta Miguel que dona Cida mentiu sobre a morte de sua filha Luzia, mas ele não desiste da viagem.

Mãe de Bernardo e professora da rede pública na periferia de Belo Horizonte, Marlenese muda para o Rio de Janeiro após conseguir emprego para viver com o filho. Lá, conhece Durval, que passa a morar com os dois. Durval é viciado em jogos, principalmente em corrida de cavalos. Ele começa a pegar dinheiro emprestado com a mulher para sustentar o vício. Segundo ele, o dinheiro é para pagar a pensão de sua filha. Após descobrir a mentira do padrasto, Bernardo é  humilhado por ele. A perseguição termina quando Durval é desmascarado pela ex-mulher, mas a separação entre Marlene e o malandro dura pouco. Ele admite ser viciado em jogo e convence Marlene a aceitá-lo de volta. Bernardo não se conforma, foge de casa e vai para Belo Horizonte. Mas o jovem é convencido pelo meio-irmão Pedro a morar com ele no Rio de Janeiro. Marlene nota que Durval não tratou seu vício como havia prometido e rompe de vez com ele.

O oceanógrafo volta antes do prazo previsto para enfrentar o trauma familiar. Após conversar com Luzia e descobrir que seu pai realmente a havia estuprado, Miguel decide se fixar no Brasil e tenta resgatar a relação afetiva com seus filhos. Sem saber da volta de Miguel, Lígia se reaproxima de Vicente e os dois reatam o relacionamento. Júlia convence Pedro a se reaproximar de Miguel, e Lígia fica balançada com a mudança de comportamento do ex. Vicente percebe e rompe com a jornalista. Enquanto isso, Júlia desiste de morar com Felipe em outro país e vai trabalhar no interior de São Paulo. Ainda apaixonada por Miguel, Lígia se declara para o oceanógrafo e os dois ficam juntos. Para comemorar o aniversário de três anos de Joaquim, o casal decide convidar todos os meios-irmãos, inclusive Júlia, que “adotou” Miguel como pai, para uma curta viagem de barco. No dia marcado, Bernardo, Laila, Luís, Pedro e Júlia se encontram com o casal e o menino no barco chamado Sete Vidas. Já em alto mar, todos se reúnem em torno do laptop e se deparam com a imagem de Felipe, que manda um beijo direto da África. Durante o trajeto, Pedro e Júlia se beijam e ficam juntos.

●• ELENCO •●
  • Adriano Garib - Antônio Fragoso
  • Alexandre Liuzzi - Inácio
  • André Frateschi - Arthurzinho (Arthur Martins Vieira)
  • Bernardo Berruezo - Joaquim
  • Bianca Comparato - Diana Ferreira da Silva
  • Brenda Vitoi - Bruna
  • Bruno Mello - Delegado Barros
  • Camilla Amado - Dona Cida
  • Camilo Bevilacqua - Murilo
  • Celso Frateschi - Augusto Oliveira Sanches
  • Clarisse Derzié Luz - Cida (jovem)
  • Cláudia Mello - Guida de Moraes Ribeiro
  • Cláudio Jaborandy - Durval
  • Cláudio Mendes - Padre Jonas
  • Cristine Perón - Bia
  • Cynthia Senek - Luzia (jovem)
  • Cyria Coentro - Marlene Figueira Meira
  • Débora Bloch - Lígia Fiúza Macedo
  • Dieter Führich - Thiago
  • Domingos Montagner - Miguel Oliveira Sanches
  • Dudu Oliveira - Ivan 
  • Eline Porto - Luísa
  • Emílio de Mello - Vinícius
  • Fábio Herford - Eriberto de Souza e Melo
  • Fernanda Rodrigues - Virgínia Ferreira
  • Fernando Alves Pinto - Caio
  • Fernando Belo - Edgard Pires Monteiro
  • Fernando Eiras - Renan
  • Ghilherme Lobo - Bernardo Figueira Meira
  • Gustavo Machado - Renato
  • Isabelle Drummond - Júlia de Moraes Brandão
  • Jayme Matarazzo - Pedro Martins Vieira
  • Jean Pierre Noher - Diego Viegas
  • Ju Colombo - Graça
  • Júlia Konrad - Valentina
  • Letícia Colin - Elisa Moraes Ribeiro
  • Lígia Cortez - Beatriz Soares Viegas
  • Luiz Serra - Aníbal
  • Marcelo Argenta - Marcos Pereira de Abreu
  • Marcílio Nogueira - Augusto Oliveira Sanches
  • Maria Eduarda de Carvalho - Laila Thompson Viana
  • Maria Flor - Taís Medeiros
  • Maria Manoella - Branca Viana
  • Maurício de Barros - Ideílson
  • Michel Noher - Felipe Soares Viegas
  • Pedro Lamin - Flávio
  • Prazeres Barbosa - Dona Ana
  • Rogério Fróes - Eliseo de Souza e Melo
  • Rogério Marcico - Augusto Oliveira Sanches
  • Sílvia Lourenço - Olívia
  • Silvia Massari - Helô
  • Simone Soares - Soraya
  • Stella Maria Rodrigues - Mariinha
  • Susana Ribeiro - Luzia
  • Sylvia Massari - Helô (Heloísa Duarte)
  • Talita Tilieri - Bárbara
  • Thaís Garayp - Rosa
  • Thiago Rodrigues - Luís Thompson Viana
  • Thierry Tremouroux - Carlos

●• AS CRIANÇAS •●
  • Gabriel Palhares - Luca Viana
  • Milena Melo - Sofia Viana

●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Ângelo Antônio - Vicente Martins Vieira
  • Celso Frateschi - Augusto Oliveira Sanches (jovem)
  • Jesuíta Barbosa - João Miguel Oliveira Sanches (jovem)
  • Jonas Bloch - José Renato Werneck
  • Leonardo Medeiros - Lauro Barreto

●• ATRIZES CONVIDADAS •●
  • Cláudia Netto - Catarina Oliveira Sanches
  • Mariana Lima - Isabel Barreto
  • Malu Galli - Irene Fiúza Macedo
  • Selma Egrei - Dália Fiúza Macedo
  • Vanessa Gerbelli - Marina Bastos

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Gisele Fróes - Marta de Moraes Brandão
  • Juliana Carneiro da Cunha - Lúcia Monteiro
  • Walderez de Barros - Iara Martins Vieira


  • Regina Duarte como Esther Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário