●• Além do Tempo •●

Por julho 13, 2015
 
Além do Tempo foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 18 horas. Escrita por Elizabeth Jhin, com colaboração de Eliane Garcia, Lílian Garcia, Duba Elia, Vinícius Vianna, Wagner de Assis e Renata Jhin. Teve direção de Luciana Oliveira, Roberta Richard, Davi Lacerda e Rogério Gomes. Estrelando Alinne Moraes, Rafael Cardoso, Paolla Oliveira, Ana Beatriz Nogueira, Emílio Dantas, Irene Ravache, Juca de Oliveira, Carlos Vereza, Luís Melo, Louise Cardoso, Letícia Persiles, Michel Melamed, Felipe Camargo, Júlia Lemmertz, Luiz Carlos Vasconcelos nos papéis principais Foi exibida entre 13 de julho de 2015 e 15 de janeiro de 2016, em 161 capítulos, substituindo Sete Vidas.

●• SINOPSE •●

Século XIX, em Campobello, região que se desenvolve graças à colonização italiana e ao cultivo de uvas, no sul do Brasil. A dona da taberna da cidade, Emília, preocupa-se com o futuro da filha, Lívia, e manda a jovem para o convento. A saúde frágil de Emília faz com que a noviça obedeça à mãe. Emília ainda é contra a paixão de Pedro por Lívia. Os dois são amigos de infância, mas a noviça o considera como irmão. Ele é filho de Gema, a melhor amiga da dona da taberna, e irmão de Anita, fiel escudeira de Lívia. Mas é a notícia da volta da família da Condessa Vitória Castellini para Campobello que deixa Emília nervosa e mais ansiosa pelos votos perpétuos da filha. Emília pertencia a um grupo de saltimbancos e usava o codinome “Allegra” no passado. Durante uma apresentação, ela conheceu e se apaixonou por Bernardo, único filho da Condessa Vitória Castellini. Os dois enfrentaram a resistência da mãe do rapaz e as dificuldades para ficar juntos. Certo dia, a Condessa Vitória, com a ajuda do capataz Bento, armou um acidente para Emília, mas era Bernardo quem estava no lugar da amada. O jovem foi dado como morto, e Emília escondeu a gravidez da família Castellini. Nem mesmo a filha Lívia conhecia o passado da mãe. Junto com a Condessa Vitória também vem o Conde Felipe, sobrinho-neto da nobre por quem Lívia se apaixona. Viúvo e pai de Alex, Felipe está prestes a se casar com Melissa, filha de Dorotéia, mas fica encantado pela moça ao salvá-la de um acidente. Dias depois, a noviça foge do convento, por algumas horas, para se divertir com a amiga Rita e encontra o Conde na festa da colheita da uva, em Campobello. O amor entre os dois é inevitável.

Emília tenta manter a filha longe dos Castellini, mas os planos dela fracassam. Sua taberna é queimada a mando da Condessa Vitória, que deseja expulsá-la de Campobello, e ela fica doente após inalar fumaça. Ao saber da notícia, Lívia vai ao encontro da mãe e descobre a verdade de sua origem. A Condessa Vitória teme que o filho reencontre a rival. Emília acredita que Bernardo está vivo e desmemoriado. Lívia desiste do noviciado, ao saber que é neta da Condessa Vitória. Ela vai trabalhar no casarão da avó para descobrir o paradeiro do pai e conseguir mais detalhes de um possível envolvimento da Condessa na misteriosa “morte” do filho. Lívia se afeiçoa a Vitória e luta contra o ciúme desmedido de Melissa, noiva de Conde Felipe. Tempos depois, a ex-noviça descobre que a avó deixou Bernardo internado em um hospital psiquiátrico, porque ele permaneceu inconsciente depois do acidente. O que a nobre não esperava era a fuga do filho. Agora, Vitória temia o possível encontro entre o herdeiro e Emília. Condessa Vitória não desconfia que o filho Bernardo está sob os cuidados de Emília, e que Lívia é sua neta. O primeiro a tomar conhecimento de toda  história é o Conde Felipe, que descobre a verdade por meio de Pedro. Felipe não se conforma com a mentira de Lívia e decide manter o noivado com Melissa. Mas antes do casamento, o Conde lê o diário da ex-mulher e descobre que a atual noiva foi culpada pelo fim de seu primeiro casamento. Ao abandoná-la no altar, ele vai atrás de Lívia e os dois decidem ficar juntos. Melissa fica indignada com o fim do relacionamento e conta com a ajuda de Pedro para arruinar a relação de Rafael e Lívia. Ao surpreender o casal, Pedro duela com o Conde. Durante o embate, Melissa surge e empurra Lívia de um penhasco. Felipe tenta salvá-la, mas Pedro mata Melissa e, em seguida, mata o nobre, que cai no abismo junto com a amada.  

Cerca de 150 anos depois, personagens voltam com os mesmos nomes e alguma ligação entre si, mas com personalidades distintas do século XIX. A trama recomeça com a troca de olhar entre Lívia e Felipe no metrô do Rio de Janeiro. Ela está atrasada para uma reunião e ele, que vive em Belarrosa, no sul do país, está na cidade para apresentar um de seus vinhos a um sommelier. Lívia é enóloga e filha de Emília. Sua família é dona da Beraldini, grande empresa de importação e exportação de vinhos. Ela é noiva de Pedro, um dos diretores da Beraldini. Felipe é casado com Melissa e pai de Alex. Ele é dono de uma pequena vinícola, chamada Campobello, e não ambiciona ficar rico. O empresário prefere fazer um bom vinho, em pequena escala, a sacrificar a qualidade de seu produto. Lívia e Felipe se cruzam novamente quando a enóloga vai a Belarrosa com Anita, sua executiva-assistente e amiga, para obter informações sobre uma vinícola que está prestes a falir e que pode ser um bom negócio para a sua empresa. Lá, ela encontra Felipe em uma festa tradicional da cidade. Eles se atraem e, a princípio, tentam controlar a paixão. Emília descobre que a vinícola prestes a falir pertence à Vitória, sua mãe. No passado, Vitória abandonou a filha, no dia em que a menina completou sete anos e o então marido Alberto e fugiu com o amante. Anos depois, Vitória se casou novamente, desta vez, com o dono da vinícola Ventura, que foi levada à falência por causa da má gestão de seu enteado, Bento.

Sem saber que a mãe se arrependeu e voltou para buscá-la logo após sair de casa, Emília cresceu com sede de vingança. Com a venda da Ventura, a dona da Beraldini vê a oportunidade de deixar Vitória sem bens. Emília expulsa Vitória de casa e ninguém entende o ódio da empresária por aquela mulher. Enquanto isso, Lívia e Felipe não conseguem conter o que sentem um pelo outro e provocam a ira de Melissa e Pedro. Melissa chega a sequestrar o próprio filho para intimidar o ex-marido. Mas nada disso muda a decisão do casal que luta contra o ciúme e as chantagens dos ex-parceiros. Bernardo vai para Belarrosa supostamente para escrever um livro. Mas, no fundo, outra razão o levou até lá. Ele desejava descobrir a identidade de seus pais biológicos. Durante a procura, o escritor conheceu Emília. Apesar de, no começo, não simpatizarem um com o outro, os dois acabam se envolvendo e Bernardo descobre que é filho de Guillermo Ventura, ex-marido de Vitória. Bernardo decide interromper o processo de venda da vinícola Ventura. A relação entre Emília e o escritor fica estremecida com a revelação e piora quando Bernardo descobre as armações da amada contra Vitória. Além dos contratempos que Lívia enfrenta com Felipe por terem assumido a relação, ela fica atônita com o segredo da mãe. Com a vinda de seu avô Alberto da Itália para o Brasil, a enóloga descobre o parentesco ao ouvir uma conversa entre Emília, e ele. Ninguém sabe, mas Alberto voltou para contar a Vitória, sua ex-mulher, que mentiu para “Mili” e pedir-lhe perdão. Vitória fica desnorteada após descobrir que a filha não morreu, mas decide ir atrás dela. A empresária não acredita na mãe e Lívia pede demissão da Beraldini por divergir das opiniões e atitudes de Emília. Dias depois, Alberto conta para a filha que mentiu por vingança.

No passado, Vitória tentou uma reaproximação após fugir por conta de uma paixão repentina, mas recebeu a notícia de que sua filha Mili havia morrido. A história havia sido foi inventada por Alberto, que carregado de mágoa e raiva, conseguiu um atestado de óbito da criança. Confusa com a confissão do pai, Emília sai às pressas de carro e sofre um acidente. Ao recuperar a consciência, a empresária perdoa a mãe. Antes mesmo de perdoar o pai, Alberto morre ao cair da escada tentando pedir perdão à filha de joelhos. Apesar da perda, algo de bom acontece na vida de Emília. Ela é surpreendida com o pedido de casamento de Bernardo. Nem todos conseguiram corrigir os erros de vidas passadas. É o caso de Pedro. Revoltado com o fim do noivado com Lívia, ele tenta comprar, sem sucesso, a vinícola de Felipe. O vilão fica enfurecido ao descobrir que a ex e o rival agora são sócios da Campobello, e que seu plano fracassou. Para provocar o vinicultor, Pedro sequestra Alex, filho de Felipe e Melissa, mas o menino é salvo pelo pai. Momentos depois, Pedro surpreende Lívia e Felipe. Ele atira no rival e, mais uma vez, o casal fica pendurado no precipício. Melissa surge, mas, desta vez, mata o vilão e salva os dois apaixonados. Dias depois, a loira decide buscar tratamento psiquiátrico no Rio de Janeiro. O tempo passa, a produção de vinhos da Campobello é um sucesso e todos conseguem seguir a vida sem mágoas.

●• ELENCO •●
  • Adriano Peterman - Gibão
  • Alinne Moraes - Lívia Beraldini/Lívia Diffiori
  • Ana Flávia Cavalcanti - Carola
  • Cadú Libonati - José Mateus Queiroz
  • Caetano O'Maihlan - Dr. Marcelo
  • Caio Paduan - Afonso Santarém
  • Camilla Carandino - Solange
  • Carolina Kasting - Rosa Del Cosso/Rosa Ventana
  • Cassiano Carneiro - Walmir Prechetis
  • Dani Barros - Severa Bertioga/Severa Santarém
  • Daniela Fontan - Rita
  • Dedina Bernardelli - Marina
  • Emílio Dantas - Pedro de Lucca
  • Felipe Camargo - Bernardo Boldrin/Conde Bernardo Castellini
  • Felipe Fagundes - Bento (jovem)
  • Flávio Ortiz - José
  • Flora Diegues - Bianca Cristina Pasqualino/Bianca Vicenzo
  • Gabriella Saraivah - Clara
  • Gustavo Machado - Alberto Navona (jovem)
  • Henrique Taxman - Dr. Américo
  • Ida Celina - Dona Amélia
  • Inês Peixoto - Salomé Pasqualino
  • Isabel Gueron - Maria Benvinda Ventura
  • João Pedro Zappa - Bento Ventura (jovem)
  • Júnior Lima - Dr. Amadeo
  • Klara Castanho - Alice Del Cosso Ventura
  • Letícia Persiles - Anita de Lucca
  • Léo Wainer - Sr. Rogério
  • Louise Cardoso - Gema de Lucca/Gema Queiróz
  • Luciano Pullig - Manoel
  • Luiz Carlos Vasconcelos - Bento Silvino/Bento Ventura
  • Marcelo Torreão - Belisário Botelho/Dr. Belisário Botelho
  • Mareliz Rodrigues - Ângela
  • Maria Joana - Michele
  • Maria Mônica - Hermengarda
  • Marcos França - Sr. Michel
  • Michel Melamed - Ariel
  • Natascha Stransky - Letícia
  • Nica Bomfim - Neném (Raimunda Botelho)/Neném (Raimunda Pescolato)
  • Nikolas Antunes - Maurício
  • Norma Blum - Irmã Lúcia/Matilde Carmosino
  • Paolla Oliveira - Melissa Borghini/Melissa Sampaio
  • Paula Possani - Vitória Ventura (jovem)
  • Paulo Giardini - Dr. Humberto
  • Rafael Cardoso - Conde Felipe Castellini/Felipe Santarém
  • Roberto Birindelli - Guilhermo Ventura
  • Roberto Pirillo - Genaro Donatelli
  • Rômulo Estrela - Roberto Benini/Roberto Borghini
  • Saulo Arcoverde - Cícero
  • Theresa Amayo - Adélia
  • Thommy Schiavo - Tomás
  • Val Perré - Raul de Assis/Raul Fontana
  • Wagner Santisteban - Pérsio Luís Botelho
  • Zé Carlos Machado - Ernesto Queiróz

●• AS CRIANÇAS •●
  • Enzo Simi - Bento Ventura (criança)
  • João Gabriel D'Aleluia - Chico (Francisco de Assis)
  • Kadu Schons - Alex Castellini/Alex Santarém
  • Mel Maia - Felícia Cristina Pasqualino/Felícia Vicenzo

●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Carlos Vereza - Luís Carmosino/Padre Luís
  • Juca de Oliveira - Alberto Navona/Conde Alberto Castellini
  • Luís Melo - Massimo Pasqualino/Massimo Vicenzo
  • Othon Bastos - Mestre

●• ATRIZES CONVIDADAS •●
  • Ana Beatriz Nogueira - Emília Diffiori/Emília Navona Beraldini
  • Júlia Lemmertz - Dorotéia Borghini/Dorotéia Sampaio

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Nívea Maria - Zilda Ventura Santarém
  • Bernardo Marinho - Conde Bernardo Castellini (jovem)
  • Gabriela Di Grecco - Emília Diffiori (jovem)
  • Elisa Brites - Berenice Benini/Condessa Berenice Castellini


  • Irene Ravache como Condessa Vitória Castellini/Vitória Ventura
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4