●• A Regra do Jogo •●

Por agosto 31, 2015
Foto: A Regra do Jogo 
A Regra do Jogo foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 21 horas. Escrita por João Emanuel Carneiro com a colaboração de Alessandro Marson, Thereza Falcão, Antônio Prata, Cláudio Simões, Paula Amaral e Fábio Mendes. Teve direção de Marcelo Travesso, Henrique Sauer, Enrique Díaz, Guto Arruda Botelho, Joana Jabace, Paulo Silvestrini e Amora Mautner. Estrelando Alexandre Nero, Giovanna Antonelli, Vanessa Giácomo, Cauã Reymond, Tony Ramos, Cássia Kis, Susana Vieira, José de Abreu, Renata Sorrah, Tonico Pereira, Eduardo Moscovis, Bárbara Paz, Marco Pigossi, Bruna Linzmeyer, Deborah Evelyn, Juliano Cazarré e Carmo Dalla Vecchia nos papéis principais. Foi exibita entre 31 de agosto de 2015 e 11 de março de 2016, em 167 capítulos, substituindo Babilônia.

●• SINOPSE •●

Nos anos 1990, uma chacina choca Seropédica, no Rio de Janeiro. Romero Rômulo é chamado para promover uma negociação entre bandidos e a polícia, mas, ao contrário do que esperava, ele vê a morte de dezenas de inocentes, entre eles um importante cientista. Apenas duas crianças sobrevivem ao “Massacre de Seropédica”: Dante e Maria Vitória, a Tóia. Para a polícia e o ex-vereador, o culpado pelas mortes é Zé Maria, que jura ser inocente. Sem lembranças do passado trágico, Tóia é criada por Djanira, mãe de Romero e mulher de Zé Maria. A professora e moradora do Morro da Macaca nunca perdoou o filho por acusar o marido. Ela sempre acreditou na inocência do pai de Juliano. Para evitar a prisão, Zé Maria deixa a comunidade e o menino sob os cuidados de Djanira. Apesar de crescerem juntos, Tóia e Juliano se apaixonam e começam a namorar bem jovens. O sonho era chegar ao altar, mas o casamento dos dois é adiado pela prisão injusta do lutador de MMA. Juliano passa quatro anos na cadeia, acusado de porte de drogas. Ao ganhar liberdade condicional, o atleta acredita que foi vítima de uma armação do bando criminoso e promete vingança. Dante é adotado por Romero e Kiki e criado pelos avós maternos, o empresário milionário Gibson e Nora. Ele se torna policial e seu principal alvo é Zé Maria, quem julga ser o assassino de seus pais biológicos. Isso também o torna inimigo de Juliano. O Morro da Macaca é uma comunidade que deu certo por conta do olhar empreendedor de Adisabeba. A ex-prostituta recebe ajuda de Zé Maria e constrói imóveis para alugar. Além das casas, ela é dona de um hostel e de uma boate. A principal atração da Caverna da Macaca é Mc Merlô e suas dançarinas Ninfa e Alisson. Filho único de Adisabeba, o rapaz é mimado e faz sucesso com as mulheres. Amigo de Juliano, o funkeiro tenta administrar a escolinha de artes marciais do professor, após a prisão do lutador. Mas não obtém sucesso e o espaço perde os patrocinadores.

Idealizadora, promoter e gerente da casa noturna, Tóia é o braço direito de Adisabeba. Apesar da forte relação entre as duas, Djanira não gosta da patroa da filha. No passado, as duas eram amigas, mas romperam a relação porque ambas se apaixonaram por Zé Maria e ele escolheu ficar com Djanira. O amor de Juliano e Tóia resistiu aos quatro anos de prisão do lutador. Novamente juntos, eles retomam os planos da união, mas a felicidade do casal dura pouco. Ao ver Djanira passar mal e precisar operar com urgência um aneurisma perto da bacia, Tóia toma medidas precipitadas. A promoter usa as economias para salvar a mãe e sofre um golpe de um falso médico. Desesperada, ela rouba a boate. A operação é um sucesso, mas Tóia confessa o crime à Adisabeba e é presa. Mais uma vez, o casal é separado. Romero comete delitos desde criança. Apesar de repreendido por Djanira, o garoto não para de roubar e, aos 11 anos de idade, é expulso de casa. Acaba encontrado nas ruas por Ascânio, que o cria e torna-se  cúmplice de seus crimes. Já a relação entre mãe e filho piora depois do "Massacre de Seropédica". Djanira acredita que Romero é o responsável pela chacina, mas ele atribui a culpa a Zé Maria, marido da professora. Para ajudar a filha adotiva, Tóia, Djanira procura Romero. A princípio, o ex-vereador afirma que não irá ajudá-la, mas volta atrás e consegue a liberdade da promoter. O falso herói, que tem uma doença autoimune, aproveita a situação e a enfermidade para se reaproximar da mãe. Na realidade, ele deseja ganhar a confiança da mãe para conquistar Tóia. Foragido da polícia desde o “Massacre de Seropédica”, Zé Maria reaparece e procura por Juliano no Morro da Macaca. Ele conta para o filho que virou pintor, pede para que ele abandone o plano de vingança contra a facção e vá embora da comunidade. Apesar da insistência do pai, o lutador não desiste da ideia de provar sua inocência. Juliano, que decidiu abrir mão da carreira para se tornar professor de artes marciais, não se conforma por ser malvisto na comunidade. Afinal de contas, sua escola tirou mais de 40 meninos do crime.

A convivência entre pai e filho fica mais próxima e Djanira também volta a reencontrar o marido. Ao descobrir que a mãe e o namorado mentiram para verem Zé Maria, Tóia briga com ambos. Apesar de acreditarem na inocência do foragido, ela desconfia do pai de Juliano. Romero Rômulo tem uma vida dupla. Para muitos, ele sustenta o papel de herói, homem íntegro, humilde, trabalhador e namorado de Paty. Na verdade, o bandido adora ostentar. Ele finge morar em um simples apartamento, mas é dono da cobertura do prédio onde mantém encontros com garotas de programa. Além disso, sua fundação é de fachada e serve para recrutar novos membros para a organização criminosa.Ao ser desmascarado pela namorada, Romero mente e rompe com Paty. Em seguida, conhece Atena no mesmo bar. Atena também tem é uma impostora. Até o nome é de mentira. O verdadeiro é Francineide. Ela finge ser rica, mas é uma estelionatária procurada pela polícia. A criminosa passa a investigar a vida de Romero. Após descobrir que ele é membro da facção e que suborna Ascânio, Atena consegue provas para incriminá-lo e o rouba. No entanto, decide revelar sua verdadeira identidade para o bandido e propõe uma sociedade. Indignado, o ex-vereador rompe o relacionamento, mas um não vive sem o outro. No passado, Romero Rômulo foi casado com Kiki Stewart, filha de Gibson, dono de uma indústria farmacêutica, e Nora. Após o “Massacre de Seropédica”, o casal adota Dante. No entanto, o convívio familiar é interrompido pelo sequestro e pela suposta morte de Kiki. O sequestro e a falsa morte da irmã deixam sequelas em Nelita, que presenciou o episódio. Com transtorno de personalidade, Nelita foi internada várias vezes em clínicas psiquiátricas e seus filhos, Belisa e Césario, também foram criados pelos avós. Belisa não se conforma por desconhecer a identidade do pai e não aceita a doença da mãe, o que piora as crises de Nelita. A jovem é cantora e namora Dante.

Funcionário da empresa de Gibson, Orlando passa a frequentar a casa dos Stewart e, com o tempo, se aproxima de Nelita. Ele vê na mulher uma porta de entrada definitiva na rica família. Os dois começam a namorar e, em seguida, anunciam o noivado. Belisa é a única que desconfia das intenções do futuro padrasto. O que ninguém suspeita é que Orlando tem envolvimento com a quadrilha. Foi dele a ideia de roubar a fórmula do cientista morto no “Massacre de Seropédica”. Apesar de Romero ter organizado todo plano para a facção, Orlando é quem recebeu os louros da missão. De cientista medíocre, ele passou a ser referência no mercado farmacêutico e, para decepção do ex-vereador, ainda foi promovido na facção. Os dois são rivais. A meta de Romero é ascender dentro da facção criminosa e enriquecer ainda mais. No entanto, a reaproximação com a mãe, a descoberta da doença autoimune e a chegada de Tóia perturbam a vida o ex-vereador. Mas ele é capaz de tudo para conquistar o que quer. Afastar Juliano de Tóia é o primeiro passo. Romero patrocina a nova escola de lutas do ex-atleta no Morro da Macaca, mas paga Bola para colocar droga na mochila do professor e avisa à polícia. Juliano é preso no dia da inauguração da escola, mas o próprio Romero consegue soltá-lo. Tudo não passa de mais uma manobra para ficar mais perto da promoter. Zé Maria não se conforma com as armações do rival e alerta o filho. A desconfiança de Juliano incomoda Tóia, que acredita na boa índole do ex-vereador e não gosta do futuro sogro. Para ter provas contra Zé Maria, Tóia o segue e descobre que o foragido, ao contrário do que todos pensavam, leva uma vida boa.  A promoter procura Djanira e mostra para a mãe a casa do pai de Juliano. A professora fica chocada com a descoberta e perde a confiança no marido.

O relacionamento de Tóia e Juliano fica abalado, e ela promete ajudar o policial Dante a prender Zé Maria. A promoter, mais uma vez, segue o pai do namorado até Ilha Grande, Rio de janeiro, e acaba na mira dos bandidos da facção. Zé Maria manda seus capangas matá-la. Ela é jogada em um barco furado, mas consegue escapar. A polícia chega ao local e a quadrilha suspende a missão. Ao saber que Tóia corre perigo, Juliano também vai atrás dela. Durante as buscas, Zé Maria encontra a promoter e a ajuda a fugir da organização criminosa. Minutos depois, Juliano encontra os dois e ela, sem ter muita certeza, diz que foi salva por Zé. Tóia e Juliano decidem se casar. Mas, dias antes do matrimônio, Djanira vai até a casa de Romero, e descobre que ele e Zé Maria são cúmplices. A professora confronta o filho e Romero assume que não deixará sua filha adotiva se casar. O ex-vereador cumpre o prometido. Primeiro, ele revela para Tóia e Juliano que é filho de Djanira e que foi rejeitado pela mãe na infância. Mesmo abalada com a revelação, Tóia segue com os preparativos para a união com Juliano. No dia da cerimônia, Romero pede para conversar com a promoter e faz outra revelação. Ele mostra a certidão original de Tóia e afirma que ela é filha do cientista morto no “Massacre de Seropédica”. A promoter sempre achou que foi adotada por Djanira depois que os pais morreram em um acidente. Para piorar a situação, o ex-vereador ainda garante que Juliano sabia de toda história. Ao descobrir a verdade sobre sua origem, Tóia decide se vingar de Zé Maria, o assassino de seus pais biológicos. A promoter também desiste de se casar com Juliano. O lutador tenta se defender, mas Tóia é irredutível e anuncia o fim da cerimônia para os convidados. Logo em seguida, a polícia invade a festa de casamento em busca de Zé Maria. Membros da facção trocam tiros com policiais, e Djanira morre ao ser atingida no peito. Ninguém sabe de onde partiu o tiro que matou a professora, mas Tóia tem uma certeza: Juliano é bandido como o pai. Abalada, ela aceita o apoio de Romero e passa a morar no apartamento do ex-vereador. A decisão incomoda Juliano e Atena, que é apaixonada pelo criminoso.

A vida não está fácil para Juliano. Após a morte de Djanira e o fim do casamento com Tóia , o ex-atleta decide investigar a vida do pai e descobre que a amada não estava errada. Ele vê Zé Maria atuando pela facção e, depois, o próprio Zé afirma que mentiu sobre seu passado. Decepcionado, Juliano promete que colocará o pai atrás das grades e procura Dante na delegacia. Ele conta a verdade para o policial e avisa que irá cooperar para prender seu pai. Em seguida, o lutador procura Adisabeba, pois sabe que ela mantém Zé Maria escondido no Morro da Macaca. Zé e Adisabeba reataram o namoro após a morte de Djanira. No entanto, os planos de Juliano fracassam. Ele e Dante caem em uma emboscada da facção e o policial desconfia da boa intenção do filho do foragido. Apesar da tentativa frustrada de prender o pai, Juliano não desiste de provar sua inocência para Tóia. Mais uma vez, ele questiona o caráter de Romero e garante que não descansará até prender Zé Maria. A promoter fica confusa, mas Romero reitera que o lutador é membro da facção. Rejeitado por Tóia, Juliano se aproxima de Belisa. A jovem, que rompeu com Dante e não suporta o namorado da mãe, havia sido internada em uma clínica psiquiátrica por causa do padastro, Orlando. Para desmascar Orlando, ela pede ajuda para o lutador. Belisa também quer acabar com a facção e mostrar que o padrasto é um impostor. Os dois começam a namorar. Ao descobrir o namoro de Juliano e Belisa, Tóia não resiste ao charme de Romero. Atena faz de tudo para atrapalhar a vida dos dois. Segundo, o ex-vereador Atena é uma mulher que não aceita o fim do relacionamento. O tempo passa e Romero pede Tóia em namoro. Os dois fazem uma viagem para Paraty, no Rio de Janeiro. O que Romero não sabe é que ele e Tóia estão na mira da facção. Depois de levar um fora, Atena descobre a traição de Romero e conta para Zé Maria que ele e sua namorada estão em Paraty. Zé e seus capangas tentam colocar um fim na maior ameaça à facção, Tóia. A organização criminosa teme que Romero revele que o pai da promoter é o criador da fórmula roubada no “Massacre de Seropédica”. Atena se arrepende ao ver Romero nas mãos da facção e o ajuda a escapar da morte. Em seguida, o ex-vereador consegue libertar Tóia. De volta ao Rio de Janeiro, Romero esconde a namorada, que não entende porque está sendo perseguida pela quadrilha.

O principal chefe do bando é chamado de Pai pelos membros da organização. Poucos conhecem sua identidade. Tio é o braço direito dele, mas acaba preso e Zé Maria assume o posto de Tio. Após cumprir mais uma missão, Orlando é informado que irá conhecer o Pai. Ele fica surpreso ao descobrir que seu futuro sogro, Gibson Stewart, é o chefe da organização criminosa. No passado, a família Stewart sofreu um assalto traumático. Sem obter justiça imediata pelo crime, Gibson contratou bandidos para executar seus algozes. A partir daí, teve a ideia de criar a facção. O verdadeiro nome de Orlando é Ubiraci, o Bira. No passado, ele foi casado com Lara. Ao ver a foto do marido desaparecido no jornal com Nelita, ela decide ir atrás dele. Apaixonada, Lara aceita se tornar amante de Bira e mente para a família Stewart. Ela afirma que é perseguida pelo ex-marido e é prima de Orlando. Com o tempo, Lara nota que o ex-marido mudou e, ao mesmo tempo, fica próxima de Dante. A moça decide se afastar de Orlando e morar no Morro da Macaca. Apesar de se envolver com Dante, ela tenta evitá-lo. Romero Rômulo deve a vida à Atena, que guarda uma cópia de documentos da facção e, assim, garante vantagem no jogo da organização criminosa. Após analisar os dados da facção, o ex-vereador desconfia de uma verba enviada pela organização para um endereço há anos. Romero decide checar o local e descobre que sua ex-mulher Kiki Stewart está viva. O ex-vereador descobre que Kiki foi sequestrada pelo próprio pai e que Gibson é o chefe da facção. Chocado, Romero sugere que ela fuja. Entretanto, Kiki prende o ex-marido no cativeiro porque ele também participou de seu sequestro. Durante a prisão, Romero se surpreende ao ver que a ex-mulher tem uma filha com Zé Maria, seu carcereiro. Dias depois, Kiki teme que Zé Maria encontre Romero e o liberta. Ao deixar o cativeiro, Romero constata que Tóia e Atena foram sequestradas pela facção. Mas a situação volta a ser favorável para Romero que negocia com Gibson. O ex-vereador ainda é promovido dentro da organização criminosa.

Dante flagra Orlando e Lara juntos. Mesmo com o passado de Orlando revelado, Nelita se casa com ele. Para desmascarar o ex-marido, Lara grava uma conversa com ele e mostra para Nelita. Ao saber da gravação, Orlando vai até a casa de Lara e a agride. A moça é salva por Dante. Desnorteado, Orlando foge. Pouco tempo depois, ele invade a mansão da família Stewart e sequestra Gibson. O Pai é salvo por Zé Maria e o sequestrador é morto. O policial acredita que a facção matou Orlando e, durante sua investigação sobre o bandido, desvenda o passado de Tóia. Em seguida, ele conversa com o avô e conclui que a promoter é a herdeira da fórmula do remédio. Encurralado, Gibson é obrigado a dividir parte do lucro da empresa com Tóia. Ao receber a notícia, Tóia passa mal e nomeia Romero como seu representante. Para provar sua gratidão pelo ex-vereador, ela também aceita se casar com ele. Zé Maria foi o cárcere de Kiki por quase dez anos e os dois acabaram se envolvendo. Eles são pais de Aninha. O frágil clima de família feliz é quebrado quando a professora da menina aparece na casa para entender como é a rotina da criança que representa o lar como uma prisão. A visita deixa Gibson, que toma conta de todos os passos da filha, preocupado. O magnata afasta a neta de Kiki, que é novamente encarcerada. A prisão não dura muito tempo. Durante um descuido de Zé Maria, Kiki foge e procura Romero. Orientado por Atena, Romero entrega Kiki para o Pai. Gibson, que já havia decretado a morte de Juliano, decide manter Kiki e Aninha em cárcere privado. Zé Maria fica revoltado e rompe com a facção. Ao tentar libertar a família, ele é perseguido pelos capangas de Gibson, cai em um precipício e é dado como morto. A vida de Romero Rômulo segue bem. O ex-vereador estreitou os laços com a facção e ainda conseguiu se casar com Tóia. Pouco tempo depois, eles descobrem que serão pais. Para se afastar das ameaças de Atena, que não se conforma com o casamento dos dois, o ex-vereador entrega a estelionatária para Victor, um antigo rival da criminosa. Victor reúne todas as vítimas de Atena, inclusive seu ex-marido, para confrontá-la. Após sofrer nas mãos do ex, ela consegue escapar do cativeiro.

Paralelo a isso, Dante convoca Juliano para vigiar uma operação de armas da facção. Durante a missão, o policial descobre que Romero faz parte do crime organizado. Inconformado, ele promete prender o pai. Em seguida, os dois procuram Atena e propõe um acordo para a foragida. Decepcionada com Romero, a estelionatária  entrega o vídeo que incrimina Romero para Dante. Dante conta toda verdade sobre Romero para Tóia. Grávida de um “monstro”, como ela mesma define, ela também carrega a culpa de ter sido injusta com o grande amor de sua vida, Juliano. Tal confusão de sentimentos faz com que ela tome uma atitude extrema. Tóia corta o próprio cabelo e assume um visual que a afasta da antiga Maria Vitória. Enfurecida, Tóia aproveita a inauguração do Hospital Infantil Djanira da Silva, no Morro da Macaca, para desmascarar o marido. Para surpresa de todos os presentes, ela revela que o ex-vereador foi responsável pela  chacina de Seropédica e, possivelmente, da própria Djanira. Dante interrompe a discussão e prende o pai. Gibson, um dos convidados do evento, acompanha a confusão. Atena visita Romero na prisão. Para sua surpresa, o ex-vereador reconhece o amor da estelionatária. Balançada com a revelação, ela decide salvá-lo e consegue tirá-lo da cadeia. Ambos assumem novas identidades e fogem para o sul do país. Enquanto isso, Juliano e Tóia, que nunca deixaram de se amar, decidem formalizar a união. Os dois fazem uma festa no Morro da Macaca e viajam em lua de mel para Búzios. Inconformado com a união dos dois e a possibilidade de nunca ver seu filho, Romero volta para o Rio e sequestra Tóia. Durante o cárcere privado, Tóia recebe a inesperada visita de Atena. A princípio, Romero pede que ela vá embora, mas ela  fica e avisa que ele enlouqueceu. Dias depois, Atena sugere um plano de fuga para Tóia, que concorda com a suposta ajuda. Pressionada pela estelionatária, Tóia aceita Romero e põe fogo no cativeiro.

Romero é declarado morto e Tóia carrega a culpa por ter matado seu algoz. Para piorar a situação, Atena a chantageia e faz com que Tóia passe para seu nome as ações que possui na indústria farmacêutica. A mulher de Juliano cede a todas as chantagens, mas não suporta a dor da culpa e se entrega à polícia. Dado como morto, Zé Maria assume uma nova identidade e volta à cena com uma ousada missão: acabar com a facção. Para salvar Kiki e Aninha do poder da organização criminosa, Dante e Juliano unem forças à Zé Maria. O trio consegue salvá-las. Zé Maria permanece solto e pede ao policial mais um tempo em liberdade para resolver algumas pendências. Dante aceita o acordo e, em seguida, conversa com Kiki e descobre que o chefe da facção é Gibson. O magnata escapa da prisão e, fora de si, invade sua mansão e mantém a família refém. Ele aponta uma arma para a cabeça de Nelita. O episódio atrai a polícia e alguns inimigos do Pai. Dante tenta negociar com o avô, mas não é bem sucedido. Ao mesmo tempo, o policial vê Zé Maria dentro da casa com seus capangas e a polícia também invade o local. Durante a confusão, Gibson tenta fugir com uma metralhadora, mas é morto. A identidade de quem matou o Pai não é desvendada. Romero Rômulo forjou a própria morte com a ajuda de Atena. Após notar que Tóia seria capaz de matá-lo, ele desiste do sequestro e se esconde em Araras, em Petrópolis. Lá, ele se casa simbolicamente com Atena em uma cerimônia realizada por Ascânio. A alegria do casal é interrompida por Zé Maria, que agora é o novo pai da facção, e exige que a dupla repasse o valor das ações de Atena para a organização. Os dois prometem que vão pagar a dívida. A facção está com os dias contados. Juliano descobre que Zé Maria é o novo Pai da organização e vai atrás dele. Zé Maria foge do filho e invade a casa de Araras para pegar o dinheiro de Romero e Atena, mas é surpreendido pelo lutador. O novo Pai ordena que Romero mate Juliano. No entanto, ele se recusa ao descobrir que o bandido matou Djanira e leva um tiro do rival. Atena atira em Zé Maria e lamenta a morte do amado.

Antes da polícia chegar ao local e prender Zé Maria, Atena foge com Ascânio e leva o dinheiro da facção. Anos depois, a estelionatária reaparece na Itália aplicando um golpe com Ascânio. Agora ela é mãe e seu filho, Romero, é a cara do pai. Já no Brasil, Dante reata com Lara, e Tóia inaugura um hospital infantil no Morro da Macaca e celebra a vida ao lado de Juliano, e de seus três filhos. A família Stewart também segue a vida em paz. Durante a inauguração de exposição de Nelita, Belisa questiona a família sobre a morte do avô. Para surpresa da cantora, Kiki confessa que foi ela quem matou Gibson e Nora limpou as digitais da arma. Feliciano é primo de Gibson, mas os dois são rivais. No passado, eles disputaram o amor de Nora, que acabou se casando com o magnata da indústria farmacêutica. Agora, eles disputam o coração da mesma amante, Claudine. Ao contrário do primo, Feliciano vive com a empregada Dinorah e a família em uma cobertura decadente localizada na zona sul do Rio de Janeiro. O “bon vivant” é pai de Vavá, Dalila e Úrsula, e avô de Luana e Kim. Vavá é casado com a manicure Janete. No entanto, o personal trainer se apaixonou por Mel. O problema é que a manicure sustenta a casa com o seu trabalho. Marido de Dalila, Breno, perde o emprego de bancário e a família é obrigada a se mudar para a casa de Feliciano. As confusões não tem fim na casa. Vavá rompe com Janete e leva Mel para o apartamento. No entanto, Feliciano não deixa a manicure ir embora. Dias depois, Úrsula retorna para a casa do pai e apresenta a namorada Duda para a família. As duas também passam a morar no local e, sem dinheiro para uma inseminação artificial, Duda engravida de Vavá. Ao descobrir a verdade, Úrsula e o irmão brigam. Na cobertura de Feliciano sempre cabe mais um. Cansado dos mimos de Adisabeba, Mc Merlô deixa o Morro da Macaca e vai para casa de Feliciano depois de receber a indicação de um amigo. Durante sua estadia, ele se envolve com Janete. Ao saber do paradeiro do filho, Adisabeba procura Feliciano e revela que ele é seu filho. O bom vivant fica feliz com a novidade.

Claudine decide se casar com Feliciano, mas a felicidade do casal dura pouco. Ele se torna viúvo em sua noite de núpcias. Ao abrir o testamento da ex-mulher, Feliciano descobre que ela deixou toda sua fortuna para ele. O tempo passa e o bom vivant se casa novamente. Dessa vez, com seu antigo amor: Adisabeba. Adisabeba é a rainha do Morro da Macaca. Além de ser dona de várias casas, do hostel e da boate da comunidade, ela é muito respeitada no local. Mãe de Mc Merlô, ela é superprotetora e irrita o filho com tanto zelo. No passado, ela namorou Zé Maria. O romance foi interrompido quando ele se encantou por Djanira. Anos depois, os dois reatam o namoro após a morte da professora e Adisabeba, que não desconfia do foragido, não lhe nega proteção. Após descobrir que  Zé é o chefe da facção, ela fica arrasada, mas dá a volta por cima e se casa com Feliciano, pai de Mc Merlô. Filho de Adisabeba, Mc Merlô é a principal atração da boate da mãe, a Caverna da Macaca. Lá, o cantor de funk se apresenta ao lado das dançarinas Alisson e Ninfa. As duas disputam o coração do funkeiro. Depois de muita confusão, Adisabeba obriga as rivais a morarem na mesma casa e elas se tornam amigas. A dupla rompe com o cantor ao descobrir que ele fica escondido com elas. Cansado de ser mimado pela mãe, Merlô abandona a carreira e o Morro da Macaca. Ele encontra abrigo na casa de Feliciano e acaba se envolvendo com Janete. O tempo passa e Merlô descobre que é filho de Feliciano. Apesar de tentar mudar de profissão, o cantor não resiste às tentações. Ele volta para os palcos e para os braços das dançarinas. Tina é estilista e Rui é arquiteto. O casal está sempre com a vida apertada e vive em um apartamento na zona sul do Rio, herança que a família de Rui deixou para ele. Amigo de Oziel, que tem uma agência de turismo no Morro da Macaca, Rui, influenciado pelo pequeno empresário, muda com a mulher para a comunidade.

Oziel é casado com Indira. Ela é estilista e tem uma loja de roupas. Eles são pais de Juninho, Sávia, Jordão e Edissa, e vivem com certo conforto. Indira é religiosa e o único problema na vida do casal é quando a mulher opta pela abstinência sexual. Oziel tenta resistir as tentações, mas se torna amante de Tina, que passa a trabalhar como babá de seus filhos. Ao descobrir o caso de Oziel com Tina, Indira envolve-se com Rui, iniciando um tumultuado quadrilátero amoroso. Após muitas confusões, todos se tornam amigos e voltam para seus respectivos parceiros. Domingas é uma mulher submissa e vive sob as rédeas do machista Juca. Cansada das humilhações, chantagens e traições do marido, ela o expulsa de casa. O malandro não aceita o fim do casamento e volta para agredi-la. Vizinho de Domingas, Oziel põe fim à violência e, com o apoio de outros moradores, expulsa Juca da comunidade. O tempo passa e Domingas parece ter encontrado o amor de sua vida, César. Mas o passado dele é um mistério. Ao investigar sobre o histórico do novo companheiro, ela descobre que César é casado com Gisela e seu nome verdadeiro é Rodrigo. Ele fugiu de casa após um trauma: um acidente que resultou na morte de seus dois filhos. A separação do casal é dolorosa e César não consegue retomar seu passado. Desesperado, ele tenta pular de um prédio, mas é impedido por Domingas. Ela revela para o amado que está grávida e ambos reatam o relacionamento. Neto de Gibson e Nora Stewart, Cesário é o oposto do avô. Ele pensa no bem coletivo e é um romântico à moda antiga. O estudante conhece Luana em uma festa e os dois começam a namorar, mas a virgindade do jovem é um problema para Luana. O relacionamento do casal fica abalado quando Cesário descobre que a moça não é mais virgem. Após uma longa separação, os dois reatam e Luana aceita o pedido de casamento de Cesário. E parte dela a vontade de consumar a relação sexual após o matrimônio. Nora e Gibson Stewart são pais de Nelita e Kiki e não se dão bem. O casamento deles é marcado por dois sequestros. Nora é contra deixar Nelita internada em uma clínica psiquiátrica. A artista teve dois filhos: Belisa e Cesário. A família só descobre que ambos são filhos do motorista Nonato, no dia da união de Nelita com Orlando. Após descobrir que Gibson tem uma amante há mais de vinte anos, Nora fica ainda mais decepcionada com o marido e se aproxima de seu segurança, Régis. Ela tenta resistir ao novo amor, mas rompe com Gibson para ficar com Régis. O relacionamento dos dois sobrevive às armações do vilão.


●• ELENCO •●
  • Adriana Zattar - Carol
  • Alcemar Vieira - Dário
  • Alex Teix - Valdir
  • Alexandra Richter - Dalila Sampaio Stewart
  • Alexandre Barros - Carlos Eduardo
  • Alexandre Liuzzi - Milton
  • Alexandre Nero - Romero Rômulo da Silva
  • Allan Souza Lima - Nenemzinho
  • Amaurih Oliveira - Dênis Pereira da Nóbrega
  • André Salvador - Moura
  • Anja Bittencourt - Marlene
  • Bárbara Paz - Nelita (Ana Elisa Barroso Stewart)
  • Beatriz Nogueira Junqueira - Olga
  • Bianca Lima - Pretinha
  • Bruna Linzmeyer - Belisa Stewart
  • Bruno Ibañez - Nado
  • Bruno Pacheco - Camargo
  • Cadú Fávero - Delson
  • Caio Rodrigues Lima - Beto Formiga
  • Carla Cristina Cardoso - Dinorah
  • Carlos Simões - Oswaldo
  • Carmo Dalla Vecchia - César
  • Carolina Dieckmann - Lara Firmino da Silva Stewart
  • Cauã Reymond - Juliano Pereira
  • Chico Terrah - Delegado Vasconcelos
  • Christiane Alves - Lígia
  • Cláudio Andrade - Thiago
  • Cláudio Mendes - Carlão Fonseca
  • Cris Vianna - Indira Dourado
  • Cristiane Amorim - Camila
  • Dan Ferreira - Iraque
  • Daniel Barcellos - Pepe
  • Daniel Zettel - Pilão
  • David Wendefilm - Paul
  • Deborah Evelyn - Kiki (Maria Cristina Barroso Stewart)
  • Dja Marthins - Zilca
  • Douglas Tavares - Abner
  • Ester Jablonski - Selma Albuquerque
  • Emmílio Moreira - Jonas
  • Evandro Manchini - Silvinho
  • Fábio Lago - Oziel
  • Felipe Cunha - Estevão
  • Felipe Roque - Kim Sampaio Stewart
  • Felipe Titto - Mc Limão
  • Fernanda Nizzato - Jana
  • Fernanda Souza - Mel (Melisse de Souza Araújo)
  • Fernando Vieira - Dr. Otávio
  • Gabriela Petry - Jéssica Ursinha
  • Germano Pereira - Minervino
  • Gillray Coutinho - Marcinho Fagundes
  • Giovanna Antonelli - Atena Torremolinos (Francineide Maria do Socorro)
  • Giovanna Lancellotti - Luana Sampaio Stewart
  • Giselle Batista - Duda (Maria Eduarda)
  • Gláucia Rodrigues - Graça
  • Glicério Rosário - Paturi
  • Gustavo Novaes - Noé
  • Gustavo Ottoni - Augusto
  • Gustavo Trestini - Dr. Gustavo
  • Hugo Resende - Miltinho
  • Isadora Ferrite - Val
  • Ilya São Paulo - Nonato
  • Jackson Antunes - Tio
  • Jaedson Bahia - Matias
  • Jitman Vibranovski - Gonzalez
  • João Baldasserini - Victor
  • João Gevaerd - Jorjão
  • Joelson Medeiros - Delegado Gouveia
  • Johnny Massaro - Cesário Stewart
  • Jonathan Azevedo - Zulu
  • José de Abreu - Gibson Stewart
  • Júlia Lund - Rebeca
  • Júlia Rabello - Úrsula Stewart
  • Juliano Cazarré - Merlô (Mário Sérgio Stewart dos Santos)
  • Júnior Requejo - Pimenta
  • Karine Teles - Sumara Mitta
  • Karla Tenório - Priscila
  • Larissa Bracher - Gisela
  • Leonardo José - Oscar
  • Letícia Braga - Aninha (Ana Stewart Pereira)
  • Letícia Colin - Paty
  • Letícia Lima - Alisson
  • Lionel Fischer - Professor Pena Chaves
  • Lorena da Silva - Mara
  • Lucci Ferreira - Cabral
  • Luciano Salles - Josivaldo
  • Maeve Jinkings - Domingas Moraes
  • Maksin Oliveira - Inspetor Guerra
  • Marcelo Portinari - Joca
  • Márcio Machado - Figueira
  • Marco Pigossi - Dante Stewart da Silva
  • Marcos Caruso - Feliciano Stewart
  • Maria Padilha - Claudine
  • Monique Alfradique - Tina
  • Nando Brandão - Mirrado
  • Oscar Magrini - Régis
  • Osvaldo Mil - Juca
  • Patrícia Elizardo - Rosa
  • Paula Burlamaqui - Sueli Marcondes
  • Pedro Maya - Bola
  • Pedro Sol - Romero Rômulo (jovem)
  • Rafaela Amado - Helena
  • Ranieri Gonzalez - Dr. Paulo
  • Remo Rocha - Orestes
  • Renata Sorrah - Nora (Eleonora Barroso Stewart)
  • Renan Monteiro - Solano
  • Ricardo Pereira - Lucas Faustini
  • Roberta Rodrigues - Ninfa (Genivalda de Moraes)
  • Roney Villela - Vander
  • Sarah Maciel - Nelita (jovem)
  • Saulo Rodrigues - Goulart
  • Séfora Rangel - Conceição
  • Spencer Callahan - Klaus
  • Susana Vieira - Adisabeba dos Santos Stewart
  • Suzana Pires - Janete de Souza
  • Thaíssa Carvalho - Andressa Turbinada
  • Thales Coutinho - Delegado Fonseca
  • Thereza Amayo - Dona Terezinha
  • Thogun Teixeira - Carlão
  • Ulisses Ferraz - Ulisses
  • Vanessa Giácomo - Tóia (Maria Vitória Noronha)
  • Vinícius de Oliveira - Genivaldo
  • Vinícius Manne - Reginaldo

●• AS CRIANÇAS •●
  • Alice Sigmaringa - Sárvia Dourado
  • Andrew Vieira - Juninho (Oziel Dourado Júnior)
  • Cauã Antunes - Jordão Dourado
  • Stephany Leite - Edissa Dourado

●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Tonico Pereira - Ascânio Trindade
  • Bruno Mazzeo - Rui
  • Marcello Novaes - Vavá (Valtércio Stewart)
  • Otávio Müller - Breno Sampaio

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Cássia Kis - Djanira da Silva
  • Eduardo Moscovis - Orlando Levy


  • Tony Ramos como Zé Maria (José Maria Pereira)
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4