●• Liberdade, Liberdade •●

Por abril 11, 2016
Liberdade, Liberdade foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 23 horas. Escrita por Mário Teixeira com a colaboração de Márcia Prates, Sérgio Marques e Tarcísio Lara Puiati. Baseada no harmonioso livro Joaquina – Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz. Teve direção de Vinícius Coimbra, André Câmara, Pedro Brenelli, João Paulo Jabur e Bruno Safadi. Estrelando Andréia Horta, Bruno Ferrari, Mateus Solano, Thiago Lacerda, Dalton Vigh, Lília Cabral, Zezé Polessa, Maitê Proença, Nathália Dill, Ricardo Pereira, Caio Blat, Sheron Menezzes e Marco Ricca nos papeis principais. Exibida entre 11 de abril e 4 de agosto de 2016, em 67 capítulos, substituindo Verdades Secretas. 

●• SINOPSE •●

Liberdade, Liberdade conta a história de Joaquina, filha do mártir Tiradentes com Antônia. A história começa no período da Inconfidência Mineira, no século 18, em Vila Rica. Após o enforcamento do pai e o assassinato da mãe, Joaquina é amparada pelo minerador Raposo, que a leva para Portugal e se alia à Coroa para protegê-la. Anos depois, a família real portuguesa vai para o Brasil. Raposo decide voltar para a capitania de Minas Gerais junto com a corte, o filho André, Rosa, nome adotado por Joaquina, e Bertoleza, negra alforriada criada como filha. A chegada dos Raposo muda Vila Rica. Em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, quer libertar o Brasil de Portugal. Os encontros dos rebeldes acontecem no cabaré de Virgínia, em Vila Rica, que também participa do movimento. Durante uma reunião, Rubião, companheiro de luta de Tiradentes, alerta que a Coroa portuguesa mandou acabar com a conjuração e pede para o amigo ir embora da cidade. Entretanto, eles são presos por capitão Tolentino. Ao ser torturado e interrogado, Rubião confessa o nome do líder do movimento e Tiradentes é condenado por traição. Ao descobrir a condição do pai, Joaquina foge para encontrá-lo. A menina acaba testemunhando o enforcamento de Tiradentes e é amparada por Raposo, minerador simpatizante da causa dos inconfidentes. Ao levar a criança para casa, o bando de salteadores, liderado por Mão de Luva, golpeia Raposo e sequestra Joaquina.  Rubião é solto e promete fidelidade à Coroa. Ele vai em busca de um saco de ouro deixado na casa de Tiradentes para a causa dos rebeldes. Lá, encontra Antônia. Os dois discutem e, durante a briga, Rubião a mata. Raposo ainda encontra Antônia agonizando. Ela pede para ele cuidar de sua filha Joaquina. O minerador volta até o bando de Mão de Luva e negocia o resgate da menina. Com a ajuda de Virgínia, Raposo e Joaquina fogem para Portugal. Lá, ela muda de identidade e passa a se chamar Rosa, uma vez que a Coroa persegue os inconfidentes e parentes do traidor Tiradentes. Em terras lusitanas, Rosa é criada junto com André, filho do minerador, e Bertoleza, negra alforriada. Raposo se torna um importante fidalgo pelas riquezas adquiridas ao longo dos anos junto à família real. 

Em 1808, a Coroa portuguesa foge das ameaças do líder militar francês, Napoleão Bonaparte, e embarca para o Brasil. Apesar de temer que Rosa tenha a identidade revelada, Raposo acompanha a corte junto com sua família. Ainda na estrada, a família é abordada por Mão de Luva e seu bando, mas consegue escapar. O criminoso reconhece a filha de Tiradentes. A chegada dos Raposo em Vila Rica chama a atenção da cidade. A carruagem da família quebra ao desviar da liteira de Branca. Ao ver o acidente, Xavier, recém-chegado da Europa, decide ajudar e se encanta por Rosa. No entanto, ele é noivo de Branca. Desde a infância, os dois foram prometidos pelos pais.  Impossibilitados de chegarem até a chácara, a família Raposo é recepcionada na casa do intendente Rubião. Sem reconhecer a filha de Tiradentes, Rubião também se encanta por Rosa. No dia seguinte, a família chega à chácara e reencontra Dionísia, irmã de Raposo que toma conta das terras do fidalgo. Além de administrar o cabaré e jovens como Mimi, Vidinha e Gironda, Virgínia torna-se um dos principais nomes da causa após a morte de Tiradentes. Xavier está entre os rebeldes e amigos de Virgínia. Apesar de ter passado seis anos na Europa, não se tornou médico e doou todo dinheiro dos estudos para o movimento dos inconfidentes.

Com a volta de Rosa, Virgínia retoma a esperança da luta contra a Coroa portuguesa. Apesar de Raposo ser contra a aproximação entre a filha e a dona do cabaré, as duas passam a se encontrar. Ao constatar as péssimas condições de vida das pessoas do subúrbio e os ideais dos rebeldes, Rosa adere ao movimento, que também ganha o reforço de Alexandra. Vinda da França, a tia de Branca afirma ser mecenas da causa. Desde a chegada de Rosa em Vila Rica, Rubião corteja a jovem. Apesar de não estar apaixonada pelo intendente, Rosa aceita os galanteios e fica noiva dele. Enquanto isso, Xavier e Branca mantém relações sexuais antes do casamento. Durante as reuniões dos rebeldes, Rosa e Xavier se interessam um pelo outro. A personalidade e a causa os aproxima e eles se apaixonam. Ambos decidem terminar seus noivados para ficarem juntos. No entanto, Xavier descobre que Branca está grávida e decide se casar com ela. Rosa prefere ficar sozinha. Dias após chegar em Vila Rica, Raposo descobre que o guarda-livros Inácio Taveira, que administrava suas contas, roubou seu ouro. O fidalgo tenta fazer justiça com as próprias mãos, mas Rubião prende Inácio. O guarda-livros é morto e Raposo fica sem saber onde está sua fortuna. Raposo não desiste de encontrar o ouro. Por conta disso, ele contrata Mão de Luva para ajudá-lo na busca. Paralelamente, Bertoleza é sequestrada pelo negreiro Gaspar e Rubião se oferece para pagar seu resgate. Desconfiado, Raposo passa a investigá-lo e descobre que o vilão escondeu sua fortuna. O fidalgo vai até o local onde o ouro foi guardado, mas é assassinado pelo intendente. 

Interventor em Vila Rica enviado pela Coroa para desvendar o assassinato do fidalgo Raposo, Duque de Ega é, na verdade, um conspirador. Aliado da Princesa Carlota Joaquina e de Alexandra, o Duque pretende derrubar Dom João VI. Logo após a chegada do interventor, André, acusado de sodomia, é preso. Para impressionar Rosa, Rubião consegue intervir e soltar o jovem da cadeia. Com o gesto, ele reata o noivado com a filha de Tiradentes. No dia de seu casamento, que conta com a presença da Corte, Rubião ainda desmascara os conspiradores Duque de Ega e Alexandra. Ambos são presos e condenados à forca. O matrimônio de Rubião e Rosa ainda é marcado pela morte de Branca e o sequestro de Virgínia. Inconformada com o fim do casamento com Xavier, que descobriu sua falsa gravidez, Branca tenta envenenar a rival com uma bebida, mas se confunde e morre ao ingerir o próprio veneno. Filho de Virgínia, Rubião nunca assumiu a dona do cabaré como mãe. No entanto, ele revela o segredo para Rosa a fim de comovê-la. A farsa termina no dia de seu casamento quando o intendente aproveita a data para mandar o coronel Tolentino assassinar Virgínia. Ao descobrir que a cafetina é mãe de Rubião, o militar desiste da execução.  Desnorteada, Virgínia entra em confronto com Tolentino e é ferida com um tiro no ombro. Ela recebe o amparo da curandeira Ascensão e do bando de Mão de Luva. 

Após o casamento com Rubião, Rosa começa a descobrir as armações do marido. Xavier vai atrás da amada para avisá-la que o intendente mandou matar a própria mãe. Rubião flagra o rebelde em sua casa e manda prendê-lo. Rosa tenta intervir sem sucesso. Dias depois, Anita, governanta e amante de Rubião, encontra o livro Declaração de Independência da América, de Tiradentes, entre os pertences de Rosa e o entrega para o patrão. Ao descobrir a verdadeira identidade da mulher, o intendente a agride e a estupra. Com a intenção de arruinar com o casamento de Rosa, Anita revela para a patroa que Rubião matou seu pai Raposo. Ao fugir de casa, Joaquina encontra Virgínia, Ascensão e Mão de Luva. Eles lideram os rebeldes para libertar Xavier da prisão. Entretanto, ela não sabe que André foi novamente preso por sodomia e Rubião espera que a mulher volte para seus braços para salvar o irmão. Durante o embate contra os militares, Joaquina vê André ser enforcado. Xavier consegue escapar e a ampara. De volta ao esconderijo e desesperada pela morte do irmão, outra notícia abala Joaquina: o delator de Tiradentes foi Rubião. Decidida a se vingar do marido, Joaquina invade a casa do intendente, mas o encontra morto. Inconformada com as humilhações do patrão, Anita mata o intendente. Entretanto, Joaquina é encontrada no local do crime e é presa acusada pelo assassinato do marido. Antes de ir para forca, ela dá um grito: “Liberdade!”. O povo faz coro com a filha de Tiradentes e os rebeldes liderados por Virgínia, Mão de Luva e Xavier surgem para salvá-la. O casal foge para Lisboa. Lá, eles pretendem encontrar aliados e o filósofo José Bonifácio para continuar a luta por um Brasil livre. 

Filho de Raposo, André é um homem sensível e confidente da irmã Joaquina. O jovem advogado não consegue se relacionar com mulheres. No cabaré de Virgínia, ele conhece Mimi e pede para ela não revelar que os dois são apenas amigos. A prostituta engravida de um cliente e André decide assumir a criança como seu filho. Outro amigo de André é o coronel Tolentino. Ambos passam a frequentar o cabaré e outros locais de Vila Rica. A amizade dá lugar ao amor e eles têm sua primeira relação sexual. No entanto, uma prostituta, com ciúmes de Tolentino, acusa André de sodomia e o rapaz é preso. Para reconquistar Rosa, Rubião consegue libertar o irmão da amada. Mais uma vez, Tolentino e André ficam juntos. Mas o militar fica com ciúmes de um amigo do advogado e o acusa de sodomia. André é enforcado. Tolentino se arrepende e, durante uma rebelião, é morto por Rosa. Negra alforriada, Bertoleza foi criada como filha de Raposo e cresceu ao lado de André e Joaquina. Ao chegar no Brasil, ela fica chocada com a realidade dos escravos e sofre preconceito pela sociedade de Vila Rica. Durante uma visita à Rubião, Bertoleza conhece o irmão do intendente, Ventura, que é cego. O interesse entre os dois é imediato, mas ao descobrir que Bertoleza é negra, Ventura a expulsa de casa. Desnorteada, a jovem se perde em Vila Rica, e é sequestrada e traficada como escrava. Ao escapar do negreiro Gaspar, Bertoleza volta para casa traumatizada. Ventura procura pela jovem e pede perdão. Os dois se reaproximam e se apaixonam. Entretanto, Rubião é contra o romance e o casal foge para Portugal. Irmã de Raposo e tia de André e Joaquina, Dionísia é uma mulher rude e carrega as marcas da violência sofrida pelo marido Terenciano. Para defender a família, ela é capaz de qualquer coisa. O único medo de Dionísia é reencontrar Terenciano, que desapareceu há anos. Ao ser surpreendida pelo marido em casa, ela é agredida e estuprada, mas reage matando-o. Dionísia empareda o corpo do agressor na senzala com a ajuda dos escravos Saviano e Blandina. Dias depois, Dionísia passa a ser cortejada por Mão de Luva, que se torna parceiro de Raposo. Apesar de recusar alguns galanteios do bandoleiro, ela cede aos encantos dele e os dois ficam juntos.

●• ELENCO •●
  • Alexandre Barbalho - Sebastião
  • Alexandre Mofati - Capitão Matoso
  • Ananda Ismail - Rosaura
  • André Salvador - Josué
  • Andréa Dantas - Santusa
  • Andréia Horta - Joaquina da Silva Xavier
  • Antônio Alves - Frei Ebel
  • Aramis Trindade - Euládio
  • Beto Vandesteen - Dom João VI
  • Breno de Filippo - Gilmar
  • Bruce Gomlevsky - Malveiro
  • Bruno Ferrari - Xavier Almeida
  • Bruno Nogueira - Dom João VI (jovem)
  • Bukassa Kabengele - Omar Ferreira
  • Caio Blat - André Coelho Raposo Viegas
  • Chris Couto - Luzia Farto
  • Cláudio Garcia - Walter
  • Dalton Vigh - Raposo (Antônio Raposo Viegas)
  • Dani Ornellas - Jacinta Ferreira
  • David Júnior - Saviano
  • Dudu Varrello - Fuligem
  • Edson Bonnadil - Pedro
  • Gabriel Braga Nunes - Duque de Ega
  • Gabriel Chadan - José Joaquim Maia e Barbalho
  • Garcia Júnior - Lionel
  • Genézio de Barros - Diogo Farto
  • Hanna Romanazzi - Gironda da Silva
  • Heloísa Jorge - Luanda dos Santos
  • Henrique Neves - Naziazeno
  • Henrique Taxman - Padre Vidal
  • Jack Berraquero - Berico
  • Jackson Antunes - Terenciano Manttini
  • Jacque Moura - Erondina
  • Jairo Mattos - Caldeira de Souza Prestes
  • Joana Solnado - Anita Pedrosa
  • Jorge Emil - Tomás Antônio Gonzaga
  • Ju Colombo - Esméria
  • Júlio Levy - Taveira
  • Letícia Isnard - Simoa Solnado de Souza Prestes
  • Lourinelson Vladmir - Júlio
  • Lú Grimaldi - D. Maria I (Maria Francisca Isabel de Bragança)
  • Luan Vieira - Otto
  • Lucy Ramos - Malena
  • Maitê Proença - Dionísia Raposo Viegas Manttini
  • Marcos Oliveira - Dimas Tenório
  • Mariana Nunes - Blandina Silveira
  • Mário Borges - Matias Almeida
  • Mário César Camargo - Carlos
  • Mateus Solano - José Maria Rubião
  • Miguel Pinheiro - Marquês de Canabrava
  • Mouhamed Harfouch - Visconde de Itapipoca
  • Nathália Dill - Branca Farto Almeida
  • Nelson Diniz - Marechal Porfírio Fluminense de Garrido
  • Nikolas Antunes - Simão Solnado
  • Olívia Araújo - Celeste
  • Otto Júnior - Dioclécio
  • Paula Cohen - Feitora
  • Ramón Gonçalves - Guilhermo
  • Ricardo Dantas - Joaquim Silvério dos Reis
  • Ricardo Pereira - Coronel Tolentino Ramos
  • Rico Gonçalves - Domingos de Abreu Vieira
  • Rita Clemente - Brites Almeida
  • Rogério Freitas - Padre Vizeu
  • Rômulo Estrela - Gaspar
  • Ronaldo Reis - Ezequiel
  • Ronan Horta - Ricardo
  • Saulo Rodrigues - Bartolo
  • Sheron Menezzes - Bertoleza Raposo Viegas
  • Susana Ribeiro - Dona Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
  • Tadeu Aguiar - Barão de Jaguari
  • Vitor Thiré - Ventura Rubião
  • Xando Graça - Visconde de Barbacena
  • Yanna Lavigne - Mimi (Mirtes Aparecida da Anunciação)
  • Yashar Zambuzzi - José Caetano César Manitti 
  • Yasmin Gomlevsky - Vidinha

●• AS CRIANÇAS •●
  • Gabriel Palhares como Caju 
  • Mel Maia como Joaquina da Silva Xavier (criança)

●• ATRIZES CONVIDADAS •●
  • Juliana Carneiro da Cunha - Alexandra Farto Maquet 
  • Zezé Polessa - Ascensão Tereza de Lajedo

●• ATOR CONVIDADO •●
  • Marco Ricca - Mão de Luva (Manoel Henriques)

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Letícia Sabatella - Antônia Maria do Espírito Santo 
  • Thiago Lacerda - Tirandentes (Joaquim José da Silva Xavier)
  • Lília Cabral como Virgínia
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4