●• Novo Mundo •●

Por março 22, 2017
Novo Mundo foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 18 horas. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson com a colaboração de Duba Elia, João Brandão e Renê Belmonte. Teve direção de André Câmara, João Paulo Jabur, Pedro Brenelli, Bruno Safadi, Guto Arruda Botelho e Vinícius Coimbra. Estrelando Isabelle Drummond, Chay Suede, Caio Castro, Letícia Colin, Gabriel Braga Nunes, Ingrid Guimarães, Vivianne Pasmanter, Léo Jaime, Débora Olivieri, Ágatha Moreira, Rodrigo Simas, Giullia Buscacio, Rômulo Estrela, Ágatha Moreira, Felipe Camargo e Leopoldo Pacheco nos papéis principais.  Exibida de 22 de março a 25 de setembro de 2017, em 160 capítulos, substituindo Sol Nascente.

●• SINOPSE •●

Um Novo Mundo a ser explorado. Uma jornada repleta de lutas e aventuras, que vai transformar vidas e interferir diretamente no rumo da história: a que está nos livros e a que ficou guardada no coração de quem viveu naquela época. Há quase 200 anos, uma travessia grandiosa do Atlântico trouxe a arquiduquesa austríaca Leopoldina ao Brasil para se tornar a esposa de Dom Pedro e personagem fundamental no processo de independência do país. Nesta mesma viagem, dois jovens se apaixonam e despertam para o Brasil que encontram. O romance ficcional entre a professora de português Anna Milmann e o ator Joaquim Martinho se entrelaça à luta do Brasil pela construção de uma nação independente. Ela, uma escritora inglesa que tem a missão de acompanhar Leopoldina e ensinar a nova língua para a futura princesa. Ele, um atrevido ator de commedia dell’arte, que embarcou no navio por acaso e se tornará o herói desta história por ter como principal missão na vida o bem comum. Ao cruzarem seus destinos, eles terão que lutar contra muitos obstáculos para ficarem juntos. No seu encalço, o oficial inglês Thomas Johnson, que vê em Anna o melhor cartão de visitas para suas ambições. O casal se envolverá intensamente nos acontecimentos que culminam na separação do Brasil de Portugal, ao lado de Dom Pedro e Leopoldina, em um período em que o Brasil já havia deixado de ser colônia para ser um Reino unido a Portugal.

Brasil, 1817. Os representantes da família real portuguesa, rei Dom João VI, sua esposa, a rainha espanhola Carlota Joaquina e o príncipe Dom Pedro, já se encontram no Brasil. Vieram em 1808 praticamente fugidos, após a invasão das tropas francesas a Portugal em função da resistência portuguesa em aderir ao “bloqueio continental” – ou a proibição de comercialização com os ingleses – imposto por Napoleão. Decadente e tentando garantir a aliança com a Inglaterra, da qual era extremamente dependente, a corte portuguesa transfere a sede para Brasil. O país, antes colônia, agora é um reino unido a Portugal, e sua identidade se forma a partir dos estrangeiros que chegavam ao Rio de Janeiro acompanhando esse movimento. Dom João e Carlota, casados desde muito jovens, vivem em desarmonia, com desavenças e diferenças irreconciliáveis. Além disso, Carlota é mantida em prisão domiciliar pelo marido por ter mandado matar a esposa do amante. Depois de ser acusada pelo crime, Dom João usou do poder de rei para mantê-la longe da cadeia e estabeleceu que ela ficaria sobre a sua guarda. Conhecida pelos seus rompantes, ela vive às turras com Dom João. O estadista, enquanto cuida dos interesses políticos que a função lhe exige, jamais perde a oportunidade de saciar sua gulodice e saborear uma ou mais coxas de frango. E, entre as questões que precisa administrar, está o comportamento de um de seus filhos, Dom Pedro. Por ter chegado ao Brasil ainda criança, parece não ter nascido numa família real. É muito próximo do povo e cobiça todas as mulheres da cidade. Áustria, 1817. Leopoldina, uma jovem culta, arquiduquesa austríaca, recebeu de seu pai Francisco I uma educação esmerada e sempre teve a consciência de ser uma princesa, cujo destino seria casar-se com o soberano que seu pai designasse. E foi durante o Congresso de Viena – conferência entre embaixadores das grandes potências para redesenhar o mapa político europeu, após a derrota de Napoleão – que o futuro da arquiduquesa começou a ser definido. Nesse momento, representantes da Áustria e de Portugal entenderam que a aliança entre os dois países seria vantajosa para ambos e começaram a planejar o casamento de seus príncipes. Em meio às negociações, Leopoldina conheceu Dom Pedro por um retrato em um broche e imediatamente se encantou com a beleza do futuro marido. O contrato de casamento entre a filha de Francisco I e o filho de D. João VI foi assinado em 1816.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, mais uma das aventuras amorosas de Dom Pedro está dando o que falar. Parece que desta vez o jovem herdeiro está com a cabeça virada. Sua paixão avassaladora pela bailarina francesa Noèmie causa desespero em seus pais e a iminência de uma desgraça na família. A jovem anuncia que está gravida do príncipe e ele não pensa duas vezes em fugir com a amada, mesmo às vésperas da chegada de Leopoldina. Para celebrar o casamento selado à distância, Dom João providencia que seja realizado um grande baile de despedida da arquiduquesa, em Livorno, na Itália, onde a princesa embarcaria. Na ocasião, um grupo de teatro de commedia dell’arte é convidado a se apresentar. Fazem parte da trupe o jovem ator brasileiro Joaquim Martinho e a atriz portuguesa Elvira Matamouros. Órfão, Joaquim foi criado no Brasil, em um mosteiro na Bahia, mas viajou o mundo com um circo, que o acolheu após o fechamento do local. No meio dessas viagens, conheceu Elvira e, mesmo com tantas diferenças, se tornaram amigos. Irresponsável e arteiro, Joaquim sequer pensava no dia de amanhã. Elvira, um tanto inescrupulosa, por sua vez, se aproveitou de uma noite de boemia do rapaz e casou-se com Joaquim à sua revelia. Na festa, também estão presentes a professora de português de Leopoldina, a inglesa Anna Milmann, seu irmão adotivo, Piatã e o oficial inglês responsável pela guarda da princesa, Thomas Johnson. Anna é filha de Edward, um oficial inglês que desapareceu em uma missão e por quem ela nutre uma saudade imensa. A jovem escritora, de personalidade forte e muito determinada, aprendeu o português com uma babá e acompanha Leopoldina como parte de sua comitiva íntima, com a missão de ensinar-lhe a língua. Piatã, um índio que foi levado para a Europa, ainda criança, pelo pai de Anna e criado como seu irmão, viveu como um estranho para os outros e para si mesmo. É incentivado por Anna a embarcar com ela para o Brasil com o objetivo de resgatar suas origens. Thomas é visto como um oficial da marinha inglesa muito qualificado, e foi contratado para cuidar da segurança de Leopoldina durante a viagem pelo Atlântico. Mercenário e com interesses que vão bem além disso, logo investe suas fichas na conquista de Anna para tentar se aproximar de Leopoldina. Ele é, na verdade, um agente enviado pelos políticos portugueses que pretendem que a família real retorne a Portugal e que o Brasil volte a ser colônia.

No espetáculo do grande baile, os olhares de Anna e Joaquim vão se encontrar pela primeira vez. Durante sua apresentação, ele observa Anna sentada na plateia, e ambos sentem uma atração imediata, apesar da máscara que encobre o rosto de Joaquim. Enquanto isso, Elvira invade o salão da festa e é flagrada roubando uma das barras de ouro que estavam sendo distribuídas para alguns dos convidados, como presente. Para despistar os guardas, ela deixa o objeto no bolso do figurino de Joaquim, que acaba sendo pego com a barra nas mãos. Os dois param o baile e chamam a atenção de todos ao fugir dos guardas reais. No meio da confusão, a dupla se esconde em baús que estavam em carruagens do lado de fora do salão para serem levados ao porto de Livorno. Assim, por acidente ou capricho do destino, Elvira embarca em um navio de carga, enquanto Joaquim se dá conta de que foi parar no navio da comitiva de Leopoldina. Ele decide fugir antes da partida, mas logo descobre que a bela Anna está entre os passageiros e decide ficar. “Agosto de 1817. Mais uma vez estou prestes a embarcar numa longa jornada e entrar num navio rumo ao desconhecido, como meu pai fez incontáveis vezes ao longo de sua vida. Este diário servirá para documentar minha viagem, e não posso negar que estou muitíssimo curiosa para desbravar o novo mundo…”, escreve Anna, ao iniciar seu relato da jornada no caderno que ganhou de Leopoldina ao embarcarem. Muito dessa curiosidade se deve à presença de Joaquim a bordo. Fugindo de Elvira e dos guardas que a perseguem, disfarçado de marujo, eles logo se encontram. Anna acha que o reconhece da festa da princesa, mas ele, fugitivo de um crime que não cometeu, é obrigado a negar. A cumplicidade entre ambos é inevitável e ganha força ao longo da viagem com a parceria um tanto inusitada que se estabelece entre Joaquim e Leopoldina. A princesa encontra no falso marujo um parceiro à altura para seu hobby preferido: o bilhar. Anna e Joaquim passam a se encontrar às escondidas pelo navio. Para Anna, Joaquim não é um homem comum: é divertido, ousado e causa um desconforto que provoca interesse.

Quando está ao lado dele, sente-se como uma menina, distante dos costumes rígidos de sua criação na Inglaterra. Ele logo a surpreende com uma proposta de compromisso, feita com uma aliança improvisada. Sob o luar, os dois trocam juras de amor eterno. Mas Thomas também está disposto a conquistar Anna de todas as formas com seu jeito cordial e sensível. Vai escrever poesias, dar presentes, promover jantares. Atento a tudo, ele logo percebe o envolvimento da moça com Joaquim, e fará de tudo para afastá-la do marujo. Para isso, armará contra o rapaz e fará com que fique ilhado em uma das paradas do navio, na Ilha da Madeira. Perdido e desesperado, vendo a nau partir com sua amada e sem ter o que fazer, Joaquim vai parar em uma taberna. É nesse momento que Fred Sem Alma e Hassan, piratas disfarçados, ao saberem que ele estava no navio, aproveitam para descobrir informações a respeito da viagem que leva Leopoldina para o Brasil. Sob a ameaça dos dois, o rapaz é obrigado a seguir com eles até a embarcação da princesa, que é tomada pelos piratas. Todos desconfiam de Joaquim, mas, ao perceber que a princesa Leopoldina está sob a mira de um dos piratas, ele consegue salvar sua vida. O que seria um momento de glória rapidamente ganha ares de tragédia. Thomas aproveita uma nova oportunidade para eliminar Joaquim de seu caminho. Usa a arma que estava com Fred Sem Alma e atira no peito do jovem ator, que cai no mar. Anna se desespera, e Leopoldina ordena que o navio retorne para resgatar Joaquim. Sob o pretexto de manter a tripulação em segurança e se comprometendo a enviar botes à procura do corpo do rapaz, Thomas e o capitão da embarcação a convencem de seguir viagem. O pirata Fred, acusado do crime, é preso no porão. Ele jura vingança a Thomas, mas mantém-se em silêncio, pois tem segredos com o oficial. Depois de um tempo de buscas, Thomas comunica a todos que o corpo não foi encontrado. Enquanto o vilão comemora o êxito de seu plano, Anna fica desolada, mas acredita que Joaquim ainda vive. Mal sabe ela que sua intuição não falha: no sul da Bahia, o corpo de Joaquim é resgatado das águas por índios, que o levam para uma aldeia, onde será cuidado e encontrará uma missão maior do que sua própria vida. No mar, a nau segue seu percurso, e Leopoldina, embora triste pela amiga, não consegue conter a ansiedade em conhecer o seu esposo e o reino que a aguarda.

A chegada ao Rio de Janeiro. Após três meses de viagem, Leopoldina é recepcionada por toda a família real para a cerimônia de casamento com Dom Pedro no Rio de Janeiro. A população em polvorosa anseia pela chegada da princesa. Ruas e prédios são decorados e bandeiras de Portugal e Áustria, erguidas nas janelas, anunciando a chegada da esposa de Dom Pedro. A igreja já está enfeitada e guardas reais estão a postos para o momento da cerimônia. Acostumada com a cultura da Europa, Leopoldina logo fica chocada com o calor e a presença de tantos escravos pela cidade. Ao mesmo tempo, é impactada por tamanha beleza ao se deparar com as paisagens do local. Já Dom Pedro, que por pouco não abandonou a ideia de casar-se com ela para fugir com a amante, se apresenta com toda a pompa que o momento pede, após ter o plano interrompido por seus pais. Enquanto isso, o oficial Thomas articula uma forma de fazer chegar a Anna a notícia de que o corpo de Joaquim foi encontrado nas águas do Atlântico. Assim, o caminho se abre para que ele se aproxime ainda mais da jovem. Já Elvira, após passar por uma grande aventura no navio de carga para chegar ao Brasil, ao lado do chinês-português, Manoel, descobre que Joaquim está morto e não tem onde ficar. Em busca de hospedagem, vai parar na Estalagem dos Portos. Licurgo e Germana são os donos da Estalagem e Taberna dos Portos, mais conhecida como Estalagem e Taberna dos Porcos, graças à péssima higiene. O local serve de hospedagem para os estrangeiros que chegam ao Rio de Janeiro e funciona como pensão. Ambos só pensam em dinheiro e querem levar vantagem em tudo. Não estão nem aí quando são acusados de diluir o vinho com água ou de servir pombos como frango. Licurgo, por sinal, adora se gabar de ter inventado a iguaria “Frango à passarinho”, justificando o pequeno tamanho da ave servida. É lá também que, no segundo andar, Dom Pedro costuma se encontrar com suas amantes. Com essa clientela, os donos aproveitam as conversas dos hóspedes para munir-se de informações privilegiadas sobre a corte e ganhar dinheiro com a venda delas. Eles serão os responsáveis por acolherem Elvira quando a atriz chega à estalagem fingindo ser uma chique cidadã europeia. Mas logo é desmascarada pelo casal e obrigada a trabalhar para eles e honrar a dívida que fez na pensão. Na Estalagem, Elvira também vai conhecer e se afeiçoar por Quinzinho, bebê que perdeu a mãe no parto e é criado, sem amor algum, por Licurgo e Germana.

Quatro anos depois, com o trono ameaçado pela Revolução Constitucional do Porto, Dom João e Carlota voltam para Portugal, e Dom Pedro é nomeado por seu pai como príncipe regente no Brasil. A essa altura, Leopoldina já sofre com as traições do marido e tem em Anna sua confidente. A amiga nunca deixou de pensar em Joaquim, mas, depois do assédio do próprio Dom Pedro e de tanto tempo sem notícias do amado, decide ficar noiva de Thomas. Dom Pedro e Piatã desconfiam das intenções do oficial, mas Anna tem o apoio de Leopoldina, que no fundo quer vê-la feliz. E é nesse momento que uma reviravolta promete mudar a vida de todos. Após ser acolhido pelos índios, Joaquim presencia o massacre de aldeias indígenas, ordenado por Dom João. Ele decide, então, juntar índios do maior número de nações possível para, juntos, irem até o Rio de Janeiro pedir que Dom Pedro interceda por eles. Para isso, Joaquim abre mão de sua felicidade, adiando seu encontro com Anna. Acredita que jamais poderia ser feliz ao lado de sua amada, sabendo que deu as costas a milhares de vidas que poderia ajudar por ter conhecido e salvado a princesa Leopoldina. Joaquim se educa como índio e batiza-se como Tinga. No caminho para o Rio de Janeiro, Joaquim, em mais um ato de bravura, salva a vida de Dom Pedro sem saber de quem se trata. Com as flechas que aprendeu a manusear no tempo em que passou na aldeia, ele impede que o príncipe seja vítima de outro dos planos de Thomas. Para sua surpresa, ao chegar à cidade, descobre que salvou Dom Pedro, saudado pelo povo nas ruas. Na residência da família real, Leopoldina o reconhece e conta para todos que foi ele o responsável por também livrá-la da morte no ataque dos piratas ao navio. Com tantas provas de heroísmo e coragem, Joaquim é convidado por Dom Pedro para se tornar seu guarda pessoal. O tão esperado reencontro, é nesse momento que Anna e Joaquim se reencontram. Corações saltam pela boca de tanta surpresa e felicidade. Da parte de Thomas, uma dupla frustração: Pedro está vivo, e seu rival no amor de Anna está de volta. Mas, agora, Joaquim e Anna precisarão lutar muito para ficar juntos. Ela já está noiva de Thomas, que vai logo atrás de Elvira para trazer o passado de Joaquim à tona. Sua ideia é convencer a moça a se apresentar como esposa do jovem ator. E, para isso, vai mentir que Quinzinho, o menino adotado na Estalagem dos Portos, é filho de Joaquim. Com o suposto passado de Joaquim vindo à tona, seu romance com Anna passará por diversas provações, enquanto ambos apoiam Leopoldina e Dom Pedro na luta pela independência do país.

●• ELENCO •●
  • Ágatha Moreira - Domitila de Castro Canto e Melo
  • Alex Morenno - Francisco de Castro Canto e Melo
  • Alexandre Dacosta - Pelópidas de Barros
  • Alexandre Schumacher - Gonçalves Lêdo
  • Alice Borges - Catarina
  • Alice Morena - Rosa
  • Allan Souza Lima - Cacique Ubirajara
  • Aloísio de Abreu - Barão de Mareschal
  • André Dias - Patrício
  • Antônio Carlos Feio - Severino Menezes
  • Ângela Rebello - Madre Assunção
  • Arilson Lucas - Cauré
  • Arthur Monteiro - Guaracy
  • Babú Santana - Jacinto
  • Beatriz Steele - Hilda
  • Begê Muniz - Rudá
  • Bia Guedes - Lurdes
  • Breno de Filippo - Querêncio
  • Bruce Gomlevsky - Felício Pinto Coelho de Mendonça
  • Caio Castro - Dom Pedro de Alcântara de Bragança e Bourbon
  • Carolina Pismel - Maria Teresa de Bragança e Bourbon
  • Cássio Reis - Cosme/Damião
  • César Cardadeiro - Hugo Proença
  • Chao Chen - Manoel da Conceição
  • Chay Suede - Joaquim Martinho
  • Cirillo Luna - William
  • Daniel Rangel - Infante Miguel de Bragança e Bourbon
  • Daniel Satti - Viriato Prazeres
  • Débora Olivieri - Rainha Carlota Joaquina de Bourbon
  • Dhu Moraes - Idalina da Silveira
  • Diogo Oliveira - Guayi
  • Felipe Silcler - Libério da Silveira
  • Flávio Rocha - Gervásio Pires Ferreira
  • Frederico Volkmann - Ararê
  • Gabriel Braga Nunes - Thomas Johnson
  • Gabriela Couto - Maria Francisca de Assis de Bragança
  • Giullia Buscacio - Jacira
  • Guilherme Piva - Licurgo Ferreira
  • Isabella Dragão - Cecília Quirino da Silveira
  • Isabelle Drummond - Anna Millman
  • Jeniffer Dias - Luana
  • Joana Solnado - Dulcina
  • Joelson Medeiros - Oficial Matos
  • Jonas Bloch - Wolfgang Schwarz
  • Jorge Florêncio - Rufino
  • Jurema Reis - Jurema
  • Karen Acioly - Astuta de Barros
  • Larissa Bracher - Maria Benedita de Castro Canto e Melo
  • Léo Jaime - Rei Dom João VI
  • Leonardo Reis - Hércules
  • Letícia Colin - Princesa Maria Leopoldina de Habsburgo-Lorena
  • Luana Tanaka - Miss Liu
  • Luísa Micheletti - Noémie Thierry
  • Marcelo Batista - Jeremias
  • Márcia Cabrita - Narcisa Emília O'Leary
  • Márcio Vito - Comissário Egídio
  • Mariana Consoli - Dalva
  • Matheus Silvestre - Ralph
  • Monique Oliveira - Maria Isabel de Bragança
  • Murilo Grossi - Capitão Xavier
  • Paulo Giardini - Antônio
  • Paulo Rocha - General Jorge de Avilez de Sousa
  • Pietro Mário - Orozimbo Garcia
  • Priscila Steinman - Isaura
  • Raffaele Casuccio - Jean
  • Raphael Sander - Greg
  • Renan Monteiro - Matias
  • Ricardo Pereira - Ferdinando
  • Ricardo Ripa - Ministro Howard
  • Rodrigo Mathias - Roger
  • Rodrigo Simas - Piatã Millman
  • Rômulo Estrela - Chalaça (Francisco Gomes da Silva)
  • Roney Villela - Pajé Tibiriçá
  • Ruben Gabira - Schultz
  • Samuel Mello - Cosme
  • Sheron Menezzes - Diara Schwarz
  • Simon Petracchi - Genaro
  • Stella Maria Rodrigues - Mercedes Quirino
  • Suyane Moreira - Teçá
  • Thiago Thomé - Hassan Abdul Khalif
  • Tony Correia - Marquês de Marialva
  • Vanessa Gerbelli - Maria Amália
  • Viétia Zangrandi - Nívea
  • Vivianne Pasmanter - Germana Ferreira
  • Yasmin Gomlevsky - Carmem Ferreira

●• AS CRIANÇAS •●
  • Melissa Nóbrega - Francisca de Castro Canto e Melo
  • Thalles Moreira - Felício de Castro Canto e Melo filho
  • Théo de Almeida - Quinzinho (Joaquim Martinho Filho)

●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Caco Ciocler - Dr. Peter Zettl
  • Leopoldo Pacheco - Fred Sem-Alma (Frederick Madison)
  • Ney Latorraca - Sir Edward Millman
  • Roberto Cordovani - Sebastião Quirino

●• ATRIZES CONVIDADAS •●
  • Heloísa Périssé - Madame Cosette Villeneuve
  • Júlia Lemmertz - Greta Schwarz
  • Maria João Bastos - Letícia

  • Ingrid Guimarães como Elvira Matamouros
  • Felipe Camargo como José Bonifácio de Andrada e Silva
  • Daniel Dantas como Padre Olinto (Maximiliano de Souza)

●• GALERIA DE PERSONAGENS •●
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4