Treze Dias Longe do Sol é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo em parceria com a O2 Filmes. Escrita por Elena Soárez e Luciano Moura com a colaboração de Sofia Maldonado, e direção de Isabel Valiante e Luciano Moura. Estrelando Selton Mello, Carolina Dieckmann, Débora Bloch, Paulo Vilhena, Fabrício Boliveira, Eucir de Souza, Camila Márdila, Antônio Fábio, Enrique Díaz, Emiliano Queiróz e Lima Duarte nos papeis principais.
●• SINOPSE •●
O que você faria se ficasse soterrado e aparentemente sem chance alguma de sair de debaixo dos escombros? E qual seria o seu comportamento se houvesse outras vítimas na mesma situação; pessoas completamente diferentes de você? O que você faria se você fosse soterrado pelas consequências de seus atos? Com linhas modernas e aspecto funcional, a imponente construção de dez andares em centro de terreno parece pronta. Por que, então, o Centro Médico Dr. Augusto Rupp ainda não foi inaugurado? Por que as centenas de consultórios médicos ainda não receberam pacientes? Por que os laboratórios de última geração não começaram a funcionar?
Se por fora tudo é sólido e bem-acabado, por dentro, uma insuspeita instabilidade reflete as disputas que o engenheiro responsável Saulo Garcez trava contra o tempo, contra os números e contra si mesmo. A obra está atrasada. O malabarismo para reduzir o orçamento ao mínimo vai tornando o empreendimento inadministrável. E a tensão de Saulo, que não mede esforços para atingir o objetivo maior de sua vida, começa a cobrar seu preço. Soluções precárias e temerárias vão virando um estilo naquele que era conhecido como o melhor profissional do mercado. Com a cumplicidade de Gilda, seu braço-direito e diretora financeira da Baretti Engenharia, Saulo chegou até ali. Mas no limite onde agora se joga, nem a inquebrável Gilda concebe apoiá-lo. Paciência. Saulo atingiu um ponto de “não-retorno”. Na fronteira em que se encontra, é matar ou morrer. E, em um dia em que já toureia com uma persistente rachadura, com um fornecedor que cobra atrasados e com a escassez de funcionários mal tapeada com a contratação de mão-de-obra informal, Saulo recebe a imprevista “visita” da filha do dono do Centro Médico – Marion Rupp. A estonteante médica, com quem Saulo teve um tórrido romance bruscamente interrompido não faz tanto tempo, está ali para entender os motivos do atraso na entrega do prédio.
Chove pesado quando Saulo vê Marion chegar. Não precisa ser nenhum especialista para perceber uma série de irregularidades e improvisos naquele fim de obra, e Marion não deixa escapar nada. Até mesmo os cinco andares de garagem subterrânea Marion quer conferir. Quando atingem o “S5”, último pavimento de garagem subterrânea, um dos operários percebe algo de muito errado: água brotando da parede. E, então, a água da pesada chuva que vinha se infiltrando silenciosamente no terreno atinge um volume crítico e pressiona uma parede de contenção de concreto. O gigante de concreto e ferro desaba. E engole quem estava dentro. Quantos feridos? Quantos mortos? O tempo dirá. De certo, ali sob os escombros: Saulo, Marion, o mestre-de-obra Jesuino e outros seis sobreviventes soterrados. Entre ferros retorcidos, grandes blocos de cimento, um teto parcialmente desabado e muita, muita poeira, os nove sobreviventes tentam entender o que aconteceu. Depois da tragédia, o mundo se dividiu entre o povo de cima e o povo debaixo da terra. Para os soterrados, trata-se de apagar diferenças e juntar-se na luta pela vida. Para os demais – a despeito da aparente segurança da superfície – terá início uma caçada sangrenta por culpados. Gilda, Vitor Baretti e Newton da Nóbrega engendrarão um “gato-e-rato” para se livrar de prejuízos e culpas inescapáveis.
Lá embaixo, todos viram um; lá em cima é olho por olho, dente por dente. Onde se esperava a barbárie emerge a civilidade; e onde se contava com a civilidade, eclode a barbárie. Paradoxos e desdobramentos imprevistos antes de uma tragédia desse porte se abater sobre essas vidas. Fazendo a ligação entre o mundo de cima e o mundo de baixo está o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio. Embora esteja lá em cima, seu coração e mente estão com o povo de baixo. Quando toda esperança se esvai, quando os vivos já botam os sobreviventes na conta dos mortos, Marco Antônio é o único que fica de pé, mantendo o portal aberto. Se os soterrados voltarem a ver a luz do sol, muito se deverá ao incansável bombeiro. Saulo sempre achou que a cidade do interior onde vivia era pequena demais para os seus sonhos e traçou metas para sair dali. Começou por uma que abria as portas para o que vinha depois: estudou muito e conseguiu ingressar em uma boa faculdade de Engenharia, onde chegou com seu espírito ávido, seu ímpeto de conquistador e mania de grandeza. Durante a graduação conheceu duas pessoas que marcaram sua vida: Ilana Krieg, moça rica e brilhante, com quem se casou, e Newton Nóbrega, um gênio temperamental e introvertido que se tornou seu amigo. Acontece que suas relações tendem a seguir muito mais seus interesses próprios. Assim, quando surgiu uma oportunidade, ele driblou Newton e conquistou a vaga de estagiário na Baretti Construtora, uma das mais importantes do país. Ali, fez tudo o que pôde para crescer e ganhar reconhecimento diante do dono da empresa. Sua carreira decolava, mas seu relacionamento desaguava em um poço de ressentimentos.
Quando foi contratado para ser o engenheiro responsável pela construção de um novo centro médico, Saulo se deparou com uma possibilidade diferente de conquista: ele conheceu Marion Rupp, filha do dono do empreendimento, e viveu uma paixão avassaladora em um relacionamento extraconjugal. Mas a jovem médica percebeu que aquilo não tinha futuro e que ela jamais seria o centro das atenções na vida de Saulo, que estava mais interessado em conseguir dinheiro extra para tornar-se dono da construtora, e foi continuar os estudos nos Estados Unidos. Agora o engenheiro está prestes a entregar o centro médico de última geração. Mas, para se tornar sócio majoritário da construtora em que trabalha, ele fez manobras nada seguras. Material de baixa qualidade, mão de obra ilegal e redução de custos que colocam em risco o andamento da obra são algumas das formas que Saulo encontrou para chegar onde quer. Com a construção atrasada há meses, constantes desencontros de informações e um AVC do pai, Marion Rupp se viu obrigada a retornar ao Brasil para tomar a frente dos trabalhos. Foi quando ela e seu antigo amor se reencontraram, diante de uma situação bastante tensa: ela tendo de cobrar explicações e ele buscando saídas para explicar o porquê de tantos problemas na obra. O que eles não poderiam imaginar é que esse dia seria determinante em suas vidas e que eles estariam mais ligados do que nunca.
Durante a vistoria da filha do dono, o prédio desabou. Debaixo dos escombros, presos e incomunicáveis no que restou das garagens subterrâneas, nove soterrados, entre eles Saulo e Marion, lutam pela sobrevivência. Diferenças, ressentimentos e suspeitas terão que ser superadas para que os sobreviventes lutem por suas vidas. Enquanto isso, lá em cima, a guerra se instala em uma busca por culpados, onde cada um só pensa em como livrar a própria pele. Fazendo a ligação entre o mundo de cima e o mundo de baixo está o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio. Embora esteja lá em cima, seu coração e mente estão com o povo de baixo. Quando toda esperança se esvai,quando os vivos já botam os sobreviventes na conta dos mortos, Marco Antônio é o único que fica de pé, mantendo o portal aberto. Se os soterrados voltarem a ver a luz do sol, muito se deverá ao incansável bombeiro. Se Marco Antônio é o herói da superfície, Saulo é o líder dos sobreviventes nas entranhas do monstro de ferro e concreto. Devolver seus operários e Marion, o amor de sua vida, à luz do sol é a redenção que lhe resta
●• ELENCO •●
- Alexandre Cioletti - Rogério da Silva
- Antônio Fábio - Jesuíno
- Arilson Lopes - Bené (Benedito de Jesus Gonçalves)
- Bri Fiocca - Do Carmo
- Bruno Rocha - Raposo
- Camila Márdila - Yasmin
- Carla Zanini - Cida
- Carolina Dieckmann - Drª. Marion Rupp
- Clarisse Abujamra - Raquel Krieg
- Débora Bloch - Gilda
- Démick Lopes - Zica (José Cândido)
- Enrique Díaz - Newton da Nóbrega
- Eucir de Souza - Ney Lopes
- Fabrício Boliveira - Major Marco Antônio
- Fafá Rennó - Ângela
- Fernanda Viacava - Stela
- Francisco Zaiden - Vítor
- Germano Haiut - Dr. Baretti
- Gery Dantas - Jonatan
- Glauber Amaral - Dário
- Gustavo Trestini - César Volpato
- Henrique Schafer - Motta
- Ivan de Almeida - Ernesto
- Ivan Husky - Zé
- Jiddu Pinheiro - Eli
- Kauê Telloli - Júlio
- Luciano Chirolli - Samuel Krieg
- Marcos de Andrade - Messias
- Maria Manoella - Ilana Krieg
- Paula Cohen - Tamaya
- Paulo Azevedo - Davi
- Paulo Vilhena - Vitor Baretti
- Pedro Wagner - Altair
- Rômulo Braga - Daréu
- Selton Mello - Saulo Garcez
- Shirley Cruz - Carmem
- Simone Iliescu - Isabel
- Teca Pereira - Nilza
- Thomás Aquino - Reinaldo
- Wither Dalus - Moura
●• AS CRIANÇAS •●
- Isabela Ordoñez - Bela
- Kaik Pereira - Jorge
- Levi Toledo Penteado - Théo Rupp
- Pedro Toledo Penteado - Théo Rupp
●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
- Emiliano Queiróz - Alcebíades Ribeiro
- Lima Duarte - Dr. Augusto Rupp




