●• As Aventuras de Poliana •●

Por maio 16, 2018
As Aventuras de Poliana é uma telenovela brasileira produzida pelo SBT substituindo Carinha de Anjo. Escrita por Íris Abravanel com a colaboração de Carlos Marques, Fany Higuera, Grace Iwashita, Gustavo Braga e Marcela Arantes, supervisão de texto de Rita Valente, e direção de João Batista, Mário Moraes, Roberto Menezes, Ricardo Mantoanelli e Reynaldo Boury, e baseada no best-seller "Pollyanna", de obra literária de Eleanor H. Porter. Estrelando Sophia Valverde, Milena Toscano, Dalton Vigh, Victor Pecoraro, Larissa Manoela, João Guilherme Ávila, Flavia Pavanelli e Lawrran Couto nos papeis principais.

●• SINOPSE •●

"Renovar a esperança com pensamento positivo e boas notícias para ver o lado bom da vida" esse é o lema de Poliana, uma garota com personalidade livre e espontânea, que cresceu em meio à magia do teatro mambembe. Ela é filha do casal de artistas multitalentosos formado pelo divertido diretor e ator Lorenzo e pela espirituosa atriz Alice, que integram o grupo teatral itinerante Vagalume com sua casa/palco sobre rodas. Apesar da família ser unida e feliz, passa por constantes dificuldades financeiras ao longo das turnês. Para não desanimar e encarar os problemas de forma mais leve, Lorenzo e Alice ensinam uma brincadeira para Poliana sempre jogar nos momentos difíceis: o jogo do contente, que consiste basicamente em conseguir ver o lado bom de tudo, especialmente nas situações mais desagradáveis. A trupe de Lorenzo e Alice segue pelo nordeste brasileiro e escolhe um município esquecido e pacato do sertão cearense para mais uma de suas montagens teatrais. É onde ela conhece João, um garoto humilde do povoado local, que está de passagem e se encanta pela música da apresentação. João possui personalidade forte e vive em um casebre no meio do sertão nordestino aos cuidados do pai grosseiro Tião e da mãe submissa, Josefa. Mesmo com a pouca idade, ele já é obrigado a abandonar a escola e a ajudar Tião com o trabalho na lavoura e os serviços de casa. Contudo, desenvolve interesse pela música e seu talento chama a atenção de Josefa.

Hoje, aos 11 anos de idade, Poliana precisa ir à São Paulo para morar com os parentes de sua mãe, a família D’Ávila. Antes de partir, Lorenzo revela que sempre sonhou que a família pudesse um dia se apresentar em uma linda peça, mas isso não será mais possível, já que Alice faleceu e ele mesmo adoecera. O pai pede a filha que nunca desista de seus sonhos e, reforça a importância de que ela nunca deixe de jogar, o jogo do contente. Enquanto isso, no casebre do sertão, João, também aos 11 anos, se cansa da repressão do pai e decide ir embora de casa. O garoto promete para a mãe que voltará para dar a ela uma vida melhor. Josefa fica atordoada, mas compreende que fora daquela realidade o filho talvez tenha condições de alcançar seus sonhos e desenvolver seus talentos. João, então, segue na garupa de um pau de arara a sua própria aventura rumo a São Paulo. Poliana e João chegam ao mesmo tempo à cidade grande, porem separadamente. Nesta trajetória, as duas crianças, já se deparam com muitas aventuras e histórias surpreendentes que irão mudar a realidade e os sonhos que tinham antes de enfrentarem esta caminhada. Poliana perceberá que nem todos são bondosos como os seus pais e que o jogo do contente é cada vez mais necessário e difícil de ser executado. Enquanto João, em outro canto, precisará lidar com o perigo vindo das ruas para lutar por seus sonhos e cumprir a promessa feita a Josefa. Em meio a essa aventura, Poliana e João se esbarram e o destino parece reuni-los mais uma vez. E é assim que a amizade dos dois recomeça.

A menina passa a morar com sua tia Luísa D’Ávila, irmã de Alice, mas é recebida com frieza e desagrado. Amargurada pelo passado, a rica mulher deixa visível que não gosta da presença da criança em sua mansão e cuida dela apenas por obrigação. A garota se vê forçada a obedecer inúmeras regras e horários estabelecidos. Toda a liberdade que tinha com os pais fica apenas na memória.  Luísa mente a respeito do restante da família e diz que seu irmão, tio da pequenina, mora fora do país e por isso os dois não têm mais contato. Nanci e Antônio, empregados da mansão, são quem irão trazer algum alívio para a solidão da menina, pelo desprezo da tia amargurada. Nesse meio tempo, a garota acaba conhecendo a rabugenta Dona Branca e sua neta Mirela, avó e prima de Nanci. Caminhando pela vizinhança, Poliana topa com um homem sério e muito reservado junto com seu cachorro, o misterioso Sr. Pendleton, morador da mansão 242, uma das maiores da redondeza. O vizinho é alvo de investigações dos meninos do Clube Magabe, composto pelos pequenos arteiros, Mário e os gêmeos, Gael e Benício. Lorena, amiga de Mário, vive tentando entrar no clube, mas nunca é aceita por ser menina.

Sem o conhecimento da tia, Poliana também passa a frequentar a padaria do bairro, “Ora Pães, Pães”, um lugar aconchegante, administrado por Durval. O que Poliana não faz ideia é que o dono do estabelecimento é também seu tio, o irmão que sua tia Luísa diz estar em Portugal. Além de padeiro, o homem tem duas filhas, Raquel e Lorena, primas desconhecidas de Poliana. Em uma de suas caminhadas, Poliana acaba se perdendo e caindo na Comunidade Jardim Bem-Te-Vi, que fica próxima ao seu bairro e onde as vizinhas Gleyce e Arlete vivem em pé de guerra uma com a outra, enquanto seus respectivos maridos Ciro e Lindomar são bons e velhos amigos. Poliana se torna aluna da Escola Ruth Goulart após uma audição tensa às escondidas, contrariando a vontade de sua tia Luísa. Essa é uma das escolas mais conceituadas do País, com educação rigorosa e o melhor ensino das artes, onde os alunos têm aulas extracurriculares de canto, dança, teatro, artes plásticas, audiovisual, etc. É o mesmo lugar em que Alice e Luísa estudaram e se formaram no passado. Ruth é a atual diretora e neta da fundadora do estabelecimento. Mulher séria e sozinha, ela enxerga o trabalho como prioridade. Sua melhor amiga e também coordenadora da escola é Helô. Neste ano, a instituição recebe um novo professor de audiovisual, Marcelo, ex-aluno da escola e fotógrafo profissional de natureza e paisagens, que se junta ao corpo docente composto por Salvador, o professor de arte, Iuri o de teatro, Sophie a de música e Débora a de dança. Poliana entra para a mesma sala de Luigi e Kessya, que se tornam seus grandes companheiros, mas nem todos da classe são tão receptivos com ela.  Filipa, Yasmin, e os valentões Eric e Hugo aprontam várias com Poliana e seus amigos e prometem causar muita confusão. Filipa se torna sua rival número um e vai fazer de tudo para que não apaguem seu brilho.

Na escola também estudam as melhores amigas, Raquel e Mirela, que disputam o amor do recém-chegado, Guilherme, o que causa muitos conflitos na amizade. Além de tudo, as duas também são constantemente perseguidas pela garota-problema e repetente, Brenda. Ao contrário da amiga mais introvertida, Mirela sonha em ter um namorado e ser popular na escola. É fã do youtuber, Luca Tuber, que mais para frente vai entrar na escola e arranjar ainda muita confusão nessa turma. Filiado à Ruth Goulart, existe o Comitê do Laço Azul, grupo que ajuda a escola e outras obras caridosas, formado somente por mães de alunos e senhoras influentes, liderado pela presidente Glória, mulher importante e dona de uma galeria de arte famosa. Ela também é mãe de Marcelo e do inescrupuloso, Roger, pai de Filipa e Guilherme e marido da desligada Verônica. Os irmãos Marcelo e Roger não são nada parecidos e não conseguem se dar bem, por mais que a mãe tente apaziguar os dois, todo encontro familiar sempre acaba em briga. Guilherme tem vergonha de sua condição financeira e de sua família, principalmente do pai, por isso esconde de todos que é rico, principalmente de seus melhores amigos mais humildes, Jeferson e Vinícius.

A O11O é uma das principais empresas de games e aplicativos do Brasil. Sempre à frente nas novidades, seus aplicativos também são os mais baixados e presentes entre jovens e adultos de todas as idades. Roger é o diretor financeiro e a ponte entre o patrão, Otto Monteiro, e todos os funcionários. Otto nunca aparece na empresa e não tem sua identidade revelada para ninguém, comunica-se somente através de videoconferências usando um avatar. Sérgio e Joana, pais de Luigi e Mário, trabalham na O11O e escondem de todos que são casados para não perderem o emprego, mas o malandro Waldisney, o motoboy, começa a desconfiar.  A recém-separada e amiga de infância de Joana e Luísa, Claudia, também se vê obrigada a voltar ao mercado de trabalho e entra na equipe como secretária de Roger, sofrendo nas mãos do chefe carrasco. Ao longo da história, Poliana enfrenta inúmeros desafios na escola, nas amizades e principalmente na própria família. Sente a obrigação de encontrar um lar para seu amigo João, reunir seus tios novamente e desvendar o mistério do antigo grande amor de sua tia Luísa para que ela volte a se relacionar e não fique mais sozinha. Mesmo em meio às dificuldades e à adaptação à nova realidade, Poliana tenta sempre ver lado bom da vida e propagar a boa mensagem do jogo do contente por onde passa.

●• ELENCO •●
  • Alanys Santos - Paola
  • Bela Fernandes - Filipa Pessoa
  • Bia Lanutti - Yasmin Ferreira
  • Bruno Alba - Bruno
  • Camily Vitória - Mavi
  • Clara Carvalho - Waldineusa
  • Cris Carniato - Fernanda Rios
  • Daniela Paschoal - Joana Antunes
  • Davi Campolongo - Bento
  • Duda Pimenta - Kessya Soares
  • Eduardo Semerjian - Salvador
  • Elina de Souza - Helô
  • Emílio Farias - Iuri
  • Enzo Krieger - Luigi Antunes
  • Flávia Pavanelli - Brenda
  • Gabriela Petry - Sophie
  • Gil Teles - Falcão
  • Graciely Junqueira - Gabriela
  • Guilherme Boury - Sérgio Antunes
  • Hélder Sossa - Tião Barros
  • Henry Fiuka - Hugo
  • Igor Jansen - João Barros
  • Isabella Moreira - Raquel D'Ávila
  • Ivan Parente - Lindomar Gomes
  • Jitman Vibranovski - Antônio Novaes
  • João Guilherme Ávila - Luca Tuber
  • Kauan Siqueira - Benício Ferreira
  • Kiara Sasso - Alice D'Ávila
  • Larissa Manoela - Mirela Delfino
  • Lawrran Couto - Guilherme Pessoa
  • Lázaro Menezes - Lorenzo Andrade
  • Letícia Cannavale - Cláudia Ferreira
  • Letícia Tomazella - Arlete Gomes
  • Lisandra Cortez - Débora Pavão
  • Lucas Burgatti - Éric
  • Luccas Papp - Mosquito 
  • Luciana Vidal - Josefa Barros
  • Marat Descartes - Durval D'Ávila
  • Maria Gal - Gleyce Soares
  • Mariany Vitória - Malú
  • Matheus Fagundes - Marcelo (jovem)
  • Michelle Batista - Ângela
  • Miguel Nader - Celso Paranhos
  • Milena Toscano - Luísa D'Ávila
  • Mira Haar - Isadora D'Ávila
  • Murilo Cezar - Marcelo Pessoa
  • Mylla Christie - Verônica Pessoa
  • Nando Cunha - Ciro Soares
  • Otávio Martins - Roger Pessoa
  • Pedro Lemos - Waldisney
  • Pedro Lima - Samuel
  • Pietra Quintela - Lorena D'Ávila 
  • Rafaela Ferreira - Nanci Delfino
  • Raquel Bertani - Nadine
  • Ricardo Dantas - Manoel D'Ávila
  • Sara Vidal - Luiza (jovem) 
  • Théo Medon - Mário Antunes
  • Valentina Oliveira - Letícia
  • Victor Pecoraro - Afonso Moraes
  • Vincenzo Richy - Vinicius Gomes
  • Vinícius Siqueira - Gael Ferreira
  • Vyni Takahashi - Zoio
  • Vítor Britto - Jeferson Soares

●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Lilian Blanc - Dona Branca Delfino
  • Myrian Rios - Ruth Goulart

●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Clarisse Abujamra - Glória Pessoa
  • Dalton Vigh - Sr. Pendleton

  • Sophia Valverde como Poliana D'Ávila Andrade
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4