A Dona do Pedaço foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 21 horas. Escrita por Walcyr Carrasco com a colaboração de Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Vinicius Vianna, e direção de Luciano Sabino, André Barros, Bernardo Sá, Bruno Martins Moraes, Caetano Caruso, Vicente Kubrusly e Amora Mautner. Estrelando Juliana Paes, Marcos Palmeira, Ágatha Moreira, Paolla Oliveira, Nathália Dill, Sérgio Guizé, Caio Castro, Reynaldo Gianecchini, Fernanda Montenegro, Jussara Freire, Nathália Timberg, Nívea Maria, Marco Nanini, Ary Fontoura, Betty Faria e Suely Franco nos papeis principais. Exibida entre 20 de maio e 22 de novembro de 2019, em 161 capítulos, substituindo O Sétimo Guardião.
●• SINOPSE •●
Maria da Paz nasceu e cresceu na cidade fictícia de Rio Vermelho, no interior do Espírito Santo. Jovem humilde, ela vem de uma família de justiceiros profissionais, os Ramirez, e se apaixona por Amadeu, advogado formado em Vitória e membro da principal família rival nos negócios, os Matheus. Uma tragédia no dia do casamento os afasta e os faz acreditar que o outro está morto. Em Rio Vermelho, ainda na década de 1990, duas famílias rivais de justiceiros disputam a hegemonia do negócio: os Ramirez e os Matheus. Na primeira, Dulce é a matriarca. Viúva e responsável pelo clã, ela vive na mesma casa com seus filhos, noras, sobrinhos, netas e bisnetas. Seu filho Ademir é casado com Evelina e tem duas filhas: Maria da Paz e Zenaide. Já Adão, sobrinho de Ademir, é pai de Hélcio e casado com Berenice. Eles adotam Júnior e ajudam a criar o agregado da família, Ricardo. Também na casa vivem as filhas de Zenaide e Hélcio, Fabiana e Virgínia. Dulce é respeitada por todos e dá sempre a última palavra, a que normalmente prevalece frente a todos os parentes. Os Ramirez criam as futuras gerações da família para assumirem o “ofício” dos mais velhos no ramo em que atuam. Maria, no entanto, desde muito pequena se destaca na cozinha ao lado da avó. Dulce percebe nela o dom de fazer bolos e a incentiva com afeto, dedicando todo o seu amor. A menina cresce apaixonada pelos doces e capricha nos sabores provocando os melhores prazeres em quem os consome. Na família Matheus, a matriarca é Nilda, uma mulher dura, forte, capaz de tudo para proteger os seus. Mora com o marido Miroel, os filhos Ticiana, Vicente e Amadeu, além do neto Rael, filho de Ticiana. Amadeu se diferencia dos demais membros da família porque teve a oportunidade de passar um tempo em Vitória, onde estudou Direito. Lá, se formou como advogado para que a família tivesse um profissional de confiança capaz de defendê-la diante das mortes provocadas, mas, ao voltar ao convívio de seus familiares, quer mostrar que a violência não é o caminho, muito menos o sustento. Maria da Paz e Amadeu combinam no fato de serem avessos aos ideais de seus familiares. Não veem como opção de vida serem justiceiros. Querem convencê-los de que o amor é necessário e apostam nessa transformação quando, depois de um encontro inesperado, se apaixonam perdidamente um pelo outro. Ao descobrirem suas origens nas primeiras conversas, pensam logo em fugir juntos por acreditarem que ali não será possível viver o amor que sentem, mas uma trégua ainda é possível arriscar. Dispostos a enfrentar o ódio nutrido por suas famílias durante décadas, eles decidem contar tudo para seus respectivos parentes. Maria então pede uma reunião entre as duas famílias e sua avó Dulce a autoriza. O casamento, enfim, é consentido. Maria e Amadeu se entregam ao amor e o pacto é selado. É decretado o fim da violência.
No dia da cerimônia, a cidade comemora 100 dias sem mortes, mas o que parece ser a realização de um sonho se torna um pesadelo. Diante do altar e dos convidados, Amadeu é atingido por um tiro misterioso ao lado da noiva e o amor dos dois é interrompido. Ameaçada de morte pela família do amado, Maria não consegue vê-lo no hospital e precisa fugir o quanto antes. Afinal, os Matheus querem vingar o atentado contra o herdeiro. Maria fica desolada, mas sabe que precisa ir embora. A jovem conta com o apoio da mãe Evelina e do padre da cidade para viajar para São Paulo. Ele indica uma prima que pode acolhê-la por lá. Não há mais o que fazer ali, mas a certeza de que Amadeu vai sobreviver a fortalece. Enquanto a viagem de Maria acontece, a família Matheus decide se vingar dos Ramirez atentando contra a vida das crianças Fabiana e Virgínia, sobrinhas dela. Miroel determina que Vicente dê um fim nas meninas, mas, ao ficar diante delas, ele recua. Fabiana, a primeira a ser raptada, é deixada em um convento distante da cidade e Virgínia é separada da mãe, em Vitória, quando tentam fugir juntas para São Paulo. A garota fica perdida pelas ruas. Assim que é deixada no convento, Fabiana é recebida pela Madre e não consegue passar informações sobre o paradeiro de sua família. Acolhida no local, passa a ser criada pelas freiras. Com o passar dos anos, mesmo como postulante – sem ter feito seus votos -, ela é quem cuida de toda a contabilidade do convento. Virgínia, que, a princípio, caminhava para um destino mais trágico do que a irmã, teve mais sorte. Na fuga de Rio Vermelho para Vitória, é caçada de perto por Vicente, e, a pedido da própria mãe, Zenaide, que percebe o iminente risco de morte que elas estão correndo, sai em disparada. Sozinha e desamparada, Virgínia perambula pelas ruas de Vitória e é encontrada por Otávio e Beatriz, que estavam de passagem pela cidade por motivos de trabalho. Ele é sócio da construtora Habitex, em São Paulo, e pesquisa empreendimentos no local. O casal não tem filhos porque Beatriz é estéril, mas quando se depara com a menina fica encantado e decide adotá-la. Ao longo do processo, eles não conseguem informações sobre o seu passado e a única referência que as duas irmãs carregam da família é um amuleto oferecido de presente pela bisavó Dulce no aniversário delas.
Após uma passagem de tempo, Fabiana, ainda no convento, pede autorização da madre para assistir à TV. Coincidentemente, nessa hora, Virgínia aparece em um programa de TV usando o amuleto idêntico ao dela. Fabiana decide, então, se mudar para São Paulo, para se aproximar da irmã, que, depois de ter sido adotada e criada por Otávio e Beatriz, tornou-se uma das influenciadoras digitais mais famosas do país. Mas essa aproximação não é motivada por uma inocente saudade, e sim por um misto de inveja e rancor. Com uma aparente boa intenção, Fabiana consegue um emprego na construtora Habitex e logo dá um jeito de fazer amizade com a irmã, sem revelar sua verdadeira identidade. Virgínia é receptiva, nutre por ela um inconsciente afeto e não imagina que Fabiana tem uma verdadeira obsessão de conquistar a vida luxuosa que nunca teve. Também para fugir dos Matheus, Maria se muda sozinha para São Paulo, mas não para de pensar em seu grande amor Amadeu e na separação violenta provocada pelo ódio entre as duas famílias. No bairro do Bixiga, é recebida pela prima do padre, Marlene. Com uma vida simples, a professora aposentada promete ajudá-la a conseguir um trabalho. Ao mesmo tempo em que Maria chega ao Bixiga, uma família de moradores de rua invade um imóvel vizinho que estava desocupado. Cornélia, a matriarca, Chico, seu marido, o filho Eusébio, a nora Dorotéia e os netos Rock, Zé Hélio, Rarisson e Sabrina, sobrinha de Dorotéia, que foi criada como filha dela, após serem despejados de um edifício, encontram a casa fechada e decidem se instalar por lá. O grupo, um tanto grande, folgado e engraçado, logo se aproxima de Maria e Marlene. Doroteia se torna uma grande amiga de Maria. Para conseguir um emprego para a herdeira dos Ramirez, Marlene conta com o apoio de Linda, colega de profissão, para apresentar a jovem à família de Gladys. É neste momento que Maria conhece o filho dela, Régis, um playboy de uma família tradicional, mas falida. Ela o reconhece das revistas de celebridades, mas não sabe que é Agno, marido de Lyris, genro de Gladys, que sustenta os luxos do cunhado com o lucro da construtora de imóveis Habitex, da qual é sócio com Otávio.
Empolgada com a oportunidade de começar a trabalhar e recomeçar a vida na cidade grande, Maria passa mal e, após realizar exames, descobre que está grávida de Amadeu. A notícia, apesar de deixá-la assustada, traz uma motivação maior para viver e buscar forças para superar os novos obstáculos. O fruto do seu grande amor cresce em seu ventre. Por isso, acaba não sendo contratada como empregada na casa de Gladys, que, ainda assim, junto da filha Lyris, lhe dá uma boa quantia em dinheiro para ajudá-la a criar o bebê. Cientes de todo o potencial culinário de Maria, Marlene, Dorotéia e Eusébio a incentivam a vender o maravilhoso bolo que a moça faz, sem maiores pretensões, pelas ruas de São Paulo para sustentar sua cria. Antero, advogado e vizinho de Marlene, também é fundamental para fazer a iniciativa dar certo. Ele é quem empresta o carro para que Maria tenha agilidade nas vendas pela cidade. É neste mesmo período que Maria leva outro duro golpe. A notícia do sumiço das sobrinhas Fabiana e Virgínia a faz pensar em voltar para o Espírito Santo. Mas Marlene a convence de ficar e trabalhar. Maria aceita, mas promete para si mesma que vai encontrar as meninas assim que estiver financeiramente estabelecida. O árduo trabalho da boleira não tarda a prosperar, assim como sua gravidez não para de evoluir. Com seis meses de gestação, ela não aguenta o tranco provocado pela notícia da “morte” de Amadeu, transmitida sem cerimônia por sua mãe. Maria sofre com um parto prematuro e nem imagina que Nilda e Evelina combinaram de mentir para os próprios filhos numa tentativa de salvá-los e de interromper o ciclo de ódio e matanças em torno de Matheus e Ramirez. O nascimento antecipado de Josiane não abate Maria, que passa a usar seu dom como combustível para superar todo o sofrimento. Enquanto a filha segue internada na incubadora, ela consegue abrir, com a ajuda de Antero e Marlene, sua primeira loja em uma garagem depois de vender muito bolo nas ruas da cidade.
●• ELENCO •●
- Ágatha Moreira - Josiane Ramirez
- Álamo Facó - Vicente Matheus
- Alex Rech - Agenor
- Alexandre Moreno - Moacir
- Ana Barroso - Josiane
- Anderson Di Rizzi - Márcio
- Anne Berg - Laila
- Áurea Maranhão - Ticiana Matheus
- Betto Marque - Tonho
- Breno Guimarães - Coruja
- Bruna Hamú - Joana
- Bruno Barboza - Eurico
- Bruno Gissoni - William
- Caio Castro - Rock (Rodrigo Ferreira)
- Cassiano Barreto - Wesley
- Catarina de Carvalho - Alba
- César Ferrário - Adão Ramirez
- Chan Suan - Naomi
- Cynthia Senek - Edilene
- Dani Guimarães - Lygia
- Daniel Andrade - Bill
- Daniela Galli - Stephany
- Deborah Evelyn - Lyris
- Deiwis Jamaica - Cícero
- Dionísio Neto - Hélcio Ramirez
- Dja Marthins - Dona Céu
- Duda Nagle - Paixão
- Duio Botta - Jardel
- Emmílio Moreira - Aírton
- Evandro Mello - Mesquita
- Felipe Titto - Abdias
- Fernando Zilli - André
- Flávio Siqueira - Jacques
- Genézio de Barros - Ademir Ramirez
- Gláucio Gomes - Nicolas
- Greco Trevisan - Pablo
- Gretchen Miranda - Gina
- Guilherme Leicam - Leandro Ramirez
- Heloísa Jorge - Gilda
- Ismael Caneppele - Murilo
- Jardel Camelo - Beto
- João Gabriel D'Aleluia - Carlito
- Josué Galinari - Naldo
- Júlia Lund - Roma
- Juliana Paes - Maria da Paz Ramirez
- Kadú Garcia - Ubiratan
- Kainan Ferraz - Lucas
- Karolina Albertassi - Nina
- Lee Taylor - Camilo Muniz
- Leonardo Senna - Setúbal
- Léo San - Jasmim
- Lucas Bernardini - Bóris
- Luciana Fernandes - Jeniffer
- Lucy Ramos - Sílvia
- Luiz Carlos Vasconcelos - Miroel Matheus
- Maeve Jinkings - Zenaide Ramirez
- Malvino Salvador - Agno
- Márcio Ricciardi - Delegado Machado
- Marcos Palmeira - Amadeu Matheus
- Maria Sílvia Radomille - Berenice
- Mariano Júnior - Sávio
- Mel Maia - Cássia
- Mônica Iozzi - Kim
- Monique Alfradique - Yohana
- Murilo Armacollo - Sérgio
- Nathália Dill - Fabiana Ramirez
- Oscar Magrini - Honorato
- Osvaldo Mil - Cosme
- Paolla Oliveira - Virgínia Ramirez
- Pedro Carvalho - Abel
- Pedro Farah - Seu Nonô
- Rafael Queiróz - Rael Matheus
- Rainer Cadete - Téo
- Reynaldo Gianecchini - Régis
- Ricardo Fernandes - Alaor
- Robson Santos - Marcelo
- Rosane Gofman - Ellen
- Samira Lochter - Sueli
- Sérgio Guizé - Chiclete
- Sílvio Matos - Martino Vila Nova
- Simone Cerqueira - Anne
- Thiago Thomé - Adriano
●• APRESENTANDO •●
- Bruno Bevan - Zé Hélio
- Carol Garcia - Sabrina
- Glamour Garcia - Britney
●• AS CRIANÇAS •●
- Alice Jardim - Sabrina (criança)
- Allexandre Colman - Rock (criança)
- Bernardo Amil - Júnior Ramirez (criança)
- Duda Batista - Virgínia Ramirez (criança)
- Flávio Bisneto - Zé Hélio (criança)
- Luiz Eduardo Toledo - Rael Matheus (criança)
- Luiz Felipe Mello - Ricardo (criança)
- Manu Fernandes - Zenaide Ramirez (jovem)
- Maria Clara Baldon - Fabiana Ramirez (criança)
- Mirella Sabarense - Maria da Paz Ramirez (criança)
- Théo Almeida - Rarisson (criança)
- Victor Aguiar - Hélcio Ramirez (jovem)
●• ATRIZES CONVIDADAS •●
- Betty Faria - Cornélia
- Laura Cardoso - Matilde
- Natália do Vale - Beatriz Guedes
- Nívea Maria - Evelina Ramirez
- Rosamaria Murtinho - Linda Guedes
●• ATORES CONVIDADOS •●
- Ary Fontoura - Dr. Antero
- José de Abreu - Otávio Guedes
●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
- Ana Lúcia Torre - Berta
- Berta Loran - Dinorá
- Jussara Freire - Nilda Matheus
- Rosi Campos - Dorotéia
- Suely Franco - Marlene
- Tonico Pereira - Chico
- Fernanda Montenegro como Dulce Ramirez
- Marco Nanini como Eusébio
- Nathália Timberg como Gladys