Fina Estampa foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 21 horas. Escrita por Aguinaldo Silva com a colaboração de Maria Elisa Berredo, Patrícia Moretzsohn, Nelson Nadotti, Meg Santos, Rodrigo Ribeiro, Maurício Gyboski, Brunno Pires e Ruy Vilhena. Teve a direção de Ary Coslov, Cláudio Boekel, Marcelo Travesso, Marco Rodrigo, Marcus Figueiredo e Wolf Maya. Estrelando Lília Cabral, Christiane Torloni, Dalton Vigh, Malvino Salvador, Carolina Dieckmann, Caio Castro, Adriana Birolli, Marcelo Serrado, Júlia Lemmertz, Dan Stulbach, Sophie Charlotte, José Mayer, Eva Wilma, Renata Sorrah, Suzana Pires e Wolf Maya nos papéis principais. Foi exibida entre 22 de agosto de 2011 e 23 de março de 2012, em 185 capítulos, substituindo Insensato Coração.
Viúva há 20 anos, desde que seu marido, Pereirinha, desapareceu no mar, Griselda trabalha como faz-tudo para sustentar seus três filhos: Quinzé, Antenor e Amália. Competente, é conhecida por todo o Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca, como Pereirão. O apelido não lhe incomoda – sem vaidades nem arrependimento, Griselda coloca o bem-estar de sua família sempre em primeiro lugar. Quinzé, seu primogênito, é um rapaz bom-caráter, mas não investiu nos estudos e nem deu muita sorte no amor. Após ser abandonado pela mulher, Teodora, voltou para a casa da mãe, levando consigo seu filho, Quinzinho. Com a ajuda de Griselda, que é apaixonada pelo neto, e com o emprego no bar de Guaracy, ele cria sozinho o menino. Antenor, o filho do meio, foi o único dos irmãos a ingressar na universidade. Aluno exemplar na faculdade de Medicina, seu principal estímulo é querer melhorar de vida. Antenor não se identifica com a história de sua família, principalmente após conhecer e se apaixonar por Patrícia, filha de Tereza Cristina. Griselda se orgulha do filho e de sua dedicação aos estudos até descobrir que ele tem vergonha de sua origem humilde. A caçula Maria Amália é a grande companheira de Griselda. Além de trabalhar como vendedora de cosméticos, ajuda a mãe a cuidar da casa, dos irmãos e do sobrinho. Tereza Cristina é o oposto de Griselda. Casada com o chef de cozinha Renê Velmont e mãe de Patrícia e Renê Junior, ela acredita ter a vida perfeita. Com a fortuna que herdou dos pais, mantém seu sofisticado padrão de vida, que inclui uma mansão na Barra da Tijuca e um mordomo à sua disposição, Crô. Apaixonada pelo marido, ela o presenteou com o restaurante Le Velmont, um dos mais requintados e bem conceituados da cidade.
O que Tereza Cristina jamais poderia imaginar é que sua filha se apaixonaria justamente por Antenor, filho de Griselda. Desde o dia em que o conhece, ela desconfia do rapaz. E, por isso, faz questão de ser apresentada à sua família. Para agradar a sogra, Antenor diz que sua mãe é criadora de gado no Mato Grosso do Sul e contrata uma atriz para se passar por ela durante um jantar na casa de Patrícia. Justamente nessa noite, Griselda é chamada às pressas para fazer um reparo no jardim da mansão. E vê quando seu filho apresenta Mirna como Gisela Pereira, sua mãe. Sentindo-se humilhada, ela desmascara Antenor diante de todos, e os dois acabam expulsos da mansão. Patrícia, que também acreditou na mentira, não o perdoa e termina o namoro. Apesar de Renê insistir que Griselda foi tão enganada por Antenor quanto eles, Tereza Cristina tem certeza de que mãe e filho são uma dupla de vigaristas que querem dar o golpe em sua família. E a raiva que sente pela faz-tudo aumenta ao perceber o interesse de seu marido por ela. A partir de então, a guerra entre as duas fica declarada. A história dá uma reviravolta quando Griselda ganha sozinha na loteria. O prêmio de 30 milhões de reais muda a vida da personagem, marcando uma nova fase na história. Com o dinheiro, ela compra uma casa no mesmo condomínio de Tereza Cristina e abre uma escola de faz-tudo, ou “maridos de aluguel”, como diz. Renê se separa de Tereza Cristina por não suportar mais o comportamento da mulher e se envolve com Griselda. Com ódio, a socialite decide acabar com a vida da família Pereira. Tendo Ferdinand como cúmplice, ela provoca diversos atentados contra Antenor, Quinzé e Amália, todos frustrados. Para se vingar da rival, Tereza Cristina mantém um caso com Pereirinha, que reaparece depois de 15 anos.
Quinze anos após ter desaparecido no mar e sido dado como morto, Pereirinha ressurge no horizonte, a bordo de uma traineira. Assim como seu sumiço, seu retorno inesperado é nebuloso, e deixa Griselda, até então viúva, atordoada. Ele não explica o que aconteceu, nem porque voltou, mas consegue convencê-la a deixá-lo morar em sua antiga casa – depois que a família se mudar para a mansão recém-comprada. Ferdinand, parceiro nos negócios que Pereirinha tinha com um rico empresário chinês, também fica intrigado com o retorno do pescador. É ele quem descobre o motivo que o trouxe de volta depois de anos desaparecido. Enquanto todos acreditavam que Pereirinha estava morto, ele tentava arrancar do chinês detalhes sobre um tesouro escondido na casa em que Griselda e os filhos moravam. Mas o empresário morreu de repente, sem dar as informações que Pereirinha tanto queria. Decidido a encontrar esse tesouro, o pescador voltou, trazendo consigo seu filho Enzo. Depois de colocar o antigo parceiro contra a parede, Ferdinand concorda em ficar calado, desde que receba parte da fortuna. Assim que se instalam na casa, Pereirinha e Enzo começam a fazer escavações em busca de algo que nem eles mesmos sabem o que é. Depois de abandonar marido e filho para tentar a sorte nos EUA ao lado do lutador Wallace Mu, Teodora retorna ao Brasil. O sucesso do marido, campeão de vale-tudo, é o que garante sua boa vida. Por isso, quando problemas de saúde o impedem de lutar, ela se desespera.
Ao ficar sabendo que Griselda está milionária, Teodora simula um interesse por Quinzinho. A reaproximação entre mãe e filho preocupa Quinzé, que teme perder a guarda do garoto. Percebendo que seu plano está dando certo, Teodora decide apostar alto: concorda em se afastar em troca de cinco milhões de reais. No dia de assinar o documento em que abre mão do filho, no entanto, o coração de mãe fala mais alto e ela volta atrás. A essa altura, sua relação com Wallace está por um fio, graças às intrigas de Marcela, uma jornalista capaz de tudo para conseguir uma boa reportagem. Mesmo contra as recomendações médicas, Wallace decide voltar a lutar. Minutos antes de entrar no octógono, no entanto, Marcela o convence a desistir, alegando que Teodora só está esperando ele morrer para, com o dinheiro de seu seguro de vida, viver feliz ao lado de Quinzé e o filho. Desconcertado com a revelação, o lutador acusa Teodora de querer a sua morte e pede que ela se afaste dele. Sem dinheiro, a alpinista social é obrigada a deixar o hotel em que mora. Depois de insistir com Quinzé, Teodora se instala na antiga casa de Griselda, onde Pereirinha e Enzo também estão. E, com a ajuda de Wallace, que fica penalizado com sua situação, contrata uma advogada para lutar pela guarda de Quinzinho. Com o tempo, Teodora desconfia das escavações que Pereirinha e Enzo fazem na casa. Intrigada com o comportamento dos dois, ela também começa uma busca e acaba encontrando o tal tesouro escondido numa das paredes: uma prodigiosa coleção de miniaturas chinesas em marfim. A partir de então, as peças passam por diferentes mãos até que Teodora consiga vendê-las. Sem que ninguém saiba, ela leva as miniaturas para serem avaliadas e acaba sendo roubada pelo antiquário. Pereirinha e Enzo descobrem o que aconteceu e recuperam o tesouro. Mas, na confusão da dupla, as peças voltam para as mãos de Teodora.
Para não levantar suspeitas, ela viaja para os EUA, onde consegue negociar as miniaturas em troca de uma pequena fortuna. Quando retorna ao Brasil, o pescador e o filho desconfiam de seu enriquecimento repentino, mas Teodora se recusa a contar de onde veio todo aquele dinheiro. No final, ela convence a todos de que mudou e que realmente quer ficar com seu filho. É Griselda quem incentiva Quinzé a ir atrás de sua ex-mulher, que, grávida, está decidida a ir embora mais uma vez. Depois de algumas brigas, Teodora e Quinzé reatam e passam a morar juntos na mansão da família Pereira. Tereza Cristina mantém a sete chaves um segredo sobre seu passado. E, para evitar que ele seja revelado, comete alguns crimes. A única que conhece a verdade é sua tia Íris que se utiliza disso para arrancar dinheiro da sobrinha. Uma das vítimas de Tereza Cristina é a inescrupulosa Marcela. Após ouvir uma conversa entre tia Íris e Alice, a jornalista ameaça publicar a história da socialite. Cansada de ser chantageada, Tereza Cristina assassina Marcela. Mas sua morte é em vão. Com a ajuda de Antenor, Beto, repórter do Diário de Notícias, revela a verdade: Tereza Cristina não é filha do casal Buarque de Siqueira e sim da espanhola Carlota Valdéz, a empregada da família que morreu louca, internada num hospício. A pretensa origem nobre – agora desmascarada – garantia sua postura altiva. Por isso, inclusive, ela fazia tanta questão de esconder a identidade de sua mãe. No capítulo em que é revelado o segredo de Tereza Cristina, porém, Álvaro, filho de Íris, afirma que ainda existe mais a ser contado sobre o passado da socialite. Ele diz à prima que os dois são irmãos. Ela é fruto do caso que seu pai teve com a irmã de Íris, que, para se vingar da traição do marido, inventou toda a história da espanhola Carlota Valdéz. Íris queria que a sobrinha fosse infeliz assim como ela foi, e usava a mentira para chantageá-la. Enquanto Tereza Cristina se esforça para manter seu passado em segredo, surge Joana, irmã gêmea de Marcela. Determinada a desvendar a morte da jornalista, ela identifica Tereza Cristina como a assassina de sua irmã e a denuncia à polícia. O cerco em torno da vilã começa a se fechar, principalmente após Griselda descobrir que ela está por trás dos atentados contra seus filhos.
Após uma tentativa frustrada de matar Griselda, Tereza Cristina foge com Pereirinha em seu barco e os dois desaparecem durante uma tempestade em alto mar. No entanto, revela que ela ainda está viva: Griselda a encontra num cruzamento, dentro de um carro de luxo. Fiel mordomo de Tereza Cristina, Crô se destaca com seu visual moderno e seu comportamento devoto à patroa, a quem se refere como “a rainha do Nilo”, “a filha de Osíris”, entre outras expressões. Crô tem um namorado, mas não revela sua identidade a ninguém, nem mesmo a Tereza Cristina. A única pista é um escorpião que o rapaz tem tatuado no pé. Quando Fred, sous-chef do restaurante de Renê, morre ao rolar da escada da mansão da família Velmont, acredita-se ser ele o amante de Crô. Mas descobre-se que diversos personagens possuem essa mesma tatuagem. Com o desaparecimento de Tereza Cristina, Crô herda 50% de seus bens e a mansão da família Le Velmont. De repente, o mordomo vira o patrão, assumindo a vida de luxo que sempre sonhou. No final, ele aparece na cama com seu amante, cuja identidade permanece misteriosa. Crô se recusa a revelar o dono do pé com o escorpião. Esther e Paulo mantêm um casamento intenso e apaixonado até que ela decide realizar seu sonho de ser mãe, reprimido por 20 anos, desde que o marido descobriu ser estéril. Na época, Esther optou por não tocar mais no assunto para evitar o sofrimento de Paulo. Com isso, os dois investiram suas energias no trabalho, o que garantiu o sucesso da confecção Fio Carioca, conhecida internacionalmente. Os anos de desfiles, tecidos, modelagens e pesquisas consagraram Esther como estilista renomada e Paulo como grande empresário. Mas nada disso foi suficiente para superar a questão do filho, pelo menos não para ela.
O desejo de engravidar reascende quando Esther conhece a Dra. Danielle Fraser, médica especialista em fertilidade dirigida. Paulo é contra a fertilização in vitro, pois não aceita que outro homem dê à mulher aquilo que ele não foi capaz de dar. Mas acaba concordando com que Esther faça o tratamento, certo de que, por conta da idade, ela não terá condições de engravidar. De fato, a médica explica que não será possível uma fertilização com os óvulos da própria Esther. Mas deixa claro que isso não exclui a possibilidade de uma gravidez. A opção seria usar óvulo e sêmen de doadores. Esther hesita durante um tempo, mas, à revelia de Paulo, acaba concordando. Ao longo desse processo, o casamento de Paulo e Esther se deteriora e os dois se separam. Depois de um rápido envolvimento com a jornalista Marcela, ele inicia uma relação com Vanessa, enquanto a estilista encontra amparo ao lado de Guaracy. O tratamento é bem-sucedido e, após nove meses de gestação, nasce a pequena Vitória. Tudo estaria tranquilo não fosse o fato de Danielle ter usado o esperma de seu falecido irmão, Guilherme, e o óvulo de Beatriz, namorada dele, para criar o embrião que implantou em Esther. Quando isso vem à tona, inicia-se uma disputa pela guarda da criança. Beatriz processa Danielle e entra na justiça contra Esther. No final, o juiz garante a Esther seu direito de mãe uma vez que Beatriz doou seu óvulo voluntariamente. A estilista e Paulo reatam, e ele assume Vitória como sua filha. Danielle tem seu diploma de médico cassado. E, sem poder exercer a profissão, decide ser parteira na África. As brigas do casal Baltazar e Celeste também movimentam a história. Motorista de Tereza Cristina, ele desconta todas as frustrações na mulher e na filha, Solange. Seu comportamento educado e discreto no trabalho esconde um lado agressivo que só aparece em casa. Celeste apanha do marido com frequência, mas tem medo de denunciá-lo à polícia.
Quem a defende é sua comadre Griselda, que não teme as ameaças de Baltazar e tenta convencer a amiga a deixá-lo. Solange também sofre com autoritarismo do pai, que não admite que ela dance funk e não aprova as roupas curtas e decotadas que costuma usar. Mais independente e segura por conta do sucesso do restaurante que inaugura com Griselda, Celeste perde o medo de Baltazar. E, depois de tantas humilhações e agressões, passa a enfrentá-lo. No final, após mais um rompante de Baltazar, Celeste o coloca para fora de casa. A princípio, reluta em aceitá-lo de volta. Mas, convencida pelo vizinho Crô, e também pelo amor que ainda sente pelo marido, ela o perdoa. Letícia vive com a mãe, a taxista Vilma, e a filha Carolina, desde que ficou viúva. Apesar dos desejos e angústias de cada uma, as três gerações de mulheres convivem em harmonia. O que não exclui a interferência de uma na vida da outra, como acontece em toda família. Vilma não suporta ver o sofrimento da filha que, após a morte do marido, jamais cogitou a possibilidade de ter outro relacionamento. Jovem e bonita, Letícia dedica sua vida ao trabalho como professora e à filha adolescente. Assim como a avó, Carol não concorda com a atitude da mãe e, sem que ela saiba, tenta lhe arrumar um namorado. Com a ajuda de Renê Jr, seu amigo de escola, Carolina troca mensagens pela internet com o vizinho Juan Guilherme como se fosse sua mãe. Renê também assume a identidade virtual do ex-modelo para se corresponder com Letícia. Assim, os dois adolescentes conseguem promover o encontro do casal. Letícia e Juan Guilherme iniciam um namoro, mas o romance dos dois é atrapalhado pela volta de Chiara, ex-mulher dele. Após alguns desencontros, eles se casam no final.
●• SINOPSE •●
Viúva há 20 anos, desde que seu marido, Pereirinha, desapareceu no mar, Griselda trabalha como faz-tudo para sustentar seus três filhos: Quinzé, Antenor e Amália. Competente, é conhecida por todo o Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca, como Pereirão. O apelido não lhe incomoda – sem vaidades nem arrependimento, Griselda coloca o bem-estar de sua família sempre em primeiro lugar. Quinzé, seu primogênito, é um rapaz bom-caráter, mas não investiu nos estudos e nem deu muita sorte no amor. Após ser abandonado pela mulher, Teodora, voltou para a casa da mãe, levando consigo seu filho, Quinzinho. Com a ajuda de Griselda, que é apaixonada pelo neto, e com o emprego no bar de Guaracy, ele cria sozinho o menino. Antenor, o filho do meio, foi o único dos irmãos a ingressar na universidade. Aluno exemplar na faculdade de Medicina, seu principal estímulo é querer melhorar de vida. Antenor não se identifica com a história de sua família, principalmente após conhecer e se apaixonar por Patrícia, filha de Tereza Cristina. Griselda se orgulha do filho e de sua dedicação aos estudos até descobrir que ele tem vergonha de sua origem humilde. A caçula Maria Amália é a grande companheira de Griselda. Além de trabalhar como vendedora de cosméticos, ajuda a mãe a cuidar da casa, dos irmãos e do sobrinho. Tereza Cristina é o oposto de Griselda. Casada com o chef de cozinha Renê Velmont e mãe de Patrícia e Renê Junior, ela acredita ter a vida perfeita. Com a fortuna que herdou dos pais, mantém seu sofisticado padrão de vida, que inclui uma mansão na Barra da Tijuca e um mordomo à sua disposição, Crô. Apaixonada pelo marido, ela o presenteou com o restaurante Le Velmont, um dos mais requintados e bem conceituados da cidade.
O que Tereza Cristina jamais poderia imaginar é que sua filha se apaixonaria justamente por Antenor, filho de Griselda. Desde o dia em que o conhece, ela desconfia do rapaz. E, por isso, faz questão de ser apresentada à sua família. Para agradar a sogra, Antenor diz que sua mãe é criadora de gado no Mato Grosso do Sul e contrata uma atriz para se passar por ela durante um jantar na casa de Patrícia. Justamente nessa noite, Griselda é chamada às pressas para fazer um reparo no jardim da mansão. E vê quando seu filho apresenta Mirna como Gisela Pereira, sua mãe. Sentindo-se humilhada, ela desmascara Antenor diante de todos, e os dois acabam expulsos da mansão. Patrícia, que também acreditou na mentira, não o perdoa e termina o namoro. Apesar de Renê insistir que Griselda foi tão enganada por Antenor quanto eles, Tereza Cristina tem certeza de que mãe e filho são uma dupla de vigaristas que querem dar o golpe em sua família. E a raiva que sente pela faz-tudo aumenta ao perceber o interesse de seu marido por ela. A partir de então, a guerra entre as duas fica declarada. A história dá uma reviravolta quando Griselda ganha sozinha na loteria. O prêmio de 30 milhões de reais muda a vida da personagem, marcando uma nova fase na história. Com o dinheiro, ela compra uma casa no mesmo condomínio de Tereza Cristina e abre uma escola de faz-tudo, ou “maridos de aluguel”, como diz. Renê se separa de Tereza Cristina por não suportar mais o comportamento da mulher e se envolve com Griselda. Com ódio, a socialite decide acabar com a vida da família Pereira. Tendo Ferdinand como cúmplice, ela provoca diversos atentados contra Antenor, Quinzé e Amália, todos frustrados. Para se vingar da rival, Tereza Cristina mantém um caso com Pereirinha, que reaparece depois de 15 anos.
Quinze anos após ter desaparecido no mar e sido dado como morto, Pereirinha ressurge no horizonte, a bordo de uma traineira. Assim como seu sumiço, seu retorno inesperado é nebuloso, e deixa Griselda, até então viúva, atordoada. Ele não explica o que aconteceu, nem porque voltou, mas consegue convencê-la a deixá-lo morar em sua antiga casa – depois que a família se mudar para a mansão recém-comprada. Ferdinand, parceiro nos negócios que Pereirinha tinha com um rico empresário chinês, também fica intrigado com o retorno do pescador. É ele quem descobre o motivo que o trouxe de volta depois de anos desaparecido. Enquanto todos acreditavam que Pereirinha estava morto, ele tentava arrancar do chinês detalhes sobre um tesouro escondido na casa em que Griselda e os filhos moravam. Mas o empresário morreu de repente, sem dar as informações que Pereirinha tanto queria. Decidido a encontrar esse tesouro, o pescador voltou, trazendo consigo seu filho Enzo. Depois de colocar o antigo parceiro contra a parede, Ferdinand concorda em ficar calado, desde que receba parte da fortuna. Assim que se instalam na casa, Pereirinha e Enzo começam a fazer escavações em busca de algo que nem eles mesmos sabem o que é. Depois de abandonar marido e filho para tentar a sorte nos EUA ao lado do lutador Wallace Mu, Teodora retorna ao Brasil. O sucesso do marido, campeão de vale-tudo, é o que garante sua boa vida. Por isso, quando problemas de saúde o impedem de lutar, ela se desespera.
Ao ficar sabendo que Griselda está milionária, Teodora simula um interesse por Quinzinho. A reaproximação entre mãe e filho preocupa Quinzé, que teme perder a guarda do garoto. Percebendo que seu plano está dando certo, Teodora decide apostar alto: concorda em se afastar em troca de cinco milhões de reais. No dia de assinar o documento em que abre mão do filho, no entanto, o coração de mãe fala mais alto e ela volta atrás. A essa altura, sua relação com Wallace está por um fio, graças às intrigas de Marcela, uma jornalista capaz de tudo para conseguir uma boa reportagem. Mesmo contra as recomendações médicas, Wallace decide voltar a lutar. Minutos antes de entrar no octógono, no entanto, Marcela o convence a desistir, alegando que Teodora só está esperando ele morrer para, com o dinheiro de seu seguro de vida, viver feliz ao lado de Quinzé e o filho. Desconcertado com a revelação, o lutador acusa Teodora de querer a sua morte e pede que ela se afaste dele. Sem dinheiro, a alpinista social é obrigada a deixar o hotel em que mora. Depois de insistir com Quinzé, Teodora se instala na antiga casa de Griselda, onde Pereirinha e Enzo também estão. E, com a ajuda de Wallace, que fica penalizado com sua situação, contrata uma advogada para lutar pela guarda de Quinzinho. Com o tempo, Teodora desconfia das escavações que Pereirinha e Enzo fazem na casa. Intrigada com o comportamento dos dois, ela também começa uma busca e acaba encontrando o tal tesouro escondido numa das paredes: uma prodigiosa coleção de miniaturas chinesas em marfim. A partir de então, as peças passam por diferentes mãos até que Teodora consiga vendê-las. Sem que ninguém saiba, ela leva as miniaturas para serem avaliadas e acaba sendo roubada pelo antiquário. Pereirinha e Enzo descobrem o que aconteceu e recuperam o tesouro. Mas, na confusão da dupla, as peças voltam para as mãos de Teodora.
Para não levantar suspeitas, ela viaja para os EUA, onde consegue negociar as miniaturas em troca de uma pequena fortuna. Quando retorna ao Brasil, o pescador e o filho desconfiam de seu enriquecimento repentino, mas Teodora se recusa a contar de onde veio todo aquele dinheiro. No final, ela convence a todos de que mudou e que realmente quer ficar com seu filho. É Griselda quem incentiva Quinzé a ir atrás de sua ex-mulher, que, grávida, está decidida a ir embora mais uma vez. Depois de algumas brigas, Teodora e Quinzé reatam e passam a morar juntos na mansão da família Pereira. Tereza Cristina mantém a sete chaves um segredo sobre seu passado. E, para evitar que ele seja revelado, comete alguns crimes. A única que conhece a verdade é sua tia Íris que se utiliza disso para arrancar dinheiro da sobrinha. Uma das vítimas de Tereza Cristina é a inescrupulosa Marcela. Após ouvir uma conversa entre tia Íris e Alice, a jornalista ameaça publicar a história da socialite. Cansada de ser chantageada, Tereza Cristina assassina Marcela. Mas sua morte é em vão. Com a ajuda de Antenor, Beto, repórter do Diário de Notícias, revela a verdade: Tereza Cristina não é filha do casal Buarque de Siqueira e sim da espanhola Carlota Valdéz, a empregada da família que morreu louca, internada num hospício. A pretensa origem nobre – agora desmascarada – garantia sua postura altiva. Por isso, inclusive, ela fazia tanta questão de esconder a identidade de sua mãe. No capítulo em que é revelado o segredo de Tereza Cristina, porém, Álvaro, filho de Íris, afirma que ainda existe mais a ser contado sobre o passado da socialite. Ele diz à prima que os dois são irmãos. Ela é fruto do caso que seu pai teve com a irmã de Íris, que, para se vingar da traição do marido, inventou toda a história da espanhola Carlota Valdéz. Íris queria que a sobrinha fosse infeliz assim como ela foi, e usava a mentira para chantageá-la. Enquanto Tereza Cristina se esforça para manter seu passado em segredo, surge Joana, irmã gêmea de Marcela. Determinada a desvendar a morte da jornalista, ela identifica Tereza Cristina como a assassina de sua irmã e a denuncia à polícia. O cerco em torno da vilã começa a se fechar, principalmente após Griselda descobrir que ela está por trás dos atentados contra seus filhos.
Após uma tentativa frustrada de matar Griselda, Tereza Cristina foge com Pereirinha em seu barco e os dois desaparecem durante uma tempestade em alto mar. No entanto, revela que ela ainda está viva: Griselda a encontra num cruzamento, dentro de um carro de luxo. Fiel mordomo de Tereza Cristina, Crô se destaca com seu visual moderno e seu comportamento devoto à patroa, a quem se refere como “a rainha do Nilo”, “a filha de Osíris”, entre outras expressões. Crô tem um namorado, mas não revela sua identidade a ninguém, nem mesmo a Tereza Cristina. A única pista é um escorpião que o rapaz tem tatuado no pé. Quando Fred, sous-chef do restaurante de Renê, morre ao rolar da escada da mansão da família Velmont, acredita-se ser ele o amante de Crô. Mas descobre-se que diversos personagens possuem essa mesma tatuagem. Com o desaparecimento de Tereza Cristina, Crô herda 50% de seus bens e a mansão da família Le Velmont. De repente, o mordomo vira o patrão, assumindo a vida de luxo que sempre sonhou. No final, ele aparece na cama com seu amante, cuja identidade permanece misteriosa. Crô se recusa a revelar o dono do pé com o escorpião. Esther e Paulo mantêm um casamento intenso e apaixonado até que ela decide realizar seu sonho de ser mãe, reprimido por 20 anos, desde que o marido descobriu ser estéril. Na época, Esther optou por não tocar mais no assunto para evitar o sofrimento de Paulo. Com isso, os dois investiram suas energias no trabalho, o que garantiu o sucesso da confecção Fio Carioca, conhecida internacionalmente. Os anos de desfiles, tecidos, modelagens e pesquisas consagraram Esther como estilista renomada e Paulo como grande empresário. Mas nada disso foi suficiente para superar a questão do filho, pelo menos não para ela.
O desejo de engravidar reascende quando Esther conhece a Dra. Danielle Fraser, médica especialista em fertilidade dirigida. Paulo é contra a fertilização in vitro, pois não aceita que outro homem dê à mulher aquilo que ele não foi capaz de dar. Mas acaba concordando com que Esther faça o tratamento, certo de que, por conta da idade, ela não terá condições de engravidar. De fato, a médica explica que não será possível uma fertilização com os óvulos da própria Esther. Mas deixa claro que isso não exclui a possibilidade de uma gravidez. A opção seria usar óvulo e sêmen de doadores. Esther hesita durante um tempo, mas, à revelia de Paulo, acaba concordando. Ao longo desse processo, o casamento de Paulo e Esther se deteriora e os dois se separam. Depois de um rápido envolvimento com a jornalista Marcela, ele inicia uma relação com Vanessa, enquanto a estilista encontra amparo ao lado de Guaracy. O tratamento é bem-sucedido e, após nove meses de gestação, nasce a pequena Vitória. Tudo estaria tranquilo não fosse o fato de Danielle ter usado o esperma de seu falecido irmão, Guilherme, e o óvulo de Beatriz, namorada dele, para criar o embrião que implantou em Esther. Quando isso vem à tona, inicia-se uma disputa pela guarda da criança. Beatriz processa Danielle e entra na justiça contra Esther. No final, o juiz garante a Esther seu direito de mãe uma vez que Beatriz doou seu óvulo voluntariamente. A estilista e Paulo reatam, e ele assume Vitória como sua filha. Danielle tem seu diploma de médico cassado. E, sem poder exercer a profissão, decide ser parteira na África. As brigas do casal Baltazar e Celeste também movimentam a história. Motorista de Tereza Cristina, ele desconta todas as frustrações na mulher e na filha, Solange. Seu comportamento educado e discreto no trabalho esconde um lado agressivo que só aparece em casa. Celeste apanha do marido com frequência, mas tem medo de denunciá-lo à polícia.
Quem a defende é sua comadre Griselda, que não teme as ameaças de Baltazar e tenta convencer a amiga a deixá-lo. Solange também sofre com autoritarismo do pai, que não admite que ela dance funk e não aprova as roupas curtas e decotadas que costuma usar. Mais independente e segura por conta do sucesso do restaurante que inaugura com Griselda, Celeste perde o medo de Baltazar. E, depois de tantas humilhações e agressões, passa a enfrentá-lo. No final, após mais um rompante de Baltazar, Celeste o coloca para fora de casa. A princípio, reluta em aceitá-lo de volta. Mas, convencida pelo vizinho Crô, e também pelo amor que ainda sente pelo marido, ela o perdoa. Letícia vive com a mãe, a taxista Vilma, e a filha Carolina, desde que ficou viúva. Apesar dos desejos e angústias de cada uma, as três gerações de mulheres convivem em harmonia. O que não exclui a interferência de uma na vida da outra, como acontece em toda família. Vilma não suporta ver o sofrimento da filha que, após a morte do marido, jamais cogitou a possibilidade de ter outro relacionamento. Jovem e bonita, Letícia dedica sua vida ao trabalho como professora e à filha adolescente. Assim como a avó, Carol não concorda com a atitude da mãe e, sem que ela saiba, tenta lhe arrumar um namorado. Com a ajuda de Renê Jr, seu amigo de escola, Carolina troca mensagens pela internet com o vizinho Juan Guilherme como se fosse sua mãe. Renê também assume a identidade virtual do ex-modelo para se corresponder com Letícia. Assim, os dois adolescentes conseguem promover o encontro do casal. Letícia e Juan Guilherme iniciam um namoro, mas o romance dos dois é atrapalhado pela volta de Chiara, ex-mulher dele. Após alguns desencontros, eles se casam no final.
●• ELENCO •●
- Adriana Birolli - Patrícia Buarque de Siqueira Velmont
- Alexandra Martins - Márcia Moraes
- Alexandre Damascena - Joca
- Alexandre Liuzzi - Joe Maluco
- Alexandre Nero - Baltazar Fonseca
- Aline Matheus - Clara
- Álvaro Diniz - Marcelo
- Ana Carolina Dias - Deborah
- Ana Paula Valverde - Luciana
- Ana Rosa - Celina Bruno Fonseca
- André Garolli - Albertinho (Alberto Martins)
- Andréia Veiga - Alice
- Arlete Salles - Vilma Moreira Prado
- Bianca Salgueiro - Carolina Fernandes Prado
- Bruno Mello - Edson
- Bruno Padilha - Toni
- Caio Castro - José Antenor da Silva Pereira
- Carla Lamarca - Bia
- Carlos Casagrande - Juan Guilherme Passarelli
- Carlos Machado - Fredinand (Francisco Ferdinand de Souza Pinto)
- Carlos Vieira - Fred (Frederico Vieira)
- Carol Macedo - Sol (Solange de Souza Fonseca)
- Carolina Mânica - Beth
- Chico Aníbal - Paschoal
- Christian Monassa - Max
- Christiane Torloni - Tereza Cristina Buarque Siqueira Velmont
- Cida Nascimento - Índia
- Cláudia Borioni - Edmara
- Cleiton Echeveste - Jucelino
- Cris Vianna - Dagmar dos Anjos
- Dalton Vigh - René Velmont
- Dan Stulbach - Paulo Buarque de Siqueira
- Dani Barros - Lourdinha (Lourdes Méier Campos)
- Danilo Sacramento - Beto Júnior
- David Lucas - Renê Jr. (Renê Siqueira Velmont Júnior)
- Derlan Henriques - Artur
- Diego Estteve - Mário
- Dira Paes - Celeste de Souza Fonseca
- Dudu Azevedo - Wallace Mu
- Dudu Sandroni - Dr. Gouveia
- Ed Oliveira - Clint
- Eduardo Spinetti - Rui
- Eri Johnson - Gigante (Honório Méier Campos Júnior)
- Fábio Keldani - Victor
- Fiorella Mattheis - Loura
- Gabriella Linhares - Isabel
- Gilberto Miranda - Cícero
- Gláucio Gomes - Detetive Francisco das Chagas
- Guida Vianna - Isolina
- Guilherme Boury - Daniel
- Guilherme Leicam - Fábio Passarelli
- Hamilton Ricardo - Jair
- Helena Ranaldi - Chiara Passarelli
- Igor Marchesi - Anjo
- Isabel Fillardis - Drª Mônica Ramos
- Isabela Lobato - Juliana
- Ísio Ghelman - Guilherme Steiner
- Ítalo Guerra - Reinaldo
- Jaime Leibovitch - Henrique Fonseca
- Janine Salles - Jaquelaine
- Joana Lerner - Luana Sampaio
- João Bourbonnais - Davi Barinski
- João Vithor Oliveira - Douglas
- Joe Ribeiro - Joel
- Jorge Lucas - Leônidas
- José Mayer - Pereirinha (José Pereira)
- Josie Pessôa - Ellen
- Jui Huang - Huang Hau
- Júlia Lemmertz - Esther Wolkoff Buarque Siqueira
- Júlia Mendes - Iara
- Juliana Knust - Zuleika
- Júlio Rocha - Enzo Pereira
- Kátia Moraes - Marilda
- Keli Freitas - Alana
- Lília Cabral - Griselda Pereira da Silva
- Lionel Fischer - Dr. Louzada
- Luciana Fregolente - Fátima
- Luciana Paes - Fabrícia
- Luciano Chirolli - Ítalo
- Luciano Quirino - Seu Caxias
- Luma Costa - Nanda (Fernanda Magalhães Duarte)
- Malvino Salvador - Quinzé (Joaquim José da Silva Pereira)
- Marcelo Brou - Pezão (Maurício Souza)
- Marcelo Serrado - Crô (Crodoaldo Valério)
- Márcio Rosário - Turcão
- Marco Pigossi - Rafael Fernandes
- Maria Helena Vianna - Irina Grushenka
- Maria Joana - Gata do Leblon (Laura)
- Maria Lídia Costa - Cilene
- Mariana Azevedo - Renata
- Michelle Martins - Deusa Maria da Conceição
- Milena Toscano - Vanessa Tavares Ribas
- Mônica Carvalho - Glória Soares
- Monique Alfradique - Beatriz Lobo
- Nando Lopes - Carlos Silveira
- Nina Morena - Claudine
- Paulo Vespúcio - Valdir
- Pedro Casarin - Lucas
- Rafael Zolly - Genésio
- Rafael Zulu - Edvaldo
- Renata Castro Barbosa - Marisa
- Ricardo Blat - Severino
- Roberto Lobo - Dr. Macieira
- Rodrigo Hilbert - Alex (Alexandre Vanderlei Matoso Lopes)
- Rosa Marya Colin - Dona Zilá
- Samir Murad - Delegado Paredes
- Sandro Pedroso - Mandrake
- Silvio Pozatto - Dr Barbosa
- Sophie Charlotte - Maria Amália da Silva Pereira
- Suzana Pires - Marcela Coutinho/Joana Coutinho
- Sylbeth Soriano - Zélia
- Tânia Khalill - Letícia Fernandes Prado
- Tânia Tôko - Cícera
- Tatyane Mayer - Rejane
- Thaís de Campos - Alice
- Thiago Varella - Jorge Muralha
- Totia Meireles - Zambeze Siqueira Maciel
- Victor Sidoni - Ramon
- Vitor Davi - Leonardo dos Anjos
- Wolf Maya - Álvaro Siqueira Maciel
- Yunes Chami - Farid
- Zé Luiz Lago - Tavito
- Zé Peregrino - Clóvis
●• AS CRIANÇAS •●
- Gabriel Pelícia - Quinzinho (Joaquim José da Silva Pereira Júnior)
- Vitor Colman - Pedro Jorge Fonseca Steiner
●• APRESENTANDO •●
- Paulo Rocha - Guaracy Martins
- Rodrigo Simas - Leandro dos Anjos
●• ATRIZES CONVIDADAS •●
- Eva Wilma - Tia Íris (Maria Íris de Siqueira Maciel)
- Ângela Vieira - Mirna Bello
●• ATORES CONVIDADOS •●
- José Mayer - Pereirinha (José Pereira)
- Dudu Azevedo - Wallace Mu
- Renata Sorrah como Danielle Steiner Fraser
- Carolina Dieckmann como Teodora Bastos



