Subúrbia foi um minissérie brasileira produzida pela Rede Globo. Escrita por Paulo Lins e Luiz Fernando Carvalho com a colaboração de Carla Madeira. Teve direção de Luiz Fernando Carvalho. Estrelando Érika Januza e Fabrício Boliveira no papeis principais. Exibida de 1º de novembro a 20 de dezembro de 2012, em 8 capítulos.
●• SINOPSE •●
Conceição fugiu de casa num trem de carga, sonhando com o Pão de Açúcar. Cleiton cresceu sob as leis injustas do morro, onde a pobreza e a violência dão o tom do cotidiano. Mãe Bia criou cinco filhos com dedicação e reza forte. Seu Aloysio aposentou o trombone, mas não vive sem música. Margarida perdeu o gosto pela vida ao ter um filho assassinado por traficantes. Moacyr casou com Bete e foi morar num “puxadinho” da casa dos pais. Amelinha é apaixonada pelo marido, Lila. Lorival e Maria Rosa estão em plena adolescência. Jéssica ficou famosa dançando funk com Lulu e Dudu. Tutuca virou bandido e tomou gosto em matar. Vera encontrou a paz em Jesus. Essas e outras histórias se encontram em Suburbia, história de amor e drama social cuja ação principal se passa no seio de uma família da zona Norte do Rio de Janeiro, no início dos anos 1990. Conceição, menina criada nos fornos de uma carvoaria no interior de Minas Gerais, que foge de casa aos 12 anos em busca de uma vida nova. Ela não quer para si o destino dos pais, analfabetos e embrutecidos pela miséria, nem morrer jovem como o irmão, vítima de uma explosão nos fornos. Conceição embarca no vagão de um trem levando apenas uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida retirada do altar de seu casebre e uma foto do Pão de Açúcar, encontrada entre os recortes de revistas velhas nos feixes de madeira que carregava na lida. Leva também a bênção da mãe que, após a tragédia com o filho mais velho, apoia a decisão da filha. A menina deixa para trás a família e também sua única amiga na infância, Rapunzel, uma égua branca que só enxerga à noite.
Algum tempo depois, Conceição chega ao Rio de Janeiro. No Aterro do Flamengo, sozinha e maltrapilha, é confundida com um grupo de trombadinhas, sendo conduzida a uma instituição de menores. Ali ela enfrenta o assédio de uma interna, mas consegue fugir de novo. Em sua fuga, é quase atropelada por Sylvia, que a leva para trabalhar como doméstica e babá de seus dois filhos em sua casa de classe média. A “generosidade” da patroa expõe a subserviência dos negros e pobres a classes letradas e com maior poder aquisitivo. Os anos passam e Conceição, transformada em uma bonita jovem de 18 anos, mas ainda sem saber ler e escrever, vê-se obrigada a fugir novamente, desta vez do assédio do namorado da patroa, Cássio, que tenta violentá-la. Conceição é amparada pela amiga Vera, que a leva para a casa de sua família no subúrbio carioca de Madureira. Essa amorosa família que a acolhe como uma nova filha é formada por Mãe Bia e Seu Aloysio, por seus cinco filhos – além de Vera, Moacyr, Amelinha, Lorival e Maria Rosa –, os genros Bete e Lila e os netos Andreisse e Leandro. Ali ela conhece Cleiton, filho de Margarida, um rapaz bom, trabalhador e estudioso, criado no morro, que cresceu revoltado por ter sido abandonado pelo pai quando a mãe ainda estava grávida, e pela morte do irmão que, mesmo sem ter ligação com o tráfico, foi assassinado por traficantes durante uma troca de tiros entre quadrilhas rivais. Os dois vivem uma dramática história de amor, realçada pelos ciúmes e pela insegurança de Cleiton.
Conceição chama a atenção por sua beleza e natural sensualidade, atraindo os olhares masculinos, a admiração e também a inveja das mulheres ao destacar-se nos bailes funk de Madureira. Logo é convidada por Costa, empresário do funk, a formar um trio com a dupla de funkeiros Lulu e Dudu, desbancando Jéssica, a bicampeã do concurso Miss Subúrbio. Inconformada em perder o posto de musa para a jovem intrusa, Jéssica utiliza suas armas para frear o sucesso da rival: seu poder de sedução e o poder do namorado, o bandido Tutuca, cuja capacidade de matar sem compaixão deixa qualquer um sob sua mira. Conceição, porém, é batizada com o nome artístico de Suburbia, começa a fazer sucesso e é aclamada na Zona Norte. Ela, no entanto, não perde a pureza, e reafirma sua integridade diante dos obstáculos que a vida lhe apresenta. No cruzamento com as histórias de vida presentes na trama, os personagens se veem às voltas com uma questão preciosa: como manter a noção de justiça e os princípios éticos e morais em uma era marcada por violência, desigualdades e decadência de valores? O seriado não aborda a miséria, o foco está na violência moral. Subúrbia pode ser lida também como uma fábula social, da eterna luta entre opressores e oprimidos. Tudo ambientado em um subúrbio onde fervilham sonhos e ideais, paixões humanas, sincretismo religioso, as lutas de cada um pela sobrevivência, gente do bem e do mal. E onde o sagrado e o profano convivem.
Com a ida para o subúrbio de Madureira, a vida de Conceição começa a mudar. Ela se matricula na mesma escola noturna de Cleiton, que a incentiva a aprender a ler. E, graças ao namorado, consegue um emprego como frentista no posto de gasolina em que ele trabalha como borracheiro. Sua beleza, entretanto, ao mesmo tempo que lhe traz sorte, também traz dissabores. Os clientes não se intimidam em assediá-la abertamente, deixando Cleiton tomado de ciúmes. A moça chega a ser sequestrada pelo motoqueiro Bacana que, após várias tentativas de seduzi-la com promessas de uma vida melhor, coloca Conceição à força em sua moto. O rapaz só não consegue levar adiante seu plano porque Cleiton consegue derrubá-lo da moto com um golpe certeiro, desferido com uma chave de roda. Em seguida, Cleiton e Conceição fogem, porque sabem que serão acusados injustamente pelo ocorrido. Dito e feito: quando a polícia chega ao local, descobre-se que o motoqueiro é um jovem juiz, que se vale de sua influente posição para sair ileso. Já em casa, Conceição recebe os cuidados de Mãe Bia, que a leva a um centro de umbanda para que a jovem receba um tratamento espiritual. A mãe de santo do terreiro, tomada pela entidade Vovó Maria Redonda, atende Conceição e diz à Mãe Bia que a mãe biológica da menina morreu, e que agora ela só tem mesmo essa família que a acolheu. E alerta: quem precisa mesmo de ajuda é Cleiton, porque ele traz um desejo de vingança no coração. Parece um aviso. O jovem começa a se incomodar com o compromisso de Conceição com os bailes funk onde ela se apresenta como Suburbia. Sente-se abandonado pela namorada. No dia de seu aniversário, ele a leva a um motel, com a promessa de que não abusará dela. Afinal, Conceição é virgem e só quer fazer amor depois do casamento. Os dois bebem juntos, até que Cleiton não consegue controlar seus impulsos. Conceição se desvencilha e vai embora, aos prantos. Perde a confiança no rapaz, e fica extremamente magoada.
O episódio do motel marca o início da transformação de Cleiton, que vai ao baile durante uma apresentação de Conceição e fica com Jéssica na frente da ex-namorada, ignorando seus apelos. Jéssica garante que não namora mais o bandido Tutuca e que está livre para ficar com quem quiser, mas não é bem assim. Tutuca inicia uma briga com Cleiton, leva a pior, e jura o rapaz de morte. Cleiton deixa o baile às carreiras e pede proteção a Reinan, o chefe do tráfico de seu morro. Seu mundo vem abaixo quando ele descobre que Tutuca é o assassino de seu irmão. Revoltado com a descoberta, e jurado de morte, Cleiton é pressionado por Reinan e não vê outra saída senão acabar com o rival, que é traficante do morro vizinho. Com a ajuda de Reinan e seu bando, Cleiton surpreende Tutuca na calada da noite. Como Reinan também morre no conflito entre as quadrilhas rivais, Cleiton assume a liderança do tráfico em seu morro, o que o afasta ainda mais de Conceição. Enquanto Cleiton segue no mundo do crime, tendo Jéssica como companheira, Conceição, mesmo triste, mantém-se firme em seus princípios, e vive momentos felizes com sua nova família. Seu Aloysio, o patriarca, faz 80 anos e ganha uma grande festa em sua casa, com a presença dos parentes e dos velhos amigos, entre eles muitos músicos, que promovem uma grande roda de samba e jogo no lar da família Santos. Durante a festa, Conceição é convidada pelo presidente da escola de samba local para ser rainha de bateria da agremiação.
A comemoração dos 80 anos de Seu Aloysio começa cedo. Incentivado por Mãe Bia e pelos filhos, ele retira do armário o velho trombone com que costumava se apresentar com sua banda de música, veste novamente a farda reformada pela esposa e, com a alegria dos velhos tempos, participa da procissão em homenagem a São Benedito pelas ruas do bairro. Toda a família participa do evento. A alegria de todos contrasta com a tragédia de Cleiton. Sua mãe, Margarida, tenta abrir seus olhos para que ele abandone o tráfico e volte para casa, mas ele está irredutível. Acompanhado por seus comparsas, Cleiton vai ao posto de gasolina de Eder e o obriga a pagar os salários atrasados que o gerente deve a ele e a Conceição pelos dias trabalhados. Revoltado, Eder liga para Bacana e ajuda o juiz a armar uma arapuca para Cleiton. O rapaz é abatido por uma rajada de balas disparada pelos policiais cúmplices de Bacana. Como um milagre divino, Cleiton sobrevive, e decide virar pastor. A “ressurreição” de Cleiton é uma licença poética dos autores para reforçar a dimensão mítica do personagem, que passa por muitas transformações ao longo da trama até renascer como um novo homem. “O Demônio meteu as balas no meu corpo pela frente, mas nosso senhor meu Deus arrancou elas por trás”, diz Cleiton para sua mãe que, finalmente, encontra a paz ao ver o filho vivo e, depois, totalmente mudado. Conceição é coroada rainha de bateria da fictícia escola de samba União Carioca, e decide se candidatar a Miss Subúrbio, concurso realizado nos bailes funk. Após constatar a transformação de Cleiton e certificar-se de que ele realmente abandonou o crime – a jovem assiste, de longe, ao primeiro testemunho do rapaz, na igreja evangélica do bairro –, Conceição finalmente o aceita de volta. O amor fala mais alto, e os dois ficam noivos, em uma grande festa de noivado.
●• ELENCO •●
- Érika Januza como Subúrbia (Conceição Nascimento)
- Adryano Matianellu - Tiago
- Alex Brasil - Reinan
- Alex Cezário - Pastor
- Alex Teix - Cássio
- Alice Coelho - Maria Rosa
- Alice Morena - Débora
- Ana Kariny Gurgel - Bete
- Ana Luiza Quintiliano - Mariza
- Ana Pérola - Jéssica
- André Dread - Miguel
- Arthur Bispo - Lourival
- Bárbara Batista - Fenanda
- Brisa Ramos - Fabiana
- Bruna Miglioranza - Sylvia
- Cássio Arbues - Sandro
- Cridemar Aquino - Moacyr
- Dadá Coelho - Professora Darci
- Dani Ornellas - Vera
- Dério Chagas - Jarbinha
- Dhonata Augusto - Geraldinho
- Dione dos Santos - Pastor
- Enrico Azevedo - Jorge
- Fabrício Boliveira - Cleiton
- Felipe Botelho - Brasão
- Flávio Rocha - Tutuca
- Guti Fraga - Éder
- Haroldo Costa - Seu Aloysio
- Hugo Germano - Pará
- Hugo Raphael de Souza - Tião
- Jennifer Loiola - Vilma
- Jéssica Galante - Gabriela
- Juliana Castro - Priscila
- Kenya Costta - Dona Doca
- Lecão Magalona - Lulu
- Leonardo Imperador - Maicon
- Luís Delfino - Frentista
- Luís Nascimento - Assis
- Luiz Manoel de Souza - Pai de Conceição
- Marcela Capobiango - Valmir
- Maria Eduarda Soares - Lúcia
- Maria Salvadora - Margarida
- Mariana Alves - Regina
- Mário Guto - Fredo
- Nelly - Tião da Kombi
- Pablo Morais - Bacana
- Paulo Tiefenthaler - Costa
- Paulo Verlings - Lila
- Ramon Francisco - Chico
- Renata Tavares - Márcia
- Ricardo Ferreira Lopes - Índio
- Rosa Marya Colin - Mãe Bia
- Serafina Terezinha Pereira - Mãe de Conceição
- Sérgio Loureiro - Marcinho
- Tatiana Tibúrcio - Amelinha
- Vanessa Corrêa - Carla
- Wallace Costa - Carlinhos
- Wallace Rocha - Dudu
●• AS CRIANÇAS •●
- Débora Fidélix - Conceição (criança)
- Gabriel Lima - Leandro
- Juliana Louise - Andreisse