●• A Saga •●

Por janeiro 21, 2014
A Saga foi uma minissérie brasileira produzida pela Saga Ides Produção e exibida pela TV Brasil. Escrita por Manaoos Aristides com a supervisão de texto de Jorge Luiz Guirado, teve a direção de Manaoos Aristides. Estrelando João Vitti, Roberto Bomtempo,  Raymundo de Souza, Gabriela Alves, Igor Rickler, Emílio Pitta, Alexandro Malvão, Olga Bongiovanni, Munir Pedrosa, Danilo Faro, Adílson Girardi, Hélio Zachi, Dênis Derkian, Claudete Pereira Jorge, Helena Portela, Carlos Vilas Boas, Talício Sirino, Cláudio Ribeiro, Élcio Domingos, Tito Mendes e Valdir Fernandes nos papeis principais. Exibida de 21 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014.

●• SINOPSE •●

Em uma casa de madeira na Vila de Cascavel (PR), inicio dos anos 60, Nho Jeca ouve rádio. Enquanto o menino Gabriel, filho de Terencinho Goulart, procura por livros, Nho Jeca começa a contar a história da região, que remonta aos primeiros homens brancos a pisar em terra paranaense. Aleixo Garcia, português que em 1525 chegou às terras dos Incas no Peru, comanda um grupo de índios e homens brancos e acaba morto na região de Assunção, antes conhecida como Adelantado da Espanha. Nho Jeca explica que no início da colonização, em 1541, também houve a chegada do explorador espanhol Alvar Nunes Cabeza de Vaca, com vários índios e espanhóis. Com muitos cavalos, ele entra pelo Cânion Quartela. Mas muitos de seus homens morrem de doenças, ataques de índios canibais e animais selvagens. Mais tarde, encontram um dos filhos de Aleixo Garcia, Juan de Araoz, que se perde da comitiva principal e chega às cataratas do rio Iguaçu.

Cabeza de Vaca é julgado culpado por Juan Martin de Ayola, apenas defendido por Juan de Araoz. Depois de anos, foi deportado para Espanha, onde morreu. Terêncio Gulart, em  sua casa na cidade de Toledo (PR), conta a seu neto a historia dos pioneiros e destaca a vida de Audálio dos  Anjos. Ainda menino, Audálio fora preso pelos comissiones e entregue ao Chefe da Colônia Militar da Vila de Foz do Iguaçu, o “Capitão Diabo loiro”. Em represália,  jagunços matam o Capitão com um tiro. Audálio foge para a mata, rumo a Guarapuava. Na região, viva um casal de índios que ajudam o menino. Audálio continua sua jornada, encontra vários animais selvagens e consegue se livrar dos comissiones, que   viviam à procura de aventureiros para usá-los como escravos.

Depois de vários dias sozinho, doente e faminto, Audálio desmaia no meio da  mata. Mas aparece o índio Benedito Modesto, que o acolhe em seu rancho e lhe dá a atenção necessária. Benedito e Audálio iniciam uma grande amizade. Depois alguns anos, Audálio, já um rapaz, resolve ir embora da casa do índio e se aventura na mata novamente. Ele segue rumo ao acampamento de Natel de Camargo. que está construindo a estrada que ligaria Guarapuava a Vila de Foz. Cansado e com fome, o rapaz chega ao armazém do Seu Jorge, na região de Laranjeiras do Sul, onde é recebido. Na fronteira com a Argentina, a família de Ângelo Hernandes é assassinada pelo pistoleiro Pato Miúdo. Mas Bianca e seu primo Juarez conseguem fugir para a Vila de Foz, onde são recebidos por Moisés Bertoni e Eugênia. Já na Vila de Foz, Ângelo Hernandes começa a trabalhar ajudando o Moisés Bertoni. Juarez e Bianca decidem se casar e voltar para a cidade de Pousadas, na Argentina. Ângelo Hernandes, já bem mais velho, recebe na Vila de Foz o inventor do avião, Santos Dumont, recebido com um baile em sua homenagem.

Perdido na selva e muito debilitado, Audálio é salvo por Seu Jorge e sua esposa, Maria. Em Laranjeiras do Sul (PR), Mulato – sempre em busca de mantimento e suprimentos – chega ao armazém de Seu Jorge. Ele aproveita e leva Audálio para trabalhar com Natel de Camargo. No trecho, Audálio, encontra o menino Tonho, de quem fica amigo. Dias depois, Audálio se encanta com uma menina de olhos verdes, imigrante italiana. Na Vila de Foz do Iguaçu, o rapaz  Ângelo Hernandes leva o visitante ilustre Santos Dumont as quedas do Rio Iguaçu, que fica indignado com a situação de que as terras dos saltos  são controlado por um uruguaio que se diz dono das cataratas. Aparece na região um grupo de soldados rebeldes que prendem o Alípio Leal e Natel de Camargo. Eles estão em busca de dinheiro para abastecer a tropa, já que Natel é rico e primo do então Governador da Província do Paraná.

Já casados, Audálio e Laura vivem no lugarejo de nome Pouso Alegre, próximo a Laranjeiras do Sul (PR).  Audálio pretende levar a esposa e o filho, Laurinho, para na Encruzilhada de Cascavel,  pequeno povoado que começa a receber vários carroções vindo de Canoinhas (SC). A maioria era composta por poloneses, colonos que vinham só com a  roupa do corpo, algumas ferramentas e sementes. Eles chegavam para  fazer suas vidas na lavoura e na extração de madeira. Nho Jeca, colono de Guarapuava, já estava na vila e o trabalho era fazer do lugarejo uma cidade. Nessa época, começa a movimentação dos rebeldes e dos soldados governistas: o movimento dos tenentistas. Os paulistas eram comandados por João Cabanas e se organizaram para receber a coluna dos gaúchos num movimento contra o Governo de Arthur Bernardes. Os rebeldes do sul eram liderados por Carlos Prestes. Em Ponta Grossa, os soldados do governo confiscam todos os automóveis da cidade, inclusive o de Nho Jeca. Coronel Rondon libera o automóvel de Nho Jeca, pois o mesmo está com compromisso marcado em Laranjeiras do Sul (PR). Nho Jeca convida o Padre Germano para ir ao oeste, antes de passar em Laranjeiras do Sul (PR). O  Mas é atacado pelo tenente João Cabanas, com seus homens que estão indo para Salto de Guairá (PR).

Nho Jeca e Padre Germano abandonam o automóvel em Laranjeiras do Sul (PR) e, junto com Audálio dos Anjos e o menino Paulinho, viajam no lombo de mula e cavalo. A caminho da Vila de Foz do Iguaçu (PR), encontram o Coronel Rondon e o Capitão Dilermando de Assis. Na Vila de Foz do Iguaçu, o Capitão Dilermando de Assis conversa com o prefeito Jorge Schimelpfeng sobre Carlos Prestes. O prefeito se prepara para fugir para Argentina quando sabe que o Capitão Dilermando de Assis está indo a Guaira (PR) e que Carlos Prestes está chegando. Audálio, Padre Germano e Paulinho são presos pelas Vivandeiras. A Vivandeira Santa Rosa começa um relacionamento com Audálio e os dois se preocupam com o destino disso tudo, pois a outra Vivandeira, Maria Anta, também se interessa pelo colono.

No bordel, Nho Jeca conhece o paulista João do “O”. A casa de mulheres pertence a Madame Hortência, que encontra seu sobrinho Paulinho, trazido pelo padre Germano. Um confusão se inicia na casa e culmina em tiroteio com o rebelde João Margarido. Nos quartos de fundos do bordel, Nho Jeca espera ser atendido pelos serviços de sexo de Iracema; desse encontro nasce uma grande paixão. Luiz Carlos Prestes chega à fronteira e ganha a simpatia do povo local ao demonstrar respeito pelas pessoas e antipatia pela oligarquia dominante. Doente, João Cabanas resolve ir para o Uruguai e se afastar do conflito com os governistas. Um confronto sangrento entre rebeldes revolucionários e os homens comandados por Dilermando de Assis resulta na prisão de mais de 250 revolucionários em uma localidade chamada Formigas, próximo a cidade de Catanduvas (PR).

As Vivandeiras negociam mantimentos nas vilas, nos arraiais e nos acampamentos militares. Eram  mulheres  que  acompanhavam a coluna dos gaúchos com  essa finalidade. A vivandeira Jandira Pequena é salva de um ataque dos piás, meninos que imitavam adultos e, reforçando a cultura machista de época, tentam  estuprá-la. Preguinho chega na hora exata e evita a agressão. Eles se enamoram e acabam casando, já com planos de ir morar no sul. Com o objetivo de cortar os suprimentos dos inimigos, os rebeldes decidem explodir um trem carregado de alimentos, armas e munições. O sucesso daquela ação seria fundamental. Enfraquecendo os adversários e supridos de armas e comida, seriam imbatíveis. Tropas dos governistas atacam em campo aberto e Dilermando de Assis consegue prender centenas de rebeldes comandadas por João Cabanas. Ele toma a localidade de Formiga à frente de duzentos homens. Mas o combate foi duro, pois 25 oficiais e sargentos morreram. Durante o cerco a Catanduvas, região de Formiga, João Cabanas se salva das investidas do comandante Dilermando de Assis.

Apesar do sucesso na campanha, João Cabanas tem que bater em retirada. O fogo amigo é constante. Em várias ocasiões, os rebeldes se rendem aos governistas por não suportar a fome e as doenças, principalmente a sarna. João Cabanas e alguns homens saem estrategicamente do palco das ações. Deixam alguns soldados, piás (meninos) e vivandeiras para trás, em meio a um intenso tiroteio. A exemplo do que aconteceu com Jandira Pequena, Santa Rosa é bestialmente atacada por João do “O”. Muito doente e debilitada, Santa Rosa era trazida pelas vivandeiras e Jandira  Pequena, quando são atacadas por João. As vivandeiras fogem e deixam apenas Santa Rosa e Jandira. Esta trava uma luta com João do “O”, enquanto Santa Rosa pega uma arma e o mata com um tiro certeiro. Em Paranaguá, Nho Jeca vive uma grande decepção amorosa, pois Iracema recebe uma carta com uma grande revelação, uma verdade cruel.

Em Antonina, Audálio e o padre Germano encontram o comerciante Sebastião Branco, de Curitiba, que vende erva-mate. A conversa é uma só: depois de muitos combates e da grande vitoria em Catanduvas, o capitão Dilermando de Assis se desloca para o Rio de Janeiro. Sob o impacto das investidas seguidas das forças governistas, João Cabanas resolve ir para a fronteira. Ainda na fronteira, Audálio vive um romance com Santa Rosa, mas Nho Jeca reprova as atitudes do amigo. Em um barraco que serve de refúgio romântico, Audálio se vê em desespero quando ouve um tiro no meio da noite. O disparo mata sua companheira, Santa Rosa. Maria Anta recebe Audálio, triste e amargurado, que lhe entrega a medalhinha de Santa Rosa. Ela descobre, então, que Santa Rosa era a filha de quem havia se separado no anos antes.

Depois de mais de 15 anos instalados na Vila de Cascavel, conhecendo seus moradores, vivendo os dramas dos primeiros colonizadores da região, Audálio dos Anjos, Nho Jeca e Padre Germano ajudam uma família em desespero que teve sua filha raptada por um índio solitário. Este índio fora, havia muito tempo, companheiro de jornadas de Audálio. O comerciante italiano Jorge Ricci, da Vila de Foz do Iguaçu, casa sua filha Mafalda com o rapaz Genésio, que teve os pais assassinados na Encruzilhada de Cascavel, vítimas de disputa de terras. Em Foz de Iguaçu, Mafalda e seu novo marido, Genésio, casam-se e vão para Cascavel. Há áreas extensas com superposição de títulos de propriedade, ocupadas por grileiros e posseiros. As das terras do Estado  estão concentradas nas mãos de uma minoria. Isso gera um grave problema social, pois impede o progresso do meio rural e a distribuição da renda. Nho Jeca descobre como alguns faziam para falsificar as escrituras. Os colonizadores Paschoal Ruaro e o alemão Willian Barth, que atuavam na região da Fazenda  Britânia, guardavam escrituras por um período de um mês em caixas, junto com grilos. Os papéis envelheciam e eram apresentados como autênticos.

O gaúcho Terencio Gulart começa a contar suas histórias ao neto Gabriel e sua relação com Audálio dos Anjos e Nho Jeca. Inicia explicando como veio para o oeste do Paraná. E detalha como começou a desavença com o coronel Dornelles, que quer expulsá-lo das terras em que mora há muito tempo. Para tirar isso a limpo, Terencio Gulart e seu filho vão à casa do coronel para esclarecer as coisas, quando começa uma grande discórdia sobre as terras da família das terras de Dona Ametista (esposa de Terencio). Na região de Palmas, sozinho num casebre no meio da mata, vive Seu Nico. Ele é quase cego e se distrai com o rádio de pilha que ganhou de um mascate. A caminho de Canoinhas (SC), Nho Jeca passa pelo casebre de seu velho conhecido. Seu Nico fica feliz com a chegada do companheiro e, entre uma prosa e outra, conta a história do Tenente Firmino, que teve como missão chegar à fronteira e dar início à instalação da Vila Militar de Foz do Iguaçu.

Depois das desavenças com o coronel Dornelles no Rio Grande do Sul, Terencio Gulart parte com sua família para desbravar e ocupar o oeste do Paraná. Junto com um primo, Olegário, saem das terras somente com a roupa do corpo e com algumas sementes que estavam no caminhão. Cascavel tem sua emancipação,  passa a ser município. A cidade vive o clima da escolha de seus primeiros vereadores e seu primeiro prefeito. Terencio é obrigado a deixar sua filha nas mãos do seu desafeto, o coronel Dornelles. Angélica é se torna uma escrava, morando num rancho ao lado da casa do coronel. O dia-a-dia de Angélica se torna um verdadeiro inferno. A jornada da família é feita como uma aventura, com momentos alegres, assustadores e tristes. Ametista, sua primeira mulher, morre no caminho. Além disso, Terencio e família também são assaltados pelo Pistoleiro Pintado, nas trilhas rumo ao Paraná. Nessa ocasião, encontram o mascate turco Jorge Ibrahim, que aproveita e viaja com a família. Enquanto Olegário e Jandiro Pequeno vão a uma vila próxima arrumar o caminhão, Terencio e Seu Nico se tornam bons amigos e conversam sobre a vida.

Seu Nico conta a Terencio sobre o pote de ouro que existe na região. Ana Maria e Jandiro relatam que o pai, Preguinho, tinha encontrado um pote desses, mas que tinha sido assassinado e perdido o ouro. Jandiro comunica a Terencio que Mudinho Seu Luis arrumou o radiador do caminhão e estão prontos para seguir viajem, o que deixa Seu Nico muito triste. Terencio desconversa e cobra a Seu Nico o segredo para dar carga nas pilhas do rádio. Seu Nico conta o segredo e todos se divertem com a história. Sabendo da partida de Jandiro, Seu Nico o chama e lhe entrega um pote de ouro, que pertencia ao pai do colono (Preguinho). Angélica não suporta mais a vida que leva com o Coronel Dornelles, que a esta altura mostra estar totalmente louco. O pistoleiro Pato Miúdo recebe o pagamento do Coronel Dornelles pelo serviço feito na colina dos italianos. Angélica aproveita a estada do Pistoleiro e manda um recado, onde faz um acerto de trabalho. Coronel Dornelles, cada vez mais furioso com as notícias de que Terencio estava conseguindo superar os problemas no oeste, maltratava Angélica ainda mais. A esta altura, ela já tinha falsificado os documentos e passava a ser sua mulher, legalmente. Pato Miúdo chega ao barraco de Angélica, faz o serviço combinado e atira no Coronel Dornelles.

Olegário deixa a companhia de Terencio e parte para Canoinhas (SC) sozinho. O caminhão com Jandiro, Aninha e Terencinho parte rumo ao oeste. Na partida, Seu Nico implora a Terencio um tiro de misericórdia, pois não suportaria mais viver cego e sozinho no casebre. Muitos dias se passam, a comitiva chega à Vila da Encruzilhada e vão direto conversar com Audálio dos Anjos. Querem saber o que fazer na região, onde seria o melhor lugar para se instalar. Audálio o recebe gentilmente e o aconselha a vender o caminhão e comprar terras na Madeireira Maripá. Em Foz do Iguaçu, Ângelo Hernandez se torna comerciante, conhece Terencio e acabam fazendo negócio no caminhão. Terencio conhece Dona Rosa, apaixona-se e se casa com ela na Vila de Toledo, em cerimônia conduzida pelo Padre Germano. O tempo passa e Dona Rosa já espera o primeiro filho. Na Vila de Foz, Ângelo se surpreende com a chegada de sua irmã Bianca com os filhos. Ela vem da Argentina e conta ao irmão o falecimento do primo Juarez. No anos 60, Terencio Gulart explica ao neto como um pote de ouro foi enterrado pelos índios, e como o pai de Jandiro o encontrou.

O mascate Jorge Ibrahim conhece Bianca e começa a cortejá-la. Bianca aceita se casar com o ele, mas se surpreende com a quantidade de filhos que o Jorge Ibrahim possui. Estabelecido em Toledo (PR), Terencio Goulart e seu filho recebem Nho Jeca, que descobre sobre a a candidatura de Audálio na primeira eleição para prefeito de Cascavel (PR). Audálio e Nho Jeca iniciam suas campanhas para a prefeitura. A cidade toda se movimenta à espera da eleição. De volta aos anos 60, Terencio continua narrando os acontecimentos do passado para seu neto, Gabriel Gulart. Terencio não foi apenas um personagem de uma história de construção. Foi também seu artificie. O que faz que pessoas como Terencio, Audálio, Nho Jeca, Seu Nico, Jandiro, Padre Germano, Ângelo, Jorge Ibrahim e tantos outros formem um povo é a lembrança das grandes coisas que fizeram juntos e a vontade de realizar. As memórias vêm à mente e Terencio percebe que tudo está certo, no lugar, cumprindo seu destino. Assim se faz a história, assim se conta A Saga, a saga de todos os paranaenses.

●• ELENCO •●
  • Adílson Girardi - Audálio dos Anjos (jovem)
  • Alan Rogério - Tico
  • Alberto Jorez - Capitão El Dia
  • Alceu Moreira - Tenente Raimundo
  • Alex Resende - Índio Caio Garcia
  • Alexandro Malvão - Tenente João Cabanas
  • Amilton Lustosa Júnior - Piá
  • Amir Kalil - Giovani
  • Ana Cláudia Correia - Maria Panela
  • Ana Paula Farago - Angélia Gulart
  • Anderson Paísca - Tonho
  • Ângelo Hernandes - Rone 
  • António Nildo - Tenente Revolucionário
  • Assis Ricardo - Sr. Jorge do Armazém
  • Biolange Maravilha - Margarida
  • Bruna Muggiati - Elfrida Angel
  • Carlos Alexandre - Frade Alonso Lebron
  • Carlos Villas Boas - Jandiro Pequeno
  • Chacon Júnior - Colono Gaúcho
  • Claudete Pereira Jorge - Ametista Gulart
  • Cláudio Ribeiro - Seu Nico
  • Cleiton Costa - Índio Miguel
  • Daniel Lange - Audálio dos Anjos (criança)
  • Daniel Petroski - Paulinho
  • Danilo Faro - Luís Carlos Prestes
  • Dário Carambei - Justiceiro
  • Débora Santos - Maria Anta
  • Dênis Derkian - Coronel Dornelles
  • Dianei Dallabona - Marcos Formighieri
  • Diego Alessandro - William Barth
  • Eddy Silva - Tenente Firmino
  • Edison Ziotto - Flaco
  • Eduardo Matysiak - Terencinho Gulart
  • Élcio Domingos - Benedito Modesto
  • Elizangela Silvestre - Vitória
  • Emílio Pitta - Terêncio Gurlart
  • Erickson Artmann - Frade Bernardo de Armeta
  • Ester Lira - Angélica
  • Francimar Alves Müller - Samuel Bernardes
  • Francisco Amarilha - Dr. Moisés Bertoni
  • Francisco Portela - Divino
  • Franklin Zapszalka - Pero Hernandez
  • Gabriela Alves - Santa Rosa
  • Gehad Hajar - Jorge Abraim
  • Gerson Zembrzycky - João Margarido
  • Gilberto Ferreira - Alípio
  • Gilda Mercosul - Margarida do Trecho
  • Guilherme Frederico - Tenente Paulista
  • Helena Portela - Ana Maria
  • Hélio Zachi - Dr. Brasil
  • Homar Paczkowski - Capitão Belarmino Augusto Mendonça Lobo
  • Igor Rickli - Dilermano de Assis
  • Ivan Taborda - Gaudêncio Antunes
  • Jânia Nunes - Maria das Dores
  • Jeferson de Godói - Preguinho
  • Jevan Antunes - Tenente Governista
  • Joana Blanco - Marieta Schinke
  • João Vitti - Audálio dos Anjos
  • José Domingos Silva - Chicão
  • José Neves - Dr. Franco
  • Juliana Valiati - Bianca Hernandez
  • Kaue Crepaldi - Ângelo Hernandez (jovem)
  • Keila Oliveira - Índia Xetá 
  • Kenny Rogers Closs - Laurinho
  • Léo Russo - Mulato
  • Leocádio Lustosa - Sigueira Campos
  • Loize Berger - Madalena
  • Luciane Zornitta Rossi - Mafalda
  • Luís Carlos Castelhano - Pistoleiro Capeta
  • Luís Gonzaga - João Branco
  • Luís Simões - Mudinho
  • Marcelo Ling - Piá
  • Marcio José Bauer - Jacob Munhac
  • Marco Aurélio - Sr. Rossini
  • Marcos Moledo - Olegário
  • Margarita Gimenez - Professora Eugênia Bertoni
  • Maria Lucia dos Santos - Índia Caigangue
  • Marlos Vasconcelos - Aleixo Garcia
  • Martin Steche - Fubá
  • Moacir Guimarães - Sebastião Branco
  • Munir Pedrosa - João do Ó
  • Nadir Martinello - Maria
  • Natália Ovelar - Vivandeira Jandira Pequena
  • Nelson Joseffi - Gaundêncio
  • Nelson Maraes - Francisco Natel de Camargo
  • Nilso Ondine - Coronel Rondon Cândido Rondon
  • Olga Bongiovanni - Madame Hortência
  • Patrícia Gonçalves - Zenaide
  • Rafael Brugnerotto - Genésio
  • Rafael Ribeiro - Pato Miúdo
  • Raymundo de Souza - Nhô Jeca
  • Regiane Coleraus - Ana
  • Reginaldo Portes - Harry Schinke
  • Renato Marin - Garcia Venega
  • Roberto Bomtempo - Cabeza de Vaca (Alvar Nunes)
  • Ronival Roni - Ângelo Hernandez
  • Roque Corrêa - Soldado João
  • Sebastião Moreira - Jorge Schimelpfeng
  • Shirley Oliveira - Holga Santiago
  • Suzana Pilon - Laura dos Anjos
  • Talício Sirino - Pistoleiro Pintado 
  • Thadeu Wojciechowski - Othon Mader
  • Thuany Tavers - Iracema
  • Tião Vieira - Mathias
  • Tito Mendes - Juan de Arroz
  • Valdir Fernandes - Padre Germano
  • Vanderson Robert Beritz - Índio Thiago
  • Vanessa Girardi - Gertrudes
  • Vergílio Luíz Leal - Jorge Samway
  • Vivan Domingos - Laura dos Anjos (criança)
  • Walmor Remi Valer Mikilita - Ortega Hernandes
  • Wanderlei de Bairro - Antônio Polaco
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Família é Tudo! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China No Rancho Fundo Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Renascer Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4