Em Família foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 21 horas. Escrita por Manoel Carlos com a colaboração de Ângela Chaves, Juliana Peres, Maria Carolina, Mariana Torres, Marcelo Saback, Álvaro Ramos e Guilherme Vasconcellos. Teve direção de Adriano Melo, João Boltshauser, Luciano Sabino, Teresa Lampreia, Thiago Teitelroit, Leonardo Nogueira e Jayme Monjardim. Estrelando Júlia Lemmertz, Bruna Marquezine, Gabriel Braga Nunes, Humberto Martins, Viviane Pasmanter, Reynaldo Gianecchini, Helena Ranaldi, Bianca Rinaldi, Bruno Gissoni, Vanessa Gerbelli, Leonardo Medeiros, Ângela Vieira, Herson Capri, Natália do Vale, Ana Beatriz Nogueira, Paulo José, Tainá Müller e Giovanna Antonelli nos papéis principais. Foi exibida entre 3 de fevereiro e 18 de julho de 2014, em 143 capítulos, substituindo Amor à Vida.
●• SINOPSE •●
A paixão entre os primos começa na infância entre as cachoeiras da fictícia cidade de Esperança e pelos corredores da casa de seus pais. As irmãs, Chica e Selma, são casadas com os irmãos Ramiro e Itamar, respectivamente. Do casamento de Chica e Ramiro, nasceu Clara, Felipe e Helena, uma garota livre e impulsiva. Já o casal Selma e Itamar teve Laerte, um flautista talentoso. Os primos mantém um romance contra a vontade dos pais. E o excesso de ciúmes de Laerte abala o relacionamento do casal. O rapaz não gosta da amizade entre Leninha, como Helena era chamada na juventude, e Virgílio, um rapaz de origem humilde que esconde seu amor pela moça em respeito à amizade com os dois. Ao contrário de Virgílio, Shirley, colega de escola de Helena, não reprime seus sentimentos por Laerte. Ela faz de tudo para seduzi-lo. As constantes idas e vindas do casal fazem com que Laerte exija que Helena prove que o ama. Os dois realizam um pacto de sangue e ele a presenteia com um medalhão de uma fênix, a ave que renasce das cinzas. Helena engravida de Laerte na adolescência e eles decidem antecipar o casamento. Antes do sonho do casal se tornar realidade, uma tragédia marca a vida dos dois. Laerte é preso no altar da igreja por tentar assassinar Virgílio um dia antes. Na despedida de solteiro do flautista, Virgílio flagra o músico com uma prostituta na cama. Eles brigam e Laerte faz um corte com navalha no rosto de Virgílio, que bate com a cabeça num móvel e desmaia. Ao pensar que matou o jovem, Laerte o enterra vivo. Após o escândalo, o pai da noiva sofre um infarto e morre. Laerte é condenado a um ano de prisão e Helena mente ao dizer para o ex-noivo que perdeu o bebê. As duas famílias se afastam. Junto com a mãe, as irmãs e Neidinha, irmã de Virgílio, Helena deixa Goiás para morar no Rio de Janeiro. Ao se recuperar, Virgílio também vai para o Rio.
Neidinha perde a virgindade ao ser estuprada por três homens dentro de uma van. Helena fica aterrorizada com a violência e sofre um aborto espontâneo do filho que esperava de Laerte. Virgílio apoia Helena e fica com ela. Após sair da prisão, Laerte descobre que tem um filho com Shirley. Apesar de registrar o bebê, o jovem não deseja levar uma vida de pai e segue a carreira de flautista no exterior. Vinte anos depois, todos se reencontram. Depois da tragédia, que separa Laerte de Helena, ele vai estudar música no exterior. O flautista faz sucesso ao lado da pianista e maestrina, Verônica. Os dois vivem juntos e Verônica aceita ter um papel secundário na vida dele, que não consegue esquecer o passado. Em Viena, o flautista vê Luiza, filha de Helena e Virgílio, pela primeira vez na plateia de seu concerto. A semelhança de Luiza com Helena, quando jovem, o deixa intrigado. Laerte comete sucessivos erros e se retira do palco. Irritada com a fixação do músico pela ex-namorada, Verônica lembra que os dois haviam combinado de comemorar os três anos de relacionamento. Mas, ele não dá importância e tenta encontrar Luiza pelas ruas da cidade austríaca. Laerte vê a jovem, mas não consegue ficar frente a frente com ela. Esse encontro acontece no Brasil. Vinte anos depois, Laerte volta a Goiânia a pedido do pai, que está doente. Ele descobre que Itamar precisou amputar uma das pernas por causa do diabetes e se locomove em uma cadeira de rodas. Após rever o pai, o músico também conhece seu filho, Laerte Jr, apelidado de Leto. O músico ainda tem mais uma surpresa ao descobrir que seu herdeiro, fruto de uma noite com Shirley, é apaixonado por música e também toca flauta. Laerte aproveita que está no Brasil e se apresenta na universidade em que Luiza estuda. Após o recital, Luiza cumprimenta o músico e ele pede o telefone dela. Ao saber que Laerte está no país e desconfiada de uma possível aproximação entre ele e sua filha, Helena decide aparecer de surpresa na faculdade da jovem. Ao chegar lá, a suspeita se confirma: Laerte, que marcou uma conversa informal com os estudantes, não tira os olhos da moça.
Helena não consegue esquecer as marcas do passado e fica nervosa ao ver a filha com o músico. Casada com Virgílio, a mãe de Luiza comanda uma casa de leilões, herdada por sua família, ao lado da irmã Clara e da tia Juliana. Sua mãe Chica também mora com ela e com Felipe, seu irmão. A família se completa com o cunhado Cadu e com o marido de Juliana, o advogado Nando. Todos moram no mesmo prédio, no Leblon. A volta de Laerte mexe com Helena. Luiza nem imagina que Laerte é seu primo de segundo grau. Ela acha uma caixa no quarto da mãe com fotos, lembranças e o vestido de noiva de Helena, e descobre que ele é o primo que largou a leiloeira no altar. O encantamento de Luiza por Laerte é evidente. A moça começa a ter aulas de flauta com ele no Galpão Cultural, mas reprime seus sentimentos em função do passado dele com sua mãe e de seu namoro com André. A atração entre Luiza e Laerte aumenta e acaba em um beijo após a jovem aceitar uma carona. Apesar de empolgada com a possibilidade de um romance, ela continua dividida entre Laerte, sua mãe e André. E o flautista mal consegue disfarçar o que sente pela universitária para a namorada, a pianista Verônica. Helena e Laerte se reencontram durante o velório do pai do flautista, Itamar, que morreu durante uma pescaria. Acompanhada da filha, Luiza, ela provoca comentários da família. Afinal, Leninha jurou que jamais iria até lá. O músico não consegue tirar os olhos de Helena, o que provoca um mal-estar em Verônica. Em seguida, Helena fica cara a cara com Laerte. O músico pede perdão, mas ela não o desculpa. O primo explica que não quis matar Virgílio, mas ela não acredita e ordena que ele não se aproxime de Luiza. Os dois trocam ofensas. Laerte não se afasta da estudante e continua sendo seu professor. A aproximação desperta o ciúme do namorado da moça, André e o casal termina. Shirley também faz questão de alfinetar a antiga rival, Helena, sobre o possível romance entre os primos.
Helena tira satisfações de Luiza. As duas se desentendem e a jovem assume que que se apaixonou pelo primo. O namoro entre os dois provoca brigas e o afastamento de mãe e filha por um tempo. Luiza e Laerte assumem o romance e decidem se casar. Isso provoca um ataque de fúria em Helena, mãe da jovem. Ela e, depois, Virgílio, procuram o flautista para um acerto de contas, mas nada impede os planos do casal. Apesar do amor que sente por Luiza, Laerte não resiste às mulheres. A chegada da pianista Livia estremece o relacionamento dos primos. Verônica é a primeira a perceber os frequentes olhares de admiração que a menina lança para o professor e prevê uma disputa entre a pianista e Luiza. O flautista não perde a chance de ser galanteador e deixa Livia apaixonada por ele. Os dois se beijam. Além da moça, Laerte também costuma se encontrar com Shirley. As brigas entre Luiza e o músico não cessam. O desentendimento mais grave se dá quando Helena atira em Laerte para defender a filha. Apesar das traições, confusões e separações, Luiza e o flautista se acertam e decidem se casar. Mas o casamento de Luiza e Laerte não acaba como o esperado. Após o padre oficializar o matrimônio, Laerte leva um tiro no peito na porta da igreja. A pianista Livia mata o flautista por não aceitar a união. Laerte morre cercado pelas mulheres de sua vida. Meses depois, Luiza viaja para Paris com os pais. Lá, ela conhece um músico brasileiro e recomeça sua vida. As irmãs Chica e Selma têm uma forte relação e se casam, respectivamente, com os irmãos Ramiro e Itamar. A união delas é tão intensa que coincidem até no relacionamento entre seus filhos, Helena e Laerte. Ainda que não aprovem, não conseguem impedir o romance entre os dois. Chica vive um casamento infeliz. Embora se sinta realizada com os filhos, Helena, Felipe e Clara, seu marido, Ramiro, é um homem rústico, que coloca os negócios acima de tudo e a trata apenas como a mãe dos seus herdeiros. A vida de Chica dá uma reviravolta após a tragédia que se abate sobre a família envolvendo Helena e Laerte.
O jovem é preso por tentar matar Virgílio, amigo do casal. Ao saber da confusão, Ramiro enfarta e morre. A partir daí, a relação de Chica e Selma se rompe e a mãe de Leninha se muda de Goiânia para o Rio de Janeiro. Já Selma assumiu, desde o início do casamento, o papel de chefe de sua casa, e seu marido, Itamar, aceita a situação sem imposições. Para os dois, a sobrinha Helena é a culpada pela tragédia que abalou as duas famílias. Um ano após sair da prisão, o jovem vai estudar música fora do país. Chica e Selma têm uma irmã, a caçula Juliana Fernandes. Ainda jovem, ela saiu de Goiânia para o Rio de Janeiro, onde se casou com Fernando. Apesar da distância, ela aparece na capital de Goiás com certa frequência. Há tempos, Juliana tenta engravidar, mas não consegue. Ricardo e Branca vivem uma relação falida. Ela ainda ama o marido, mas para ele o casamento acabou. Por isso, o piloto de avião sai de casa para viver um romance com Chica, viúva de Ramiro. Branca não aceita a separação. Chica conhece Ricardo em um voo para Goiânia. Nervosa com a turbulência no avião, Chica quase cai no corredor, mas é amparada pelo piloto, que viajava como passageiro em seu dia de folga. A empatia entre os dois é instantânea. Anos depois, Chica vai a uma exposição de fotos e reencontra Ricardo. Os dois começam a sair e se apaixonam. Os primos Laerte e Helena viveram um grande amor na juventude. Virgílio era amigo dos dois e também um dos motivos das constantes brigas do casal. No dia do casamento dos primos, Laerte é preso por tentar matar Virgílio em Goiás. Helena não perdoa o noivo, se muda para o Rio de Janeiro e casa com Virgílio. Depois de um ano na prisão, Laerte vai para o exterior estudar flauta. Vinte anos depois, volta ao Brasil como um músico consagrado. O retorno do flautista abala o casamento de Helena e Virgílio. Além de não esquecer o passado, Helena desaprova o namoro entre ele e a filha, Luiza. Os dois se conheceram em Viena, na Áustria, e se reencontraram no Rio de Janeiro.
Virgílio exige que Helena esqueça seu passado e, como ela não consegue, o marido rompe o relacionamento. Helena se arrepende e tenta reconquistar o marido. Helena compra um cavalo para o artista plástico que fica encantado com o presente. Os dois reatam o romance. Virgílio também decide acabar com as marcas do passado e retira a cicatriz do rosto. O casal só não consegue impedir o casamento da filha com o flautista, que é morto na porta da igreja por uma de suas amantes: a pianista Livia. Tempos depois, a família se recupera e faz uma viagem para Paris. Shirley não é o tipo de mulher que se conforma por não ter o que deseja. Apaixonada por Laerte desde a infância, ela morre de inveja de Helena. Após o fim do noivado entre Leninha e Laerte, Shirley consegue ter uma noite de amor com o flautista e fica grávida. Nasce Leto. Ela também é mãe de Bárbara. Shirley faz de tudo para ficar com o flautista, mas não consegue. Tia de Helena, Juliana sempre quis ser mãe. Casada com Fernando, ela sofreu um aborto espontâneo quando era mais nova e não conseguiu engravidar mais. A obsessão pela maternidade abala o casamento dos dois. Juliana se apega a Bia, filha de sua empregada Gorete. Ela enxerga na menina a possibilidade de concretizar seu sonho. A funcionária não aguenta a pressão da patroa e, após pedir demissão, é atropelada por um ônibus. Juliana conhece o namorado de Gorete e pai de Bia. Gorete morre e Juliana planeja adotar a menina a qualquer custo. Mas Fernando não concorda com a ideia. A mãe de Gorete, Iolanda também é contra a adoção da criança. Juliana e Fernando se separam.
Para adotar Bia, Juliana seduz Jairo e se apaixona por ele. Juliana contrata Guiomar e elas se tornam amigas. A empregada confessa para a patroa que Gorete teve um caso com Fernando e que ele pode ser o verdadeiro pai de Bia. O exame de DNA comprova essa suspeita. Jairo não se conforma, mas é obrigado aceitar a situação. Juliana tem um filho com Jairo, fica com a guarda de Bia e torna-se amiga do ex-marido e de Iolanda. A relação entre Clara, Cadú e o filho deles, Ivan, é boa e amorosa. O chef de cozinha está desempregado, mas Clara é feliz cuidando da família. O casamento deles é abalado pela fotógrafa Marina, que se apaixona por Clara. As duas se aproximam e a dona de casa fica dividida entre o marido e a fotógrafa. Cadu consegue emprego no bistrô do Galpão Cultural e Clara reprime seus sentimentos por Marina ao descobrir que o marido está doente do coração. A médica Silvia é quem dá a notícia para a família. Cadu faz um transplante e é curado. Marina se esforça para conquistar Clara e consegue. Cansado das brigas por causa da fotógrafa, Cadu pede a separação e vai morar na casa da amiga, a pianista Verônica. Com o fim do casamento, Clara assume o romance com Marina e é apoiada pelo filho Ivan. Cadu também não fica sozinho e é disputado por Silvia e Verônica. O chef fica com a pianista e os dois são padrinhos do casamento de Clara e Marina. Silvia se rende a paixão do amigo, o médico Felipe e os dois terminam juntos.
●• ELENCO •●
- Ágatha Moreira - Giselle Dutra Noronha Muniz
- Alessandra Lia - Professora Sandra
- Alexandre Slaviero - Sandro
- Alice Wegmann - Shirley Soares Esteves (2ª Fase)
- Aline Fanju - Rafaela Soares
- Allan Souza Lima - Antônio
- Ana Carolina Dias - Cláudia
- André Telles - Fred
- Antônio Petrin - Viriato Soares
- Antônio Sabóia - Nando (Fernando de Castro - jovem)
- Arthur Aguiar - Virgílio Machado (1ª Fase)
- Bernardo Dugin - Lucas
- Beto Nasci - Ricardo Noronha Muniz (jovem)
- Bianca Rinaldi - Sílvia Monteiro Passos
- Bianka Fernandes - Tati
- Bruna Marquezine - Luiza Fernandes Machado/Helena Fernandes (jovem)
- Bruno Ahmed - Fred (2ª fase)
- Bruno Dubeux - Dr. Camargo
- Bruno Gissoni - André
- Camilla Camargo - Ana (2ª fase)
- Carla Cristina Cardoso - Ivi (Ivone Lara dos Santos)
- Carol Macedo - Gorete
- Carol Magno - Jú
- Cássio Pandolfh - Saldanha
- Chao Chen - Namura
- Chris Moniz - Leila
- Christiane Alves - Malu (Maria Luísa)
- Cíntia Rosa - Carolaine
- Cláudia Assunção - Mafalda Soares
- Claudia Mauro - Ana
- Cristina Lago - Janice
- Cyria Coentro - Maria Machado
- Diogo Salles - Vlad
- Duda Meneghetti - Rafaela Soares (jovem)
- Eduardo Galvão - Pedro Paulo
- Elina de Souza - Neidinha (Neide Machado Torres)
- Érika Januza - Alice Machado Torres
- Flávia Paredes - Cida
- Flávio Tolezani - Marcelo
- Gabriel Braga Nunes - Laerte Proença Fernandes
- Gilberto Marmoros - Hamilton
- Gilberto Torres - Dr. Garcia
- Gisele Alves - Zuleika
- Guilherme Leicam - Laerte Proença Fernandes (2ª Fase)
- Guilherme Prates - Felipe Proença Fernandes (2ª Fase)
- Gustavo Arthidoro - Mauro (2ª fase)
- Gustavo Machado - Victor
- Hélio Ribeiro - Fausto
- Henrique Schafer - Viriato Soares (jovem)
- Herbert Richers Jr. - Luciano
- Humberto Martins - Virgílio Machado
- Isabel Guerón - Clarisse
- Jaedson Bahia - Onofre
- Jefferson Almeida - León
- Jéssica Barbosa - Neidinha (Neide Machado - jovem)
- Jéssika Alves - Guiomar
- Jonathan Azevedo - Jonas
- Jorge de Sá - Matias Brito
- José Rubens Chachá - Diogo Meirelles
- Ju Colombo - Ceiça
- Júlia Lemmertz - Helena Proença Fernandes Machado
- Karen Junqueira - Karina
- Léo Albert - Roberto
- Lica Oliveira - Dulce
- Lionel Fischer - Daniel
- Louise D'Tuani - Lívia Couto de Guimarães
- Luana Azevedo - Ritinha
- Mabel Cezar - Professora Cotinha
- Magdale Alves - Iolanda
- Marcello Melo Jr. - Jairo da Silva
- Marcelo Batista - Aílton
- Márcio Machado - William
- Maria Eduarda de Carvalho - Vanessa
- Maria Helena Pader - Heloísa
- Maria Pompeu - Wanda
- Marley Danckwardt - Martha Soares
- Marlon Schuck - Danilo
- Michel Melamed - Michel Labate
- Michelle Moraes - Luana
- Miguel Thiré - Dr. Gabriel
- Monique Curi - Telma
- Monique Lafond - Desembargadora Ângela Toledo
- Natascha Stransky - Mayara
- Nelson Baskerville - Itamar Fernandes
- Nicole Evangeline - Laís
- Orion Ximenes - Pedro
- Oscar Magrini - Ramiro Fernandes
- Osmar Silveira - Duda
- Patrícia Elizardo - Drª Carolina Marins Rabello
- Patrícia Naves - Vilma
- Paulo Reis - Zé
- Paulo Rezende - José
- Paulo Verlings - Léo
- Paulo Vespúcio - Delegado Moreira
- Pedro Bosnich - Beto
- Pedro Farah - Hélder
- Polliana Aleixo - Bárbara Soares Esteves
- Prazeres Barbosa - Mocinha
- Rafael Zulu - Théo
- Remo Rocha - Mauro
- Renata Tobelem - Sheila
- Renatta Gomes - Kátia
- Rhavine Chrispim - Viviane
- Ricardo Vlaud - Luiz
- Roberta Almeida - Sandra
- Rodrigo Dorado - Thiago
- Ronny Kriwat - Leto (Laerte Proença Fernandes Filho)
- Sacha Bali - Murilo
- Saulo Rodrigues - Dr. Gustavo
- Sílvia Quadros - Isolda
- Sílvio Matos - Padre Maciel
- Simone Soares - Mafalda Soares (jovem)
- Suely Franco - Flora
- Tainá Müller - Marina Meirelles
- Tânia Toko - Rosa
- Thiago Mendonça - Felipe Proença Fernandes
- Tiago Martelli - Matheus
- William Vita - Rodrigo
- Wilson Rabelo - Isaías
●• APRESENTANDO •●
- Júlia Dalávia - Helena Proença Fernandes Machado (1ª Fase)
- Nando Rodrigues - Virgílio Machado (2ª Fase)
- Eike Duarte - Laerte Proença Fernandes (1ª Fase)
- Luísa Moraes - Flavinha (Flávia Campos)
- Manu Gavassi - Paulinha (Paula Melo)
- Rafael Tombini - Leandro Fernandes
●• AS CRIANÇAS •●
- Bruna Faria - Bia (Beatriz de Castro)
- Giovanna Rispoli - Shirley Soares (1ª Fase)
- Karize Brum - Clara Proença Fernandes (2ª Fase)
- Luana Marquezine - Clara Proença Fernandes (1ª Fase)
- Maria Eduarda Macedo - Bruna Barcelos
- Maria Luísa Torrens - Ana Clara Barcelos
- Vinícius Mazzola - Felipe Proença Fernandes (1ª Fase)
- Vitor Figueiredo - Ivan Proença Fernandes
●• ATORES CONVIDADOS •●
- Herson Capri - Ricardo Noronha Muniz
- Leonardo Medeiros - Nando (Fernando de Castro)
- Reynaldo Gianecchini - Cadú (Carlos Eduardo Fernandes)
●• ATRIZES CONVIDADAS •●
- Betty Gofman - Miss Lauren
- Camila Raffanti - Selma Proença Fernandes (jovem)
- Gabriela Carneiro da Cunha - Juliana Proença Fernandes da Silva (jovem)
- Juliana Araripe - Chica (Francisca Proença Fernandes Muniz - jovem)
- Vanessa Gerbelli - Juliana Proença Fernandes de Castro
- Vivianne Pasmanter - Shirley Soares)
●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
- Ana Beatriz Nogueira - Selma Proença Fernandes
- Ângela Vieira - Branca Dutra
- Giovanna Antonelli - Clara Proença Fernandes
- Helena Ranaldi - Verônica Saldanha
- Natália do Vale como Chica (Francisca Proença Fernandes Muniz)
- Paulo José como Benjamim Machado