Carcereiros é uma série brasileira produzida pela Rede Globo em parceria com a Gullane Filmes e a Spray Filmes. Baseada no livro homônimo de Dráuzio Varella, é escrita por Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho com a colaboração de Marcelo Staroubinas, e direção de José Eduardo Belmonte e Fernando Grostein. Estrelando Rodrigo Lombardi, Tony Tornado, Lourinelson Vladmir, Jean Amorim, Othon Bastos, Nani de Oliveira, Aílton Graça, Mariana Nunes e Giovanna Rispoli nos papeis principais.
●• SINOPSE •●
Os passos são firmes, não têm qualquer dúvida sobre o caminho a seguir. A tensão pesa no olhar e nos ombros, carregados de tanto suportar emoções que não podem ser extravasadas. Por escolha própria ou imposição da vida, a trajetória dentro do cárcere segue um curso que não tem muitas cores, além do cinza em suas diversas tonalidades; não tem esperança de dias melhores; não tem sossego. Quando o portão bate e o cadeado é fechado, o som faz eco na alma, traz um arrepio de quem sabe que aquele é mais um dia que começa sem saber se vai terminar. Adriano não cometeu nenhum crime para estar ali. Pelo contrário, luta dia após dia contra a possibilidade de infringir a lei, de sair do trilho, de perder o controle e as rédeas da vida – dentro e fora do presídio.
Os muros que o cercam diariamente podem explodir a qualquer momento, seja pela efervescência natural daquele ambiente ou por sua incapacidade de lidar com o que o espera do outro lado. É com este emaranhado de sentimentos e fios desencapados que ele tem de lidar em sua rotina de carcereiro, por vezes confundida com a de um preso. O semblante de Adriano traz consigo histórias de uma vida muito correta e marcada pela dureza dos dias vividos dentro deste sistema. Por mais que não pareça – e que talvez não acredite mais –, recai sobre ele a esperança de que é possível ser honesto, justo e, acima de tudo, humano, mesmo ali dentro. Aprendeu, na marra, as melhores técnicas de negociação, é quase um especialista em psicologia e nutre a sensibilidade no olhar para identificar uma crise que está por vir. Além disso, usa sua maior arma para solucionar qualquer conflito: a palavra. Adriano está em uma posição constantemente crítica e de completa vulnerabilidade, mas o carcereiro não tem outro instrumento à sua disposição do que sua própria palavra.
Foi isso que aprendeu com seu pai, Tibério, a quem tem o desafio de nunca decepcionar. Tibério foi carcereiro a vida toda, conhece bem o que é estar do outro lado dos muros, entende quais são as dificuldades do filho. Porém sua memória e o juízo, hoje, já estão um pouco prejudicados por conta do processo de senilidade que tem se agravado. Ele começa a entrar em uma fase em que deixa de ser um homem independente e passa a ser motivo de preocupação para toda a família. Quem sempre foi uma fortaleza passa a oferecer risco àqueles que mais ama, como quando deixa de dar a devida atenção à neta, Lívia, ou vive uma paixão repentina por uma moça bem mais nova. Filha do primeiro casamento de Adriano, Lívia não se difere em nada de outras adolescentes: quer ter seu espaço, lutar pelo que acredita, namorar e, se possível, ficar distante da atual esposa do pai. Existe, porém, uma história que ficou mal resolvida na vida da menina e que, agora, ela quer fazer de tudo para solucionar. Quando ainda era muito pequena, sua mãe desapareceu sem deixar rastros, deixando para trás a filha, o marido e muitas dúvidas – está aí talvez a razão de uma relação truncada entre a jovem e a madrasta, Janaína.
Por mais que tente, Janaína não consegue encontrar muito espaço na vida da garota. Nem mesmo sua experiência de anos com crianças em sala de aula é capaz de fazer quebrar a barreira que as separa. Desde que entrou nesta família, ela tem a intenção de construir a sua própria, tarefa nada fácil. Os dias ao lado de Adriano são permeados por uma tensão constante por conta do ofício nada tranquilo do marido e que, inevitavelmente, endurece suas relações com o mundo. Assim, os dias de paixão do casal foram tomados por uma rotina cansada, presa a um único desejo de Janaína: engravidar. Para onde quer que olhe, Adriano se depara com nós que têm se tornado cada vez mais apertados, mais difíceis de lidar, em uma sucessão de conflitos. Com os que ainda tem de paciência e força de vontade, faz de tudo para desatá-los e não se deixar levar pelo sistema. Enquanto não puder usar as chaves da cadeia para libertar a si mesmo, ele vai viver tão preso quanto às centenas de condenados que o cercam diariamente.
Com ele, estão nessa dura batalha alguns companheiros, comprometidos em maior ou menor escala na causa da recuperação dos detentos. Valdir, o veterano da equipe, crê na reeducação desses homens e tem o compromisso próprio de dar aulas de boxe aos presos. É a contribuição que pode oferecer. Juscelino, por sua vez, é o diretor de segurança do presídio. Apesar de certa bagagem, não tem muita habilidade no trato com o outro, mas, aparentemente, faz o que precisa ser feito dentro de seu trabalho.
●• ELENCO •●
- Aílton Graça - Juscelino
- Ernani Moraes - Rubão
- Giovanna Rispoli - Lívia Ferreira de Araújo
- Jean Amorim - Vinícius
- Letícia Sabatella - Érika Guimarães
- Lourinelson Vladmir - Isaías
- Mariana Nunes - Janaína Macedo de Araújo
- Milton Gonçalves - Dr. Louveira
- Nani de Oliveira - Vilma Alencar
- Othon Bastos - Tibério Ferreira de Araújo
- Rodrigo Lombardi - Adriano Ferreira de Araújo
- Samantha Schmütz- Solange
- Tony Tornado - Valdir