●• Amorteamo •●

Por maio 08, 2015
Amorteamo foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo. Escrita por Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno, com roteiro de Claudia Gomes, Júlia Spadaccini e Newton Moreno, teve a direção Isabela Teixeira e direção geral de Flávia Lacerda. Estrelando Marina Ruy Barbosa, Letícia Sabatella, Daniel de Oliveira, Jackson Antunes, Johnny Massaro, Arianne Botelho, Guta Stresser e Aramis Trindade nos papéis principais. Exibida de 8 de maio a 5 de junho de 2015, em 5 capítulos.

●• SINOPSE •●

Dois triângulos amorosos permeiam a trama de Amorteamo, que acontece no início do século XX, em Recife. O primeiro formado por Aragão, a mulher Arlinda e o amante dela, Chico. O segundo, por Malvina, Lena e Gabriel, fruto da relação extraconjugal de Arlinda e Chico, mas criado como filho por Aragão. Aragão mata Chico com um tiro ao flagrá-lo em sua cama com Arlinda, que concebe Gabriel no último minuto de vida do amante. Para castigá-la, o senhor de engenho a prende no sótão do casarão e decide soltá-la no dia do nascimento da criança. Pouco tempo depois, Aragão leva Zefa e sua filha ainda bebê, Lena, para ajudar Arlinda a cuidar da casa e amamentar o menino. Lena e Gabriel são criados juntos, apaixonam-se aos 18 anos e são separados ao descobrirem que são “irmãos”. O jovem não sabe que seu pai biológico é Chico, porque Aragão proibiu a mulher, Arlinda, de falar para quem quer que fosse que aquele filho não era dele. Ele cresce sem desconfiar de nada. Desde pequeno, Gabriel tem curiosidade pela morte e adora ir ao cemitério para ouvir as histórias de Zé Coveiro, seu melhor amigo. O jovem gosta de assustar Lena vestindo-se de fantasma. Preocupada com a amizade entre Lena e Gabriel, e percebendo que os dois estão cada vez mais próximos, Zefa pede à jovem que se afaste do filho do patrão. Inconformado com o comportamento de Lena, que não hesita em obedecer à mãe, Gabriel sai com os amigos para beber e acaba encontrando o pai no bordel de Dora. Os dois discutem e Aragão manda o filho morar no engenho.

As tentativas de afastar os dois jovens, no entanto, são em vão. A pedido de Aragão, Lena vai atrás de Gabriel para trazê-lo para casa. A moça o encontra em cima de uma ponte e, na tentativa de fazê-lo descer, se desequilibra e cai no rio. Gabriel pula atrás dela, a salva e os dois se beijam pela primeira vez. Ao retornarem para casa, Gabriel pede a mão de Lena em casamento. Atônita, Zefa, no entanto, revela que os dois são irmãos. Apesar de saber que Gabriel não é seu filho legítimo, Aragão confirma que os dois são irmãos ao confessar que é pai de Lena. Desolado, Gabriel desaparece e perambula com os amigos pelo bar de Cândida e Manoel. Enquanto isso, Lena não perdoa a mãe por ter guardado o segredo. “Passei a vida todinha achando que meu pai tinha fugido e a senhora aqui limpando as botas dele”, reclama. Arlinda também sofre com o sumiço de Gabriel e fica doente. Com a mulher mal de saúde, Aragão manda Lena buscar o “irmão”. Após ver o estado da mãe, Gabriel fica surpreso ao saber que o pai está decadente e não tem como arcar com os custos médicos de Arlinda. Juntos, eles recorrem ao agiota da cidade, Isaac, que leva a filha, Malvina, para a negociação com os dois. Diante das poucas garantias para quitação do empréstimo e percebendo a afeição imediata de Malvina por Gabriel, Aragão propõe a Isaac que seus filhos se casem. A ideia é aceita pelo comerciante. Gabriel, no entanto, só concorda com aquele casamento para garantir o tratamento da mãe. Ao descobrir que o filho vai se casar contra a vontade, Arlinda perde o medo do marido e conta a Gabriel que ele não é filho biológico de Aragão. Portanto, não há nada que impeça seu casamento com Lena. Após a revelação, o poeta deixa Malvina na porta da igreja e vai atrás de sua amada. Com um histórico de desamor, Malvina não aguenta ser abandonada no altar e se joga de uma ponte.

No dia seguinte, ao saber da morte da moça, Gabriel se desespera. Sentindo-se culpado, vai ao cemitério e abre o túmulo da ex-noiva. Para a surpresa dele e de Zé Coveiro, Malvina volta à vida e traz com ela todos os mortos da cidade. Sem entender como Malvina voltou a viver, mas disposto a corrigir seu erro, Gabriel conta que ela está morta. Indignada, Malvina procura pelo pai e se surpreende ao vê-lo acompanhado de uma mulher que diz ser sua mãe. Durante seus 18 anos, a moça acreditou que a mãe havia morrido no parto e até tentou se suicidar por isso, mas a verdade é que ela foi vendida ainda bebê para o comerciante Isaac. Revoltada, Malvina mata os dois a facadas. Enquanto isso, Chico aparece para Arlinda e pede para ela denunciar o assassinato cometido por Aragão. Guiada por seu antigo amor, Arlinda faz a denúncia, e o senhor de engenho é preso. Chico passa a assombrar seu algoz todas as noites na cadeia, deixando-o desorientado.  Malvina tenta matar Gabriel, mas é impedida por Zé Coveiro. Os dois enterram a morta-viva e acreditam que tudo voltará ao normal. Mas a noiva-cadáver escapa da cova, mata Zé Coveiro e sequestra Lena. Gabriel se desespera e vai atrás das duas. Enquanto isso, Gabriel decide atender ao pedido de Malvina: morrer para salvar Lena. Mas Lena não aceita. Ao notar que nunca terá o amor de Gabriel, Malvina se joga da ponte mais uma vez. Com tudo de volta ao normal, Lena e Gabriel se casam e trocam juras de amor. Ao mesmo tempo, Arlinda percebe que Aragão está enlouquecendo por causa das assombrações de Chico. Insatisfeita com a atitude do amante, ela retira a queixa contra o marido.

De volta ao casarão, Aragão recebe cuidados médicos em função de seus “delírios”. Contrariando o pedido da amada para se manter afastado, Chico invade o quarto para matar o rival. O tiro, no entanto, acaba acertando em Arlinda, que morre ao defender o marido. Manoel é o dono do bar próximo ao bordel de Dora e à igreja, comandada pelo recém-chegado padre Joaquim. Manoel é casado com Cândida, a maior fofoqueira da cidade e ex-mulher de seu irmão, o falecido Jeremias. No estabelecimento, os dois tem uma visão privilegiada de tudo o que acontece aos arredores. No dia em que os mortos voltam ao mundo dos vivos, Jeremias aparece no bar disposto a resgatar três coisas: a mulher; o bar, que também foi herdado pelo irmão; e a antiga peruca, que hoje adorna a cabeça de Manoel. Seu retorno deixa Cândida balançada, mas ela consegue persuadir os dois a fazerem as pazes e a aceitarem que ela se divida em “duas”. Antes que isso aconteça, Jeremias é convocado a voltar ao cemitério. Com uma personalidade firme e rude, Dora também possui uma sensualidade que mexe com os homens de Recife. Ela orienta suas funcionárias a não se envolverem com os clientes, mas não consegue seguir o próprio conselho. Apaixonada por Chico, Dora conta para Aragão, frequentador assíduo do bordel, que Arlinda o traía com o galanteador. Ao retornar ao mundo dos vivos, Chico cobra explicações da cafetina. Dora revela seu amor por ele e jura que não esperava que o amado fosse ser morto pelo senhor de engenho. Sem ter o perdão de Chico, Dora se suicida cortando os pulsos.

●• ELENCO •●
  • Adélio Lima - Tião
  • Aramis Trindade - Manuel
  • Arianne Botelho - Lena
  • César Cardadeiro - Júlio
  • Daniel de Oliveira - Chico
  • Fabiana Gugli - Esmeralda
  • Felipe Koury - Dr. Sérgio
  • Gheuza Sena - Zefa
  • Gillray Coutinho - Padre Lauro
  • Gustavo Falcão - Padre Joaquim
  • Guta Stresser - Cândida
  • Ísio Ghelman - Isaac
  • Jackson Antunes - Aragão
  • Johnny Massaro - Gabriel
  • Letícia Sabatella - Arlinda
  • Lívia Falcão - Maria
  • Maria Luísa Mendonça - Dora
  • Marina Ruy Barbosa - Malvina Benazo Camargo
  • Paulo de Pontes - Delegado Pereira 
  • Paulo Hamilton - Fernando
●• AS CRIANÇAS •●
  • Giovanna Estefano - Lena (criança) 
  • Pedro Sol Baêta - Gabriel (criança)
●• ATORES ESPECIALMENTE CONVIDADOS •●
  • Bruno Garcia - Jeremias 
  • Tonico Pereira - Zé Coveiro
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4