●• I Love Paraisópolis •●

Por maio 11, 2015
 
I Love Paraisópolis foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo no horário das 19 horas. Escrita por Alcides Nogueira com colaboração de Mário Teixeira, Jackie Vellego, Paulo Lins, Tarcísio Lara Puiati e Vitor de Oliveira. Teve direção de André Câmara, Marco Rodrigo, Oscar Francisco, Cadú França, Carlos Araújo e Wolf Maya. Estrelando Bruna Marquezine, Tatá Werneck, Maurício Destri, Caio Castro, Maria Casadevall, Letícia Spiller, Henri Castelli, Nicette Bruno, Lima Duarte, Alexandre Borges, Soraya Ravenle, Caroline Abras, Lucy Ramos, Gil Coelho, Danton Mello, Fabíula Nascimento, Dalton Vigh, Ângela Vieira e Frank Menezes nos papéis principais. Foi exibida entre 11 de maio e 06 de novembro de 2015, em 154 capítulos, substituindo Alto Astral.

●• SINOPSE •●

Benjamin é noivo e sócio de Margot, que vive com ele em Nova York. Por não conseguir arranjar patrocínio para o projeto no Brasil, o rapaz decide voltar para o exterior. Ele também resolve romper o noivado com Margot. Junto com a irmã de criação, Danda, Mari decide viajar para Nova York atrás de uma vida melhor. Lá, reencontra Benjamin. Mas a felicidade do casal dura pouco. A paulistana é deportada e, inconformado, o arquiteto vai atrás da namorada. Em Paraisópolis, o casal enfrenta o ciúme de Grego, ex-namorado de Mari e líder da comunidade. Eles também encaram a gravidez inesperada de Margot, as armações de Soraya e Gabo, mãe e padrasto do arquiteto, e até mesmo a máfia italiana. I Love Paraisópolis ainda aborda temas como Alzheimer, racismo e preconceito social. Mari e Danda são inseparáveis. Foram criadas por Eva e Jurandir, pais biológicos de Danda e de criação de Mari, em Paraisópolis. Eva era a melhor amiga da mãe de Mari, que morreu no parto. Mari buscou nos estudos e no trabalho oportunidades para dar à Eva algo que a mãe sempre sonhou: a casa própria. Dedicou-se na escola, aprendeu inglês e trabalha desde os 13 anos. Benjamin é um jovem que cresceu no Morumbi e, depois de ter se tornado um premiado arquiteto, volta de Nova Iorque, onde mora com a namorada Margot. Os dois querem reurbanizar Paraisópolis. Mas o rapaz se apaixona por Mari à primeira vista e isso muda sua vida completamente. O arquiteto é o filho mais velho de Soraya, dona da construtora Pilartex. Obcecada por Benjamin e negligente com os filhos mais novos, Lourenço e Pedroca, Soraya deseja acabar com Paraisópolis, comunidade que fica ao lado do condomínio de luxo onde mora. Quando o primeiro marido morreu misteriosamente, casa-se com o cunhado, o empresário Gabo. Ele se torna o presidente da Pilartex, não suporta o sobrinho e vê Paraisópolis como uma oportunidade de ganhar dinheiro por meio da especulação imobiliária.

Além de lidar com os problemas de família, Benjamin ganha um rival: Grego, líder de Paraisópolis. Ao lado de Ximena, ele comanda um grupo de contraventores que manda na comunidade. Ex-namorado de Mari e ainda apaixonado por ela, Grego atrapalha o relacionamento entre a moça e o arquiteto. Recém-contratadas como garçonetes na padaria de Fradique e Silvéria, Mari e Danda não levam desaforo para casa e desta vez não foi diferente. Jávai, chefe da comunidade vizinha Jardim Colombo, assediou Mari e acabou apanhando das duas. Por conta disso, elas foram demitidas. A dupla ainda brigou com Rosicler, que invadiu a privacidade dos moradores com uma excursão na comunidade. Ao jogar um balde de tinta na cabeça da guia, Mari acertou Benjamin. O arquiteto e a namorada Margot estavam atrasados para uma reunião na Pilartex, onde iam mostrar o projeto de reurbanização de Paraisópolis, e a motorista de táxi, Tinoca, cortou caminho pela favela. Mas ela não esperava ficar parada em meio à discussão de Mari, Danda e Rosicler e, para piorar, ter o cliente coberto de tinta. Após a confusão, Mari pediu desculpas por ter errado a mira. Após remarcar a reunião na Pilartex com Gabo, Benjamin fica indignado ao saber que, convencida pelo tio, a diretoria não aprova o projeto de reurbanização de Paraisópolis. O arquiteto decide voltar para Nova Iorque para buscar investimentos. Ao entrar no elevador, ele encontra Mari em seu primeiro dia de trabalho integrando a equipe de limpeza da empresa. Para surpresa de Ben e Mari, o elevador quebra, o tempo passa e os dois acabam se beijando. A moça se arrepende ao lembrar que o arquiteto tem uma namorada e ambos seguem seus caminhos. Mas a cena é registrada pelas câmeras de segurança, e Soraya e Gabo vão tirar proveito da história. A jovem acaba demitida pelo comportamento inapropriado.

Em Nova York, Ben e Margot marcam uma reunião com outro grupo de investidores. Durante a apresentação, o vídeo que aparece é do beijo entre o arquiteto e Mari. A responsável pela troca do vídeo é Soraya, que acredita que o melhor para o filho é ele continuar na empresa da família e se separar de Margot. Constrangida e abalada, a arquiteta rompe o relacionamento. Em Paraisópolis, Mari e Danda recebem notícias de uma amiga que foi morar nos Estados Unidos para ter  uma vida melhor. Animadas com a possibilidade de ter a mesma sorte, elas decidem largar tudo e viajar para lá. Sem emprego, Mari vende a casa que comprou para a mãe adotiva porque não tem mais dinheiro para  pagar as futuras parcelas. Mas ao chegar em Nova York, a dupla perde a bolsa com dinheiro e documentos. A única pista para encontrar as pessoas que levaram seus pertences é um adesivo colado em um carro escrito “I Love Queens”. Na busca, Danda conhece o mafioso Dom Peppino que resolve ajudá-las por achar a irmã de Mari parecida com a falecida neta dele.  Já Mari reencontra Benjamin, que também a ajuda. Elas recuperam os passaportes e Mari consegue emprego como faxineira, mas é deportada depois que Margot denuncia a rival para a polícia norte-americana. De volta a Paraisópolis, Mari se surpreende com a visita de Benjamin. Chefe da comunidade e ex-namorado da moça, Grego ameaça o arquiteto e, para protegê-lo, Mari decide se afastar do namorado.  Enquanto isso, Margot fica arrependida de ter rompido com o ex-noivo e volta para o Brasil. Juntos, Margot e Benjamin sofrem um acidente de carro provocado por Grego. A arquiteta fica em coma, mas sobrevive e passa uma noite com Ben, que se arrepende no dia seguinte.

Paralelo a isso, Mari descobre que seu pai biológico está vivo. Ela fica revoltada ao saber que o médico Tomás abandonou sua mãe e nunca a procurou. A jovem tenta achar Benjamin no apartamento dele, mas quem está lá é Margot. O próximo passo é buscá-lo  na Pilartex, mas antes de chegar até o andar do ex-namorado, Mari encontra Grego. Os dois ficam presos no elevador, se beijam e são flagrados pelo arquiteto. Grego acredita que Mari voltou a ser sua namorada e prepara uma festa de noivado sem avisá-la. Ao descobrir a intenção do rapaz, Mari revela na frente de toda comunidade que não vai se casar com ele. Dias depois, Benjamin e Mari reatam o namoro, e Soraya descobre que Grego ameaçou a vida do filho. A loira convida o chefe de Paraisópolis para um jantar e o envenena. Amiga e parceira de Grego, Ximena o socorre e recebe ajuda de Paulucha, tia do bandido. Após o desaparecimento de Grego, Gabo incentiva Javái a assumir Paraisópolis. Com a ajuda de Raul e acompanhado por Omara, ele escuta o conselho e se apodera dos negócios do rival. Mas a comunidade é fiel a Grego e Jávai decide recuar. Dias depois, Grego reaparece e volta a comandar Paraisópolis. Lutadora de krav-magá, arte de defesa pessoal, Mari sai para procurar emprego em um shopping, e acaba livrando Soraya de um assaltante. Em retribuição, a loira oferece trabalho para a moça. Sem saber que a milionária é mãe de Benjamin, ela aceita ser segurança dos filhos mais novos da socialite. Apesar de Soraya descobrir que Mari é a namorada do filho e gostar da novidade, a moça não consegue aguentar o temperamento difícil da patroa. Além dos problemas no emprego, Mari tem que lidar com a descoberta da gravidez de Margot. A morena decide romper com Benjamin, mas a separação dura pouco. Eles voltam a ficar juntos e Ben a pede em casamento.

Enquanto isso, Grego não se conforma com a atitude de Soraya e decide se vingar da mãe de Ben. Ele a sequestra, mas acaba não resistindo ao  charme da milionária. Marido de Soraya, Gabo também trai a mulher com Ximena, braço direito de Grego. O empresário deseja lucrar com a comunidade e derrubar os planos do sobrinho na Pilartex. Ao descobrir que o marido tentou sabotar o filho, Soraya pede a separação. Depois de flertar com a mãe do rival, Grego se aproxima de Margot. O líder da comunidade se torna amigo dela e os dois se apaixonam, apesar da arquiteta estar grávida de Benjamin. Ben e Mari se tornam sócios e, juntos com Olga, abrem o restaurante Cebola Brava, em Paraisópolis. Dias depois, os dois se casam. A harmonia de Paraisópolis e do Morumbi é quebrada com a chegada de Dom Peppino. De volta ao Brasil, o mafioso se une a Gabo para prejudicar o projeto de reurbanização de Benjamin. Além de despejar lixo tóxico na comunidade, o italiano compra ações da Pilartex com a intenção de mudar o rumo dos  negócios da empresa. Ele quer explorar minas de diamante na África. Para lutar contra o mafioso, Grego e Benjamin se unem. Durante a guerra de Dom Peppino em Paraisópolis, Ximena sofre um atentado e fica em coma. Após se recuperar, e apesar de se tornar namorada de Gabo, ela descobre as maldades do empresário e se separa dele. É ela quem encontra um documento que comprova as irregularidades de Dom Peppino e o entrega a Grego. Por sua vez, o italiano engana a polícia ao fingir que sofreu um derrame. Cúmplice em muitas armações do mafioso, Gabo também é procurado pela polícia.

Filha de Eva e Juju, Danda fica dividida entre dois namorados: Lindomar e Cícero. Lindo, como é chamado, é um dos playboys de Paraisópolis e atrai as mulheres. Fiscal da alfândega, Cícero é o oposto. Certinho e incorruptível, acaba destituído do cargo depois de um golpe armado por sua irmã Rosicler. Em seguida, é convidado por Benjamin para ser o seu braço-direito na Pilartex. Por causa da sua indecisão, Danda fica sem os  dois namorados. Lindo conhece a terapeuta Patrícia e se apaixona por ela. Cícero começa a namorar Gilda. Ambos têm recaídas por Danda, mas ela escolhe ficar com Cícero. No fim da trama, a personal stylist tem um filho com o amado, o Cicinho. A terapeuta Patrícia lida com pacientes complicados como o chefe de Paraisópolis, Grego, e a milionária Soraya. Durante um jantar com o namorado Lindomar em um restaurante, a psicóloga encontra a mãe de Ben. Ao solicitar a conta ao garçom, o casal se espanta ao saber que a socialite já havia pago. Em seguida, Soraya se aproxima e se oferece para sentar à mesa. Patrícia argumenta que já estava de saída e recusa a companhia da milionária, que rebate com um comentário preconceituoso: "Tinha que ser preta". Patrícia fica abalada e aciona a polícia. Os policiais não demoram a chegar e algemam a acionária da Pilartex. Soraya é liberada, mas paga pelo crime limpando as ruas de Paraisópolis. Patrícia vai dar aulas na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e tem um filho com Lindomar.

Viúva e acionista majoritária da Pilartex, Izabelita é mãe de Soraya. Ela mora sozinha no mesmo prédio da filha e começa a demonstrar sintomas de Alzheimer. Neto de Izabelita, Benjamin decide cuidar da avó, e contrata Deodora para protegê-la contra Soraya, que quer internar a mãe em uma clínica. Nos últimos capítulos da novela, Soraya também apresenta lapsos de memória e dá indícios que herdou a mesma doença da mãe. A vilã tem crises de agressividade e volta a fazer terapia com Patrícia. Júnior, mordomo e capacho da loira, é uma das poucas pessoas que consegue lidar com a patroa e fica ao lado dela até mesmo quando ela não se reconhece. Eva se sente mal em casa e as irmãs Mari e Danda correm para o posto médico de Paraisópolis. Eva é atendida pelo médico Tomás, e o reconhece. Ele é o homem que abandonou Deise, a melhor amiga de Eva e mãe de Mari, durante a gravidez da namorada. Eva mente ao dizer que a filha dele está morta. Dias depois, Tomás descobre que é pai da moça. No começo, a reaproximação é difícil. Depois, eles fazem as pazes. Mulher do médico, a advogada Clarice não recebe bem a notícia. O casamento dos dois entra em crise e eles se separam. Após a separação, Tomás começa a namorar Paulucha. Apesar de Clarice atrapalhar o relacionamento do casal, o médico e a doceira ficam juntos. A única saída de Gabo para escapar da cadeia é fugir do país. Ele procura pela ex-mulher para exigir dinheiro e encontra Soraya junto com Benjamin e Mari na Pilartex. Eles discutem e Gabo confessa que matou o próprio irmão e pai do arquiteto.  Dom Peppino procura o empresário e o encontra no auge da briga. Os dois se confrontam, caem pela janela e morrem. Grego é preso, acusado pelo acidente de carro provocado contra Benjamin e Margot. A prisão do líder da comunidade abala Paraisópolis, principalmente a amada. Grego tenta explicar para a namorada que é um novo homem e mudou por causa dela e de Maria, filha de Margot e Ben. A princípio, a arquiteta não o perdoa, mas ele a pede em casamento e os dois reatam o relacionamento. Dois anos depois, os moradores de Paraisópolis comemoram o sucesso do projeto de reurbanização na comunidade. Mari e Benjamin celebram com seus trigêmeos. Grego é solto após cumprir pena e encontra Margot com Maria e seu filho. Os quatro se mudam para Nova York. Outros casais também têm filhos. Grávida de Cícero, sócio de Benjamin, Danda, irmã de criação de Mari, tem um menino no mesmo dia em que sua mãe, Eva, dá a luz a um bebê.


●• ELENCO •●
  • Alexandre Borges - Juju (Jurandir Graciano Balbino)
  • Alexsandro Palermo - Almicar
  • Alice Borges - Tinoca (Albertina Silva)
  • Ângela Vieira - Clarice Bezzera
  • Antônio Ismael - Josué
  • Babú Santana - Jávai
  • Betina Viany - Drª Rafaela
  • Bráulio Motta - Renan
  • Bruna Marquezine - Mari (Marizete da Silva Antunes)
  • Caio Castro - Grego (Gregório Mourão)
  • Carlos Casagrande - Tiago Brenner
  • Carlos Fonte Boa - Breno
  • Carolina Oliveira - Natasha Ferreira da Limeira
  • Carolina Pismel - Janice Alcoforado Costola
  • Caroline Abras - Ximena Rodríguez de Freitas
  • Cláudio Fontana - Dílson Alcoforado Costola
  • Cristina Lago - Gilda
  • Dalton Vigh - Dr. Tomás Antunes
  • Dani Ornellas - Deodora Angelina Batista
  • Daniel Ribeiro - Itamar Timbó
  • Danton Mello - Cícero de Paula Pereira Sanches
  • David Júnior - Delegado Tiago
  • Dieter Fhrich - Felipe
  • Eduardo Dussek - Armandinho (Armando Prado)
  • Eduardo Melo - Joaquim Bezerra
  • Ester Jablonski - Drª Mirtes
  • Fábio Gozzi - Orlando
  • Fabíula Nascimento - Paulucha Rocambole (Paula Ferreira da Limeira)
  • Francisco Cuoco - Everaldo Evaristo Mateus
  • Françoise Forton - Isolda
  • Frank Menezes - Júnior (Evaristo Mateus Júnior)
  • Gabriel Chadan - Túlio
  • Gil Coelho - Lindomar Recanto de Queiróz
  • Gustavo Piaskoski - Tatu
  • Henri Castelli - Gabo (Gabriel Brenner)
  • Hilton Castro - Totonho
  • Ilana Kaplan - Silvéria Mengarda Recanto de Queiróz
  • Iuri Kruschewsky - Claudinei
  • Jitman Vibranovski - Dr. Ivan
  • José Dumont - Expedito Rufino
  • José Rubens Chachá - Fradique Recanto de Queiróz
  • Juliana Lohmann - Neidinha
  • Larissa Bracher - Delegada Dirce
  • Leandro Daniel - Sereno
  • Léo Wainer - Dr. Osíris
  • Lourinelson Vladmir - Mauro Rassini
  • Luana Martau - Mirela Recanto de Queiróz
  • Lúcio Fernandes - Antunes
  • Lucy Ramos - Patrícia Machado Barreto
  • Márcio Erlisch - Dr. Mauro Rassini
  • Márcio Rosário - Bazunga
  • Maria Assunção - Juvenília
  • Maria Casadevall - Margot Macedo de Fernandes
  • Mariana Xavier - Claudete Rufino
  • Maureen Miranda - Ester
  • Maurício Destri - Benjamin de Albuquerque Brenner
  • Mitzi Evelyn - Boracéia
  • Olívia Araújo - Melodia Pernambucana Freire
  • Orlando Caldeira - Donivan
  • Pathy Dejesus - Alceste Rebouças
  • Patricia Elizardo - Monserrá da Anunciação Taveira
  • Paula Barbosa - Olga Pires da Silva
  • Paula Cohen - Rosicler Pereira Sanches
  • Paulo Ascenção - Vidal
  • Polly Marinho - Omara
  • Rafa de Martins - Naldo
  • Raul Barretto - Elias Beverraj
  • Ricardo Blat - Sabão (Adônia Severiano Rodrigues)
  • Rogério Fabiano - Roberto
  • Soraya Ravenle - Eva Balbino Uchoa
  • Tatá Werneck - Danda (Pandora Balbino Uchoa)
  • Tatyane Meyer - Shirley
  • Théo Fox - Guarujá
  • Tuna Dwek - Ramira Aparecida Rufino
  • Zezeh Barbosa - Dália
●• APRESENTANDO •●
  • André Loddi - Paletó (Raul Mendes da Costa)
  • Danilo Mesquita - Primo (Máximo Ferreira de Limeira)
  • Giovanni Gallo - Tadeu Rufino
  • Giullia Buscacio - Bruna Bezerra
  • Maria Paula Lima - Urbana Rosáia de Castro
  • Thainá Duarte - Lilica Batista
●• AS CRIANÇAS •●
  • Greg Blanzat - Lourenço Albuquerque Brenner
  • Raffael Pietro - Pedroca (Pedro Albuquerque Brenner)
●• ATORES CONVIDADOS •●
  • Lima Duarte - Dom Peppino (Giuseppe Sarti)
  • Nicette Bruno - Dona Izabelita (Izabel Maria Marins de Albuquerque)
●• PARTICIPAÇÃO ESPECIAL •●
  • Lesliana Pereira - Tairine
  • Fredy Costa - Robélio
  • Letícia Spiller como Soraya Maria Marins de Albuquerque Brenner
A Cara do Pai A Cura A Dona do Pedaço A Favorita A Força do Querer A Fórmula A Infância de Romeu & Julieta A Lei do Amor A Mulher do Prefeito A Mulher Invisível A Regra do Jogo A Teia A Vida Alheia A Vida da Gente Acampamento de Férias Além da Ilusão Além do Horizonte Além do Tempo Aline Alto Astral Amor & Revolução Amor à Vida Amor de Mãe Amor Eterno Amor Amor Perfeito Amor Sem Igual Amores Roubados Amorteamo Apocalipse Aquele Beijo Araguaia Arcanjo Renegado Aruanas As Aventuras de Poliana As Brasileiras As Cariocas Assédio Avenida Brasil Babilônia Batendo Ponto Belaventura Bom Sucesso Boogie Oogie Brasil a Bordo Cama de Gato Caminho das Índias Capitu Cara & Coragem Caras & Bocas Carcereiros Carinha de Anjo Carrossel Chapa Quente Cheias de Charme Chiquititas Cidade Proibida Cine Holliúdy Cinquentinha Ciranda de Pedra Cordel Encantado Cúmplices de um Resgate Dalva & Herivelto – Uma Canção de Amor Decamerão - A Comédia do Sexo Dercy de Verdade Deus Salve o Rei Divã Doce de Mãe Dois Irmãos Dupla Identidade Elas Por Elas Em Família Encantado's Éramos Seis Escolinha do Professor Raimundo Escrito nas Estrelas Especiais Espelho da Vida Êta Mundo Bom! Felizes Para Sempre? Filhos da Pátria Fina Estampa Flor do Caribe Fuzuê G3R4ÇÃ0 BR4S1L Gabriela Gênesis Guerra dos Sexos Haja Coração Homens de Bem I Love Paraisópolis Império Insensato Coração Jesus Jezabel Joia Rara Justiça Lado a Lado Lara com Z Lia Liberdade Liberdade Louco Por Elas Macho Man Malhação Malhação – Intensa como a Vida Malhação – Toda Forma de Amar Malhação – Vidas Brasileiras Malhação – Viva a Diferença! Mar do Sertão Maysa – Quando Fala o Coração Mensagens Meu Pedacinho de Chão Mister Brau Morde & Assopra Na Forma da Lei Nada Será Como Antes Negócio da China Nos Tempos do Imperador Novo Mundo O Astro O Brado Retumbante O Caçador O Canto da Sereia O Natal Perfeito O Outro Lado do Paraíso Ó Paí Ó O Rebu O Relógio da Aventura O Rico e Lázaro O Sétimo Guardião O Tempo Não Para Onde Nascem os Fortes Órfãos da Terra Orgulho & Paixão Os Dias Eram Assim Os Experientes Os Trapalhões Pais de Primeira Pantanal Paraíso Passione Pé na Cova Pega Pega Poliana Moça Quanto Mais Vida Melhor! Queridos Amigos R.I.P. Rock Story S.O.S. Emergência Salve Jorge Salve-se Quem Puder Sangue Bom Saramandaia Se Eu Fechar os Olhos Agora Segunda Chamada Segundo Sol Séries & Minisséries Sessão de Terapia Sete Vidas Sexo e As Negas Shippados Sob Pressão Sol Nascente Som & Fúria Subúrbia Supermax Tapas & Beijos Telenovelas da RecordTV Telenovelas das 18h Telenovelas das 19h Telenovelas das 21h Telenovelas das 23h Telenovelas do SBT Tempo de Amar Tempos Modernos Terra & Paixão Ti Ti Ti Todas as Flores Todas as Mulheres do Mundo Topíssima Totalmente Demais Travessia Três Irmãs Um Lugar ao Sol Vade Retro Vai na Fé Vai Que Cola! Velho Chico Verão 90 Verdades Secretas Viver a Vida Z4